Pesquisar No Site

UAMI de Caraguatatuba acompanha 144 casos de hepatites B e C e reforça importância do teste rápido

Publicado em: 06/07/2022
Destaques
UAMI de Caraguatatuba acompanha 144 casos de hepatites B e C e reforça importância do teste rápido
UAMI de Caraguatatuba acompanha 144 casos de hepatites B e C e reforça importância do teste rápido

A Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI) da Prefeitura de Caraguatatuba reforça a importância da Campanha ‘Julho Amarelo’ para identificar, através do teste rápido, possíveis casos de hepatites virais.

A atenção vai para as hepatites B e C que causam inflamações no fígado e, por serem silenciosas, quando descobertas já estão evoluídas, causando cirrose ou até câncer de fígado.

#PraTodosVerem: Recepção da UAMI decorada com bexigas amarelas em alusão à Campanha Julho Amarelo (Foto: Divulgação/PMC)

São transmitidas pelo sangue, por meio da relação sexual ou em situações rotineiras, no compartilhamento de alicates de unha e também por injeções ou feridas provocadas por material contaminado.

A hepatite B não tem cura, mas com o tratamento adequado é possível ter uma boa qualidade de vida. A boa notícia é que existe vacina e, hoje em dia, é administrada no bebê nas primeiras horas após o nascimento. Caso o adulto nunca tenha tomado, pode procurar a rede pública para imunização.

Já a hepatite C não tem vacina, mas tem cura, porém, é mais perigosa com alto índice de câncer de fígado e é a principal causa de transplantes hepáticos.

A doença nem sempre apresenta sintomas, mas quando aparecem se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

#PraTodosVerem: Sala de atendimento da UAMI (Foto: Divulgação/PMC)

A melhor opção sempre será a prevenção com uso de preservativos, evitando o compartilhamento de objetos cortantes e com a realização dos testes rápidos ofertados gratuitamente na UAMI, de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h e nas Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

No primeiro semestre deste ano, a UAMI realizou 745 testes rápidos de hepatite B e C. No mesmo período no ano passado foram 401 testes.

Uami

A Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas é um equipamento da Secretaria de Saúde que oferece os testes rápidos de HIV/AIDS, hepatites B e C e sífilis.

Também possui os serviços de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), ambulatório de hormonização e o trabalho de prevenção em todo município e de capacitação dos profissionais de saúde para teste rápido e diagnóstico. O espaço também oferece, gratuitamente, preservativos masculino e feminino e gel lubrificante.

O teste rápido é aberto para toda população acima de 12 anos de idade. Caso o resultado seja positivo para alguma doença, é iniciado imediatamente tratamento com medicação de antirretrovirais para impedir a multiplicação do vírus no organismo e atendimento com médico infectologista, psicólogo, assistente social, nutricionista, enfermeiro e auxiliar de enfermagem. O local também faz coleta de exames de laboratório e citológico.

Confira a programação do ‘Julho Amarelo’:

Dias 20 e 21/07 das 8h às 17h – Fundacc: Capacitação teórica sobre ‘Teste Rápido’ para profissionais da saúde (enfermeiros, técnicos e auxiliares)

De 25 a 29/07 em horários fracionados – UAMI: Capacitação prática sobre ‘Teste Rápido’ para profissionais da saúde (enfermeiros, técnicos e auxiliares)

Dia 28/07 das 13h às 17h – AME: Teste Rápido de HIV/Hepatite B e C/ Sífilis para identificar e tratar casos positivos

Dia 29/07 das 9h às 11h – UAMI: Reencontro com pacientes que concluíram o tratamento e tiveram alta

Dia 30/07 das 9h às 17h – Praça do Museu: Dia D ‘Julho Amarelo’ com Teste Rápido para toda população

A unidade está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 750 – Sumaré. O horário de funcionamento é das 7h às 17h.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Testes práticos, perícia médica e heteroidentificação do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba iniciam nesta semana
Testes práticos, perícia médica e heteroidentificação do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba iniciam nesta semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) dá sequência ao Concurso Público de 2023 da Prefeitura de Caraguatatuba com a realização das etapas das provas práticas, perícia médica (PCD) e entrevista de heteroidentificação (negros e pardos) das funções dos Editais 01 e 03 a partir desta semana. As provas práticas de 12

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 16/04/2024
Caraguatatuba inicia semana com 216 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 216 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 216 oportunidades de emprego. Destaque para 20 vagas de preparador de estrutura metálica (ajudante de obras) e de sinaleiro, 10 de cuidador de idoso e pessoa com deficiência, seis de encanador e cinco de balconista de padaria. O

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 22/04/2024
Prefeitura prorroga inscrições do chamamento público para evento do 'Dia do Observador de Aves'
Prefeitura prorroga inscrições do chamamento público para evento do ‘Dia do Observador de Aves’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, prorrogou o prazo de inscrição do Chamamento Público para permissão de uso de áreas do Parque Juqueriquerê durante a comemoração do ‘Dia do Observador de Aves’ para esta sexta-feira (12). O evento será realizado pela primeira

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 10/04/2024
Unitau abre inscrições para o Vestibular de Inverno 2024 para Medicina
Unitau abre inscrições para o Vestibular de Inverno 2024 para Medicina

A Universidade de Taubaté (UNITAU) abriu as inscrições para o Vestibular de Inverno 2024 para o curso de Medicina. Ao todo, estão disponíveis 60 vagas para o campus de Caraguá. Os candidatos podem se inscrever até o dia 14 de junho, neste link. A graduação em Medicina da Universidade de Taubaté é a

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 09/04/2024
Representante de Caraguatatuba vence reality de confeitaria “Que Seja Doce”, do canal GNT
Representante de Caraguatatuba vence reality de confeitaria “Que Seja Doce”, do canal GNT

A vitória na competição da 10ª temporada do reality de confeitaria ‘Que seja Doce’, exibido pelo canal GNT, foi para o representante de Caraguatatuba, o  confeiteiro Felipe Barreto Pereira. O programa da segunda e última prova do reality foi ao ar no dia 9 de abril e nele foi escolhido

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 11/04/2024