Pesquisar No Site
Caraguatatuba realiza 6 mil atendimentos para População de Rua em 2022

Caraguatatuba realiza 6 mil atendimentos para População de Rua em 2022
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, realizou nesta sexta-feira (19) a 1ª Roda de Conversa sobre a População de Rua. Durante o evento, os presentes puderam conhecer as ações e equipes que realizam os serviços de atendimento à População de Rua, além da nova campanha de conscientização.

#PraTodosVerem: Carmen Silvia, diretora da Proteção Social Especial da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Caraguatatuba, apresenta ações da administração municipal sobre a População de Rua (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
“É preciso debater, discutir e informar a sociedade dos aspectos sociais que envolvem as pessoas em situação de rua, principalmente nesse período em que as questões sociais decorrentes da Pandemia se acentuam gravemente. Nesse sentindo, a Prefeitura Caraguatatuba, junto com as equipes da Secretaria de Desenvolvimento, vem propor as ações que visem a proteção social e a garantia de direitos”, explica Carmen Silvia, diretora da Proteção Social Especial da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Caraguatatuba.
O encontro recebeu pessoas da sociedade civil, associações e representantes das igrejas católicas e evangélicas. Neusa Ferraz, moradora da Martim de Sá de 56 anos, conta que esses debates são importantes para a sociedade. “Temos um olhar diferente, escutar a explicação e debater opiniões e ações com as equipes é fundamental. Espero que eu consiga estar presente nos próximos e contribuir com Caraguatatuba”, conta.
O encontro marcou o lançamento da campanha ‘Melhor que mudar um momento é mudar a vida’. A campanha visa conscientizar a população sobre a importância do acolhimento da população de rua, ensinando que a melhor forma de ajudar pessoas nessas condições é entrando em contato com serviços de abordagem social, executados pela Casa do Caminho e a Restitui – Casa de Passagem. Ambas instituições contam com profissionais capacitados para uma abordagem especializada.
Ações da Prefeitura de Caraguatatuba
Em 2022, a Prefeitura de Caraguatatuba realizou 1.519 acolhimentos e 5.655 abordagens à População de Rua. Estes números são referentes a ações do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e às casas de acolhimentos Restitui e Casa do Caminho. Os números já são maiores comparados com 2021, no qual foram realizados 1.223 atendimentos e 3.570 abordagens.
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania disponibiliza no município atendimento individualizado da População de Rua, encaminhamento para as Casas de Acolhimento, inclusão no Cadastro Único para acesso aos benefícios e outros tipos de encaminhamentos, como o Poupatempo, Defensoria Pública, Rede de Saúde (Caps-AD, Caps e UPA) e passagem para município de origem (após análise do caso).
A administração social oferece ainda o encaminhamento da População de Rua para duas casas de passagem presentes no município: Restitui e Casa do Caminho.
Contatos:
Casa do Caminho: (12) 3887-6287
Restitui Casa de Passagem: (12) 3600-2962 ou (12) 99753-0071
Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS): (12) 3886-2956
Veja Também Recentes

Palestra sobre políticas para povos indígenas é destaque nesta sexta-feira no Teatro Mario Covas
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe nesta sexta-feira (25/4), às 14h, a palestra “Políticas para os povos indígenas”, que será ministrada por Cristiano Kiririndju, da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. A realização é do governo municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de

Fundacc reabre inscrições para seleção do Corpo de Baile
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) reabriu as inscrições para a seleção de três bailarinos para compor o Corpo de Baile Municipal. As inscrições devem ser feitas entre os dias 31 de março e 7 de abril de 2025, por meio do link: https://forms.gle/sx2vGaCL8pQa1sFN9. É necessário ter, no

Árvores emaranhadas em fiações elétricas são retiradas em Caraguatatuba
Moradores dos bairros Jardim Britânia, Indaiá e Jardim Terralão acionaram a Defesa Civil para retiradas de árvores que caíram ou estavam na iminência de cair na fiação elétrica em decorrência da chuva do último fim de semana. Equipes formada por servidores da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos e da

Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de

Aulas de Prevenção a Risco e Queda é sucesso entre idosos e PcDs em Caraguatatuba
Uma das aulas mais divertidas, animadas e frequentadas no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), é a “Prevenção a Risco e Queda”, com o professor Leandro Lopes. Nos encontros, que ocorrem as terças e quintas-feiras, das 11h às 12h, Lopes trabalha a consciência corporal,