Pesquisar No Site

Com práticas sustentáveis, Festival de Vela de Caraguá tem início nesta sexta-feira

Publicado em: 03/08/2022
Destaques
Com práticas sustentáveis, Festival de Vela de Caraguá tem início nesta sexta-feira
Com práticas sustentáveis, Festival de Vela de Caraguá tem início nesta sexta-feira

O Festival de Vela de Caraguá, organizado pela Prefeitura, em parceria com a Confederação Brasileira de Vela (CBVela), começa nesta sexta-feira (5) na Praia do Centro.

Essa será a primeira edição do evento, que vai até o domingo (7) ao lado da Praça da Cultura, juntamente com o Circuito Pé na Areia, responsável por promover atividades culturais, esportivas e de lazer para toda a família.

#PraTodosVerem: Corrida de iates à vela regata (Foto: Freepik)

A atração se destaca por unir dois grandes projetos e também por apostar em trazer visibilidade para questões ambientais, adotando práticas sustentáveis com orientação da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para reduzir a emissão de carbono.

O Circuito Pé na Areia, programa de incentivo ao esporte e cultura promovido pela Secretaria de Esportes do Governo do Estado de São Paulo, é certificado como ‘Evento Neutro de Carbono’ e toda a sua produção é pensada para minimizar os impactos ambientais da realização do evento.

Para reduzir a pegada de carbono, o Circuito utiliza um caminhão-palco movido a gás natural, combustível que emite 27% menos gases do efeito estufa quando comparado ao óleo diesel, segundo estudo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Além disso, as embarcações da comissão de regatas, salvatagem e dos técnicos da competição de vela, movidos a combustíveis fósseis, terão seu impacto dimensionado para assegurar a devida neutralização das emissões, por meio do plantio de mudas de árvores no entorno do Rio Juqueriquerê. A ação também será realizada pela iniciativa Pé na Areia.

Outra medida adotada pela organização será a coleta seletiva de resíduos e serviço prestado por cooperativas de reciclagem contatadas nas localidades. E mais, as compras de produtos necessários ao evento e contratações de profissionais de apoio serão feitas localmente.

1º Festival de Vela de Caraguá

O evento contará com a participação de mais de 10 classes da vela, inclusive olímpicas. A expectativa é de que a atração reúna mais de 100 velejadores de todo o Brasil. Nesta primeira edição, a atração esportiva terá uma série única com seis regatas programadas para todas as classes convidadas. A ideia da CBVela é reunir atletas jovens e experientes em uma única competição com o objetivo de fomentar o esporte entre os iniciantes e o público local.

#PraTodosVerem: Várias pessoas, entre homens e mulheres, trajando camiseta azul, participando de caminhada realizada na cidade de Peruíbe (Foto: Nara Honório/Circuito Pé na Areia)

Na programação do Circuito, que ocorre no sábado (6) e domingo (7), o público poderá aproveitar atividades gratuitas, como aulas em 14 modalidades esportivas e outras práticas, incluindo futevôlei, frescobol, badminton, yoga, capoeira, slackline, jogos de tabuleiro, além de uma caminhada de 3k, apresentações teatrais e musicais.

Para participar das ações, basta comparecer na arena do evento na Praça da Cultura, no período das 9h às 17h. As apresentações musicais vão até às 22h no sábado e às 21h30 no domingo. No caso da caminhada, que ocorre no sábado, às 8h, é preciso realizar inscrição prévia no site www.circuitopenaareiaoficial.com.br.

Durante o festival, ainda serão realizados passeios náuticos gratuitos, oferecidos com o objetivo de promover a modalidade e levar mais conhecimento sobre as categorias de vela. O evento também contará com praça de alimentação e estrutura completa para receber o público.

Programação

1º Festival de Vela de Caraguá

5 de agosto (sexta-feira)

11h30 – Cerimônia de abertura
12h – Reunião de participantes
13h – Regatas de todas as classes

6 de agosto (sábado)

11h – Regatas

7 de agosto (domingo)

11h – Regatas
16h – Premiação dos atletas

Circuito Pé na Areia

6 de agosto (sábado)

7h – Retirada de kits da Caminhada
8h – Caminhada (saída da Praça da Cultura)
9h às 17h – Atividades esportivas e de lazer
13h – Oficina de Pintura de Rosto
15h – Apresentação teatral: “A Menina da Cabeça de Bola” – Grupo Teatro da Neura – LIVRE (L)
16h – Apresentação musical: Lua & Rodrigo (MPB)
17h20 – Apresentação musical: grupo US’KARAS (Pagode)
18h40 – Apresentação musical: banda Kazzoo (Pop rock)
20h – Apresentação musical: PH Pedro Henrique (Sertanejo)

7 de agosto (domingo)

9h às 17h – Atividades esportivas e de lazer
13h – Oficina de Pintura de Rosto
14h30 – Apresentação teatral: “A Quase Morte de Zé Malandro” – Grupo Fantochia – LIVRE (L)
15h30 – Apresentação musical: Junior Paoli (Pop rock e MPB)
16h50 – Apresentação musical: João Marcos (Sertanejo)
18h10 – Apresentação musical: banda Kazzoo (Pop rock)
19h30 – Apresentação musical: PH Pedro Henrique (Sertanejo)

Serviço

1º Festival de Vela de Caraguá
Data: de 5 a 7 de agosto (sexta a domingo)
Local: Praia do Centro (próximo à Praça da Cultura)
Informações: eventos@cbvela.org.br

Circuito Pé na Areia
Data: de 6 a 7 de agosto (sábado e domingo)
Horário: das 9h às 21h (atividades até às 17h)
Local: Praça da Cultura – Centro
Informações e inscrições: www.circuitopenaareiaoficial.com.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Torneio Aniversário da Cidade chega à reta final com disputas de Futsal e Futebol de Campo
Torneio Aniversário da Cidade chega à reta final com disputas de Futsal e Futebol de Campo

O Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo chega ao clímax, com as equipes finalistas já definidas e prontas para a grande final que acontecerá no próximo sábado, dia 20. No Futsal, a equipe Tuka Bike garantiu seu lugar na final ao vencer o time Travados/Caiçaras por

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 15/04/2024
Exposição “Ecoar” traz obras indígenas, africanas e o universo feminino
Exposição “Ecoar” traz obras indígenas, africanas e o universo feminino

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) apresenta a exposição “Ecoar”, do grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas, em comemoração ao aniversário do município. A abertura é dia 20 de abril, às 18h. A entrada é gratuita e a mostra é livre para todos os públicos. Entre outros eventos culturais

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 01/04/2024
Tuka Bike é campeão do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal 2024
Tuka Bike é campeão do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal 2024

A grande final do Torneio Aniversário da Cidade Futsal foi realizada no último sábado (20) e trouxe uma partida emocionante entre as equipes Tuka Bike e Rio do Ouro. O jogo se manteve equilibrado no tempo normal, terminando empatado em 2 a 2. Os gols foram marcados por Luiz Gustavo,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 22/04/2024
Prefeitura aciona Instituto Argonauta para exames em golfinho que apareceu morto na praia do Centro
Prefeitura aciona Instituto Argonauta para exames em golfinho que apareceu morto na praia do Centro

A Prefeitura de Caraguatatuba acionou na manhã de quarta-feira (17) a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e o Instituto Argonauta para providências com relação a um golfinho que apareceu morto na faixa de areia da praia do centro, nas proximidades de Secretaria de Turismo. A Sesep fez a retirada do

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 17/04/2024
Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente
Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo e apoio da Polícia Militar Ambiental, agiu para neutralizar mais uma tentativa de invasão em Área de Preservação Permanente (APP). A ação ocorreu no bairro Sumaré, em uma região de morro, onde houve constatação de desmatamento e construção de abrigo

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 03/04/2024