Pesquisar No Site

UAMI de Caraguatatuba realiza 288 testes rápidos no ‘Julho Amarelo’ e capacita profissionais de saúde nesta semana

Publicado em: 19/07/2022
Destaques
UAMI de Caraguatatuba realiza 288 testes rápidos no ‘Julho Amarelo’ e capacita profissionais de saúde nesta semana
UAMI de Caraguatatuba realiza 288 testes rápidos no ‘Julho Amarelo’ e capacita profissionais de saúde nesta semana

A Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI) da Prefeitura de Caraguatatuba segue com a Campanha ‘Julho Amarelo’ e destaca a importância do teste rápido disponível, gratuitamente, no espaço e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para detectar as hepatites virais e outras doenças.

Desde o dia 1º, quando iniciou a campanha, a UAMI já realizou 288 testes rápidos. O enfermeiro e coordenador da Unidade, Renato Portes, explica que a maior dificuldade do diagnóstico é que muitas pessoas são assintomáticas no início da infecção.

#PraTodosVerem: Profissional realiza teste rápido em dedo de paciente (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

“No caso das hepatites B e C, que mais causam óbitos, os sintomas só aparecem quando a infecção está em nível avançado, por isso, a importância de fazer o teste mesmo sem sintomas; o resultado sai na hora e, se tratada precocemente, a pessoa tem uma boa qualidade de vida e, em alguns casos, a taxa de cura é alta”, explica Portes.

Para oferecer um melhor atendimento à população, a UAMI realiza nestas quarta e quinta-feira (20 e 21), das 8h às 17h, na Fundacc, capacitação aos profissionais da saúde sobre a realização de teste rápido para hepatites virais, HIV e Sífilis.

Participam do treinamento enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem das três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), UBSs, Hospital Regional do Litoral Norte e Casa de Saúde Stella Maris.

Durante o encontro será abordado sobre o trabalho da UAMI; dados da vigilância epidemiológica; fichas de notificação; diário de um paciente; programas de prevenção; entre outros.

A UAMI é um equipamento da Secretaria de Saúde que oferece testes rápidos gratuitos de HIV/AIDS, hepatites B e C e Sífilis, para toda população acima de 12 anos de idade. Caso o resultado seja positivo é iniciado imediatamente tratamento com medicação de antirretrovirais para impedir a multiplicação do vírus no organismo e atendimento com médico infectologista, psicólogo, assistente social, nutricionista e enfermagem. O local também faz coleta de exames de laboratório e citológico.

Programação ‘Julho Amarelo’

Dias 20 e 21/07 das 8h às 17h – Fundacc: Capacitação teórica sobre ‘Teste Rápido’ para profissionais da saúde (enfermeiros, técnicos e auxiliares)

De 25 a 29/07 em horários fracionados – UAMI: Capacitação prática sobre ‘Teste Rápido’ para profissionais da saúde (enfermeiros, técnicos e auxiliares)

Dia 28/07 das 13h às 17h – AME: Teste Rápido de HIV/Hepatite B e C/ Sífilis para identificar e tratar casos positivos

Dia 29/07 das 9h às 11h – UAMI: Reencontro com pacientes que concluíram o tratamento e tiveram alta

Dia 30/07 das 9h às 17h – Praça do Museu: Dia D ‘Julho Amarelo’ com Teste Rápido para toda população

A unidade está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 750 – Sumaré. O horário de funcionamento é das 7h às 17h.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba lidera Ranking de Competitividade dos Municípios na região
Planta de Genérica de Valores de Caraguá vai à discussão em duas audiências públicas

A Prefeitura de Caraguatatuba promove duas audiências públicas presenciais sobre a Planta Genérica de Valores e demais tabelas e fatores para fins de cálculo do valor venal dos imóveis e apuração da base de cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A audiências serão nas próximas segunda e terça-feira

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda Publicado em 02/09/2022
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais bolsistas do PEAD para atuar na manutenção urbana
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais bolsistas do PEAD para atuar na manutenção urbana

A Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais seis bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) para reforçar a limpeza e manutenção das vias e logradouros públicos do município. Os convocados do processo seletivo de 2022 devem entregar a documentação nesta quarta, quinta, sexta-feira (21, 22 e 23/9), das 9h às 12h

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 20/09/2022
Caraguatatuba conquista nove medalhas em nova etapa da Liga Vale Paraibana de Tênis de Mesa
Caraguatatuba conquista nove medalhas em nova etapa da Liga Vale Paraibana de Tênis de Mesa

A equipe de Tênis de Mesa da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes, participou no final de semana da VI Etapa da Liga Vale Paraibana de Tênis de Mesa, realizada na cidade de Jacareí. Os atletas do município conquistaram, ao todo, nove medalhas, sendo quatro de ouro,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 29/08/2022
Professores da rede estadual concluem segundo módulo do ciclo de capacitação do VI Curta Caraguá
Professores da rede estadual concluem segundo módulo do ciclo de capacitação do VI Curta Caraguá

O VI Curta Caraguá, Festival de Cinema voltado a Escolas Estaduais do Litoral Norte, realizou, na última semana, o segundo módulo do ciclo de capacitação para professores da rede, que irão supervisionar a criação dos curtas-metragens junto aos alunos. Composto por quatro módulos, o segundo encontro foi ministrado pelo fotógrafo

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 05/09/2022
Inscrições para Miss e Mister Terceira Idade 2022 começam na quinta-feira (1º)
Inscrições para Miss e Mister Terceira Idade 2022 começam na quinta-feira

O tradicional concurso Miss e Mister Terceira Idade de Caraguatatuba está confirmado para o dia 7 de outubro. O anúncio foi feito pelo prefeito Aguilar Junior, acompanhado do secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Amauri Toledo, e dos realizadores da festa, Márcio Mendes, vocalista do Trio

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 29/08/2022