Pesquisar No Site

Caraguatatuba promove 2ª edição de concurso culinário voltado para cardápio escolar

Publicado em: 23/09/2022
Destaques
Caraguatatuba promove 2ª edição de concurso culinário voltado para cardápio escolar
Caraguatatuba promove 2ª edição de concurso culinário voltado para cardápio escolar

Foi dada a largada para a 2ª edição do concurso ‘Chef Caraguá’, uma competição culinária idealizada pelo setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação de Caraguatatuba, responsável pelo planejamento, logística, abastecimento, desenvolvimento do cardápio e coordenação das cozinheiras escolares de toda a rede municipal de ensino.

#PraTodosVerem: Detalhe do prato elaborado para a competição culinária ‘Chef Caraguá’ (Foto: Adriana Rodrigues/PMC)

O objetivo do ‘Chef Caraguá’ é valorizar o trabalho e estimular a criatividade das cozinheiras escolares. A receita vencedora fará parte do cardápio da rede municipal para o próximo ano letivo e a equipe de cozinheiras será premiada.

O concurso propõe o desenvolvimento de novas preparações utilizando ingredientes fornecidos para a alimentação escolar. Além do sabor e da criatividade, critérios técnicos são avaliados pela equipe de nutricionistas do setor, como apresentação, tempo de preparo, porcionamento (prato feito), valor nutricional, praticidade e aceitação das crianças.

Numa primeira etapa as preparações são apresentadas a uma comissão técnica que julga os critérios definidos e indica as melhores. Feita essa escolha, o concurso avança para a etapa que envolve os grandes interessados na competição: os alunos!

A fase do ‘teste de aceitação’ é realizada diretamente nas escolas, quando os preparos são feitos em grande escala e servidos no cardápio do dia. A equipe técnica entrega aos estudantes um formulário de avaliação onde eles podem expressar e avaliar aquele novo prato.

A secretária de Educação, Márcia Paiva, explicou que este ano o desafio proposto às unidades participantes é elaborar uma nova opção para o lanche, com receitas que atendam à Resolução Resolução Nº 06, de 8 de maio de 2020, do Ministério da Educação, que proíbe o uso de açúcar na alimentação das crianças de 0 a 3 anos e limita em 7% o percentual máximo do ingrediente nos preparos para as faixas etárias seguintes.

#PraTodosVerem: Detalhe do prato elaborado para a competição culinária ‘Chef Caraguá’ (Foto: Adriana Rodrigues/PMC)

“O cardápio escolar é um importante elemento pedagógico utilizado em ações de educação alimentar e nutricional, além de assegurar uma alimentação saudável e adequada, garantindo as necessidades nutricionais dos alunos”, disse.

No total, 22 unidades escolares entre CEIs, EMEIs e EMEFs participam do concurso nesta 2ª edição.

Para o supervisor do setor de Alimentação, Luís Ângelo, que acompanha as degustações das receitas, o desafio de aliar cardápios saudáveis, diversificados, com refeições que sejam bem aceitas pelos alunos, está sendo superado com muita criatividade. “Notamos que as equipes de cozinheiras entenderam muito bem a proposta dessa competição culinária. Ótimas receitas estão surgindo. Todas estão de parabéns”, avaliou.

O anúncio da grande vencedora está previsto para o mês de novembro, quando haverá uma cerimônia de premiação das finalistas.

O concurso Chef Caraguá é uma iniciativa da Secretaria de Educação com o apoio da Convida Alimentação Ltda., empregadora das cozinheiras que prestam serviço nas unidades escolares municipais.

Clique aqui e confira os registros desta 2ª edição do ‘Chef Caraguá’.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Jogos da Copa da Criança de Futsal agitam final de semana em Caraguatatuba
Jogos da Copa da Criança de Futsal agitam final de semana em Caraguatatuba

O final de semana será animado com os jogos de abertura da Copa da Criança de Futsal 2024, no Ginásio do Poiares. O evento contará com diversas partidas entre as categorias Sub 09, Sub 11, Sub 13, Sub 15 e Sub 17. A começar pelo sábado (6), estão programados 15

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 05/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba registra ato de vandalismo em caçambas de lixo
Prefeitura de Caraguatatuba registra ato de vandalismo em caçambas de lixo

A Prefeitura de Caraguatatuba registrou ato de vandalismo em duas caçambas utilizadas para descarte de lixos que estavam instaladas na Rua da Torre, no bairro do Travessão. Além de atear fogo, os suspeitos ainda derrubaram o lixo. A administração já havia colocado os equipamentos no local justamente para impedir o

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 15/04/2024
Programa 'Adote o Verde' recebe novo parceiro para cuidar de área no Massaguaçu
Programa ‘Adote o Verde’ recebe novo parceiro para cuidar de área no Massaguaçu

O programa ‘Adote o Verde’ da Prefeitura de Caraguatatuba ganhou dois importantes aliados nesta quarta-feira (17). O Rotary Club de Caraguatatuba, unidade Poiares, juntamente com o Colégio Módulo, assumiram a responsabilidade de cuidar da área ao lado do Ecoponto Massaguaçu, localizada entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 18/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba atua contra trabalho infantil na Martim de Sá
Prefeitura de Caraguatatuba atua contra trabalho infantil na Martim de Sá

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu uma ação através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) na Martim de Sá, no último sábado (29). A iniciativa, conduzida pela equipe de Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), teve como principal objetivo conscientizar a população,

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 03/04/2024
PPDC de Caraguatatuba volta ao estado de Observação, mas Defesa Civil prossegue com vistorias em áreas de risco
PPDC de Caraguatatuba volta ao estado de Observação, mas Defesa Civil prossegue com vistorias em áreas de risco

A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu no domingo (24) avisos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) para cessa os alertas para risco hidrológico e movimento de massa. Em virtude da notificação, o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) do município volta ao nível de “Observação”.

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 25/03/2024