Pesquisar No Site

Caraguatatuba promove 2ª edição de concurso culinário voltado para cardápio escolar

Publicado em: 23/09/2022
Destaques
Caraguatatuba promove 2ª edição de concurso culinário voltado para cardápio escolar
Caraguatatuba promove 2ª edição de concurso culinário voltado para cardápio escolar

Foi dada a largada para a 2ª edição do concurso ‘Chef Caraguá’, uma competição culinária idealizada pelo setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação de Caraguatatuba, responsável pelo planejamento, logística, abastecimento, desenvolvimento do cardápio e coordenação das cozinheiras escolares de toda a rede municipal de ensino.

#PraTodosVerem: Detalhe do prato elaborado para a competição culinária ‘Chef Caraguá’ (Foto: Adriana Rodrigues/PMC)

O objetivo do ‘Chef Caraguá’ é valorizar o trabalho e estimular a criatividade das cozinheiras escolares. A receita vencedora fará parte do cardápio da rede municipal para o próximo ano letivo e a equipe de cozinheiras será premiada.

O concurso propõe o desenvolvimento de novas preparações utilizando ingredientes fornecidos para a alimentação escolar. Além do sabor e da criatividade, critérios técnicos são avaliados pela equipe de nutricionistas do setor, como apresentação, tempo de preparo, porcionamento (prato feito), valor nutricional, praticidade e aceitação das crianças.

Numa primeira etapa as preparações são apresentadas a uma comissão técnica que julga os critérios definidos e indica as melhores. Feita essa escolha, o concurso avança para a etapa que envolve os grandes interessados na competição: os alunos!

A fase do ‘teste de aceitação’ é realizada diretamente nas escolas, quando os preparos são feitos em grande escala e servidos no cardápio do dia. A equipe técnica entrega aos estudantes um formulário de avaliação onde eles podem expressar e avaliar aquele novo prato.

A secretária de Educação, Márcia Paiva, explicou que este ano o desafio proposto às unidades participantes é elaborar uma nova opção para o lanche, com receitas que atendam à Resolução Resolução Nº 06, de 8 de maio de 2020, do Ministério da Educação, que proíbe o uso de açúcar na alimentação das crianças de 0 a 3 anos e limita em 7% o percentual máximo do ingrediente nos preparos para as faixas etárias seguintes.

#PraTodosVerem: Detalhe do prato elaborado para a competição culinária ‘Chef Caraguá’ (Foto: Adriana Rodrigues/PMC)

“O cardápio escolar é um importante elemento pedagógico utilizado em ações de educação alimentar e nutricional, além de assegurar uma alimentação saudável e adequada, garantindo as necessidades nutricionais dos alunos”, disse.

No total, 22 unidades escolares entre CEIs, EMEIs e EMEFs participam do concurso nesta 2ª edição.

Para o supervisor do setor de Alimentação, Luís Ângelo, que acompanha as degustações das receitas, o desafio de aliar cardápios saudáveis, diversificados, com refeições que sejam bem aceitas pelos alunos, está sendo superado com muita criatividade. “Notamos que as equipes de cozinheiras entenderam muito bem a proposta dessa competição culinária. Ótimas receitas estão surgindo. Todas estão de parabéns”, avaliou.

O anúncio da grande vencedora está previsto para o mês de novembro, quando haverá uma cerimônia de premiação das finalistas.

O concurso Chef Caraguá é uma iniciativa da Secretaria de Educação com o apoio da Convida Alimentação Ltda., empregadora das cozinheiras que prestam serviço nas unidades escolares municipais.

Clique aqui e confira os registros desta 2ª edição do ‘Chef Caraguá’.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba recupera área pública no bairro Balneário Mar Azul
Prefeitura de Caraguatatuba recupera área pública no bairro Balneário Mar Azul

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, recuperou, nesta terça-feira (20), uma área pública invadida na Rua Inácio Batista de Faria, localizada no bairro Balneário Mar Azul, região sul do município. Na ocasião, a equipe de fiscalização, com a colaboração de funcionários e maquinários da Secretaria de

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 20/09/2022
Prefeitura de Caraguatatuba, com apoio da Atividade Delegada,  impede tentativa de invasão perto das obras do Contorno
Prefeitura de Caraguatatuba, com apoio da Atividade Delegada, impede tentativa de invasão perto das obras do Contorno

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, demoliu, nesta quinta-feira (8), um barraco erguido irregularmente na Estrada do Rio Claro, próximo às obras do Contorno da Tamoios, na região sul do município. Na ocasião, além do levantamento de uma edificação, os fiscais identificaram o início do loteamento irregular da

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 08/09/2022
Prefeitura de Caraguatatuba recebe sugestões na audiência eletrônica da LOA 2023 até domingo
Prefeitura de Caraguatatuba recebe sugestões na audiência eletrônica da LOA 2023 até domingo

A Prefeitura de Caraguatatuba mantém o material da audiência pública eletrônica da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023 até o próximo domingo (28/8), no site http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/. A proposta estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício do ano que vem. A população pode encaminhar sugestões através

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 26/08/2022
Prefeitura de Caraguatatuba convoca aprovados de seis funções do concurso de 2018
Prefeitura de Caraguatatuba convoca aprovados de seis funções do concurso de 2018

A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais 12 aprovados de seis cargos do Concurso Público 01/2018 para comparecer nas próximas segunda, terça e quarta-feira (19, 20 e 21/9), das 9h às 16h30, no Departamento de RH da Secretaria da Administração (Secad), no Centro.  A 103ª chamada foi publicada na Edição 881

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 16/09/2022
Espetáculo gratuito ‘RELATION X’ é atração no Teatro Mario Covas em setembro
Espetáculo gratuito ‘RELATION X’ é atração no Teatro Mario Covas em setembro

O TMC – Teatro Mario Covas recebe na próxima sexta-feira (16), às 20h, o espetáculo de dança ‘RELATION X’, do Núcleo Improvisação em Contato. A apresentação gratuita ocorre em parceria com o ProAC –  Programa de Ação Cultural, e os ingressos devem ser retirados uma hora antes da sessão. No

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 08/09/2022