Pesquisar No Site
‘Setembro Amarelo’, mês de prevenção ao suicídio, tem abertura oficial nesta quinta-feira em Caraguatatuba

‘Setembro Amarelo’, mês de prevenção ao suicídio, tem abertura oficial nesta quinta-feira em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba inicia nesta quinta-feira (1º/09) atividades alusivas ao ‘Setembro Amarelo’, mês de prevenção ao suicídio. Será realizada abertura oficial, às 13h, no auditório da Fundacc, no Centro. A cerimônia é aberta aos profissionais da área e pessoas interessadas no assunto.

#PraTodosVerem: Arte da Campanha com fundo amarelo; na parte superior está escrito: Você não está sozinho! Mês de valorização da vida e da prevenção ao suicídio. No centro da foto há o desenho de duas pessoas se abraçando onde se forma um coração. Na parte debaixo tem as informações com horário e local do evento (Foto: /PMC)
Este ano, a Campanha tem como tema ‘A vida é a melhor escolha’, reforçando a importância de falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama – ou guerras e homicídios. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa de morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades.
No Brasil, 12,6% para cada 100 mil homens em comparação a 5,4% para cada 100 mil mulheres, morrem devido ao suicídio. Em Caraguatatuba, em 2022 as notificações de tentativas de suicídio aumentaram em 78% em comparação ao ano passado. Em relação ao suicídio, em 2021, foram 13 casos e este ano até junho foram registrados sete casos.
Para o secretário de Saúde, Gustavo Boher, esta realidade ainda é um reflexo da pandemia. “A questão de saúde mental são os maiores atendimentos pós-pandemia, onde as pessoas perderam familiares, empregos ou até relacionamentos fracassados, além também, da baixa tolerância à frustração, acarretando em depressão, ansiedade e outros problemas psicológicos”, destaca.
Para mudar esta realidade, Caraguatatuba possui uma estrutura ampla para atender e evitar estes casos. O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II, no bairro Sumaré, atende pessoas com sofrimento ou transtorno mental de severo a persistente, estimulando-os na busca por autonomia e integração sociofamiliar.
Já no Perequê-Mirim, o município possui o CAPS-AD que atende pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Destaca-se pelo trabalho especializado nesse grave problema humano e social, com estrutura e equipes próprias focadas nas questões de saúde relacionadas à dependência química.
E voltado ao atendimento de crianças e adolescentes, a cidade possui no bairro Jardim Primavera, o Ambulatório de Saúde Mental Infantojuvenil, que é um passo a mais neste importante trabalho. Este ano, são mais de mil atendimentos.
Se informar para aprender a ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em se matar e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, buscando auxílio multiprofissional, para que possa se fortalecer e buscar novos caminhos.
Confira a programação:
13h – Credenciamento
13h30 – Mesa de abertura
13h45 – Palestra com o psiquiatra, Dr. Sérgio Tonetto – ‘Mente Saudável’
14h30 – Dinâmica com os participantes
15h – Café
15h30 – Palestra com a psiquiatra, Dra Amanda de Gouvêa – ‘Suicídio relacionado ao uso de substâncias psicoativas’ e ‘Suicídio da população adolescente’
16h30 – Encerramento
Serviço
Abertura Setembro Amarelo
Dia: 1º de setembro, quinta-feira, às 13h
Local: Fundacc (Rua Santa Cruz, 396 – Centro)
Veja Também Recentes

Saúde promove ação com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo
A Secretaria de Saúde, por meio dos setores de coordenação e articulação de Saúde Mental, da coordenação do Centro de Reabilitação e da coordenação da Saúde da Mulher fez uma ação conjunta com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), nessa sexta-feira (4), onde foi proporcionado um

Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba divulga resultados das eleições para biênio 2025
O Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba anunciou o resultado final das eleições para o biênio 2025. O pleito foi realizado conforme a Lei Municipal nº 2.211, de 12 de dezembro de 2014, com alterações pela Lei Municipal nº 2.544, de 3 de fevereiro de 2021. Foram eleitos os

Cerimônia “Barcos ao Mar” marca fim do defeso do camarão neste domingo
A 26ª edição da tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que marca o fim do defeso do camarão, será realizada neste domingo (27/4), às 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Na ocasião, a comunidade pesqueira do município se reúne para pedir a proteção de São Pedro Pescador e

Caraguatatuba realiza campanha de vacinação em escolas para atualização da caderneta de crianças e adolescentes
O município iniciou a campanha de avaliação das carteiras de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos. A ação é realizada pela Secretaria de Saúde e busca identificar atrasos no esquema vacinal e realizar as devidas atualizações. A avaliação específica nas escolas é direcionada para estudantes de

#ElasTech reúne centenas de alunas em evento de tecnologia de inclusão de gênero em Caraguatatuba
Para comemorar o Dia Internacional das Meninas da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), Caraguatatuba realizou nesta quinta-feira (24), no Teatro Mário Covas, a primeira edição do #ElasTech, evento de tecnologia de inclusão de gênero. As atividades foram propostas para conscientizar sobre a necessidade de mais meninas e mulheres no