Pesquisar No Site
Caraguatatuba promove 2ª edição de concurso culinário voltado para cardápio escolar

Caraguatatuba promove 2ª edição de concurso culinário voltado para cardápio escolar
Foi dada a largada para a 2ª edição do concurso ‘Chef Caraguá’, uma competição culinária idealizada pelo setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação de Caraguatatuba, responsável pelo planejamento, logística, abastecimento, desenvolvimento do cardápio e coordenação das cozinheiras escolares de toda a rede municipal de ensino.

#PraTodosVerem: Detalhe do prato elaborado para a competição culinária ‘Chef Caraguá’ (Foto: Adriana Rodrigues/PMC)
O objetivo do ‘Chef Caraguá’ é valorizar o trabalho e estimular a criatividade das cozinheiras escolares. A receita vencedora fará parte do cardápio da rede municipal para o próximo ano letivo e a equipe de cozinheiras será premiada.
O concurso propõe o desenvolvimento de novas preparações utilizando ingredientes fornecidos para a alimentação escolar. Além do sabor e da criatividade, critérios técnicos são avaliados pela equipe de nutricionistas do setor, como apresentação, tempo de preparo, porcionamento (prato feito), valor nutricional, praticidade e aceitação das crianças.
Numa primeira etapa as preparações são apresentadas a uma comissão técnica que julga os critérios definidos e indica as melhores. Feita essa escolha, o concurso avança para a etapa que envolve os grandes interessados na competição: os alunos!
A fase do ‘teste de aceitação’ é realizada diretamente nas escolas, quando os preparos são feitos em grande escala e servidos no cardápio do dia. A equipe técnica entrega aos estudantes um formulário de avaliação onde eles podem expressar e avaliar aquele novo prato.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, explicou que este ano o desafio proposto às unidades participantes é elaborar uma nova opção para o lanche, com receitas que atendam à Resolução Resolução Nº 06, de 8 de maio de 2020, do Ministério da Educação, que proíbe o uso de açúcar na alimentação das crianças de 0 a 3 anos e limita em 7% o percentual máximo do ingrediente nos preparos para as faixas etárias seguintes.

#PraTodosVerem: Detalhe do prato elaborado para a competição culinária ‘Chef Caraguá’ (Foto: Adriana Rodrigues/PMC)
“O cardápio escolar é um importante elemento pedagógico utilizado em ações de educação alimentar e nutricional, além de assegurar uma alimentação saudável e adequada, garantindo as necessidades nutricionais dos alunos”, disse.
No total, 22 unidades escolares entre CEIs, EMEIs e EMEFs participam do concurso nesta 2ª edição.
Para o supervisor do setor de Alimentação, Luís Ângelo, que acompanha as degustações das receitas, o desafio de aliar cardápios saudáveis, diversificados, com refeições que sejam bem aceitas pelos alunos, está sendo superado com muita criatividade. “Notamos que as equipes de cozinheiras entenderam muito bem a proposta dessa competição culinária. Ótimas receitas estão surgindo. Todas estão de parabéns”, avaliou.
O anúncio da grande vencedora está previsto para o mês de novembro, quando haverá uma cerimônia de premiação das finalistas.
O concurso Chef Caraguá é uma iniciativa da Secretaria de Educação com o apoio da Convida Alimentação Ltda., empregadora das cozinheiras que prestam serviço nas unidades escolares municipais.
Clique aqui e confira os registros desta 2ª edição do ‘Chef Caraguá’.
Veja Também Recentes

Hospital Regional do Litoral Norte realiza primeira cirurgia minimamente invasiva no quadril
O Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN) ‘Francine Maia França’ realizou a primeira cirurgia de videoartroscopia de quadril, um marco importante para a instituição e para a oferta de procedimentos de alta complexidade na rede pública de saúde da região. De acordo com especialistas, o paciente passa bem e se

Caraguatatuba reforça eleição do Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê
A eleição dos representantes da sociedade civil para o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê é realizada nesta terça-feira (24), até às 16h, na sede da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, situada na Rua Santos Dumont, 502, Centro. A votação é um passo importante para fortalecer

Substituição de coqueiros na Praça Diógenes continua por recomendação da Defesa Civil
Os coqueiros da Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro de Caraguatatuba, serão removidos por recomendação da coordenadoria municipal da Defesa Civil e substituídos por espécies mais adequadas ao ambiente urbano. Uma parte das árvores já foi removida e após nova vistoria, o órgão identificou risco iminente à população

Reclamações de problemas financeiros e internet fixa dominam ranking de maio do Procon de Caraguatatuba
O balanço do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 677 procedimentos formalizados dos 1.372 atendimentos realizados entre os dias 1º e 31 de maio. Desse total, 695 dos atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O relatório de atividades de maio foi marcado por problemas com envio de produtos

3ª edição da Caraguá Cup reúne atletas e autoridades em cerimônia de abertura no Centro Esportivo
Caraguatatuba recebeu na terça-feira (8) a cerimônia de abertura da terceira edição da Caraguá Cup, considerada uma das maiores competições de futebol de base do Brasil. O torneio conta com 60 equipes de diversas regiões do país, com jogos nas categorias sub-8 a sub-17. A abertura ocorreu no Centro Esportivo