Pesquisar No Site

IBGE pesquisa características do espaço público em Caraguatatuba

IBGE pesquisa características do espaço público em Caraguatatuba
IBGE pesquisa características do espaço público em Caraguatatuba

Agentes censitários supervisores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fazem a coleta da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios até a próxima terça-feira (12), nas regiões Sul, Central e Norte de Caraguatatuba. Trata-se do marco inicial da operação do Censo Demográfico 2022. Nessa etapa, os dados são colhidos apenas por meio de observação.  As entrevistas do Censo 2022 começam no dia 1º de agosto.

No município de Caraguatatuba funcionam dois Postos de Coleta do IBGE, onde já atuam os agentes censitários municipais e supervisores. A Prefeitura de Caraguatatuba cedeu os espaços para o gerenciamento da operação censitária no município até dezembro.

#PraTodosVerem: Agente censitário supervisor (ACS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fazendo a coleta da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios em rua do Jardim Britânia, em Caraguatatuba. (Foto: Luís Gava/PMC)

A partir da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios são obtidas informações da infraestrutura urbana considerada relevante para a administração pública. Além disso, os dados acumulados permitem atualizar mapas e identificar vias, o que contribuirá posteriormente para o trabalho dos recenseadores.

Os supervisores censitários percorrem todas as ruas de cada setor censitário que está sob sua responsabilidade. Eles deverão preencher questionários, incluindo dados relacionados aos 10 quesitos investigados: capacidade da via, pavimentação, bueiro e boca de lobo, iluminação pública, ponto de ônibus ou van, sinalização para bicicletas, existência de calçada, obstáculo na calçada, rampa para cadeirante e arborização.

Há um motivo pelo qual esse trabalho é realizado pelos supervisores censitários. Posteriormente, eles vão supervisionar as tarefas dos recenseadores que vão entrevistar os moradores nos setores censitários pesquisados.

Atualmente, a estimativa do IBGE é que Caraguatatuba possua 125.194 habitantes. O Censo 2010 registrou 100.840 pessoas residentes no município

Censo Demográfico 2022

O Censo Demográfico 2022 em Caraguatatuba contará com 123 recenseadores, dois de agentes censitário municipal (ACM) e 10 agentes censitários supervisores (ACS) para as regiões Sul, Central e Norte de Caraguatatuba. A coleta de dados nos domicílios brasileiros inicia no dia 1º de agosto. Os resultados desta edição serão divulgados apenas no ano que vem.

O IBGE destinou mais 18 vagas para as regiões Sul (7), Central e Norte (11) do município durante o processo seletivo simplificado complementar para contratação temporária de junho.

Ao todo, o IBGE vai contratar temporariamente 183.021 recenseadores, 5.450 agentes censitários municipais (ACM) e 18.420 agentes censitários supervisores (ACS), observando no número de vagas reservado para pessoas com deficiência (PCD) e pessoas pretas e pardas (PPP), em todo o país.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Oficinas Culturais têm início nesta segunda-feira (11/3)
Oficinas Culturais têm início nesta segunda-feira (11/3)

Com quase 7 mil inscrições, a Fundacc amplia o atendimento. Quem ainda não recebeu retorno via 156 e está na fila de espera, em breve será comunicado A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) recebeu cerca de 7 mil inscrições para as oficinas culturais de 2024 e as aulas

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 11/03/2024
1ª Etapa do Circuito Mirim de Natação será realizada no sábado
1ª Etapa do Circuito Mirim de Natação será realizada no sábado

Caraguatatuba terá um final de semana agitado com a 1ª Etapa do Circuito Mirim de Natação, que será realizado neste sábado (9/3), às 9h, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves. Organizado pela Federação Aquática Paulista, o evento promete reunir 164 jovens atletas, com idades entre 6 e 10 anos, de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 07/03/2024
Prefeitura investe em arborização e realiza plantio de 60 mudas nesta semana
Prefeitura investe em arborização e realiza plantio de 60 mudas nesta semana

A Prefeitura de Caraguatatuba tem realizado um importante projeto de arborização urbana. Somente esta semana, foi realizado o plantio de 60 mudas de árvores nativas em vários locais do município. O entorno da pista de bicicross e a cabeceira da ponte sobre o Rio Santo Antônio, no Centro, foram contemplados

Leia Mais Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 28/03/2024
Espetáculo infantil “FIM?” é atração no TMC
Espetáculo infantil “FIM?” é atração no TMC

A entrada é gratuita e livre para todos os públicos O coletivo teatral Esparrama apresenta seu espetáculo FIM? Na próxima quarta-feira (13/3,) no Teatro Mario Covas, às 14h. Às 15h tem oficina Esparramação com o público. A direção é de Iarlei Rangel, a entrada é gratuita e a classificação é

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 06/03/2024
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba presta contas de ações do 3º quadrimestre de 2023
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba presta contas de ações do 3º quadrimestre de 2023

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Caraguatatuba prestou contas na manhã desta quinta-feira (29), das ações realizadas no 3º quadrimestre de 2023, na Câmara Municipal. O balanço envolveu as atividades da pasta realizadas nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro do ano passado. A audiência pública foi transmitida

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 29/02/2024