Pesquisar No Site

IBGE inicia entrevistas do Censo Demográfico 2022 na próxima segunda-feira

Destaques
IBGE inicia entrevistas do Censo Demográfico 2022 na próxima segunda-feira
IBGE inicia entrevistas do Censo Demográfico 2022 na próxima segunda-feira

As entrevistas do Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começam na próxima segunda-feira (1º/8), em todos os municípios brasileiros. Ao todo, 141 recenseadores vão aplicar os questionários nas regiões Sul, Central e Norte de Caraguatatuba. Os profissionais foram contratados nos dois processos seletivos simplificados realizados entre os meses de dezembro de 2021 e junho de 2022.

PraTodosVerem: Candidatos a recenseador fazendo o curso de capacitação do Censo 2022, entre os dias 18 e 22 de julho, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), no Indaiá. (Fotos: Cláudio Gomes/PMC)

É possível verificar a identidade do recenseador pelo site Respondendo ao IBGE ou pela Central de Atendimento ao Censo 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do agente. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula e/ou CPF do recenseador. A remuneração do recenseador será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio do funcionário, unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.  A carga horária mínima a ser cumprida é de 25h semanais.  O contrato tem previsão de até três meses.

Atualmente, a estimativa do IBGE é que Caraguatatuba possua 125.194 habitantes. O Censo 2010 registrou 100.840 pessoas residentes no município.

Censo 2022 em Caraguá

A cobertura do Censo Demográfico 2022 de Caraguatatuba também contará com dois de agentes censitários municipais (ACM) e 10 agentes censitários supervisores (ACS) para as regiões Sul, Central e Norte, distribuídos em dois Postos de Coleta do IBGE. A Prefeitura de Caraguatatuba cedeu os espaços para o gerenciamento da operação censitária no município até dezembro.

Agentes censitários supervisores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fizeram a coleta da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios na primeira quinzena de julho, nas regiões Sul, Central e Norte de Caraguatatuba. Nessa etapa, os dados foram colhidos apenas por meio de observação.

Os recenseadores fizeram o curso de capacitação do Censo 2022 entre os dias 18 e 22 de julho, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), no Indaiá.  O conteúdo programático do curso envolveu os seguintes tópicos: “O que é um setor censitário, como fazer o percurso e a cobertura”; “Cadastro de endereços e captura de coordenadas”; “Questionários básico e da amostra, e seus respectivos quesitos”; “Ética e integridade no recenseamento”; “Condutas de abordagem do recenseador”; e “Atividades práticas e simulações no DMC (dispositivo móvel de coleta)”.

Ao todo, o IBGE vai contratar temporariamente 183.021 recenseadores, 5.450 agentes censitários municipais (ACM) e 18.420 agentes censitários supervisores (ACS), em todo o Brasil. Os resultados desta edição serão divulgados somente em 2023.  

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Anna Luiza Pimpão, de Caraguatatuba, conquista pódio em competição da Copa São Paulo Light de Kart
Anna Luiza Pimpão, de Caraguatatuba, conquista pódio em competição da Copa São Paulo Light de Kart

Na última etapa da Copa São Paulo Light de Kart, realizada no renomado kartódromo Ayrton Senna em Interlagos, a jovem pilota de Caraguatatuba, Anna Luiza Pimpão, superou desafios e conquistou um lugar no pódio da F4 Graduados B, uma das categorias mais competitivas do campeonato. Após enfrentar dificuldades com seu

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 10/04/2024
Caraguatatuba está com 254 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 254 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (03/04) o quadro de vagas de emprego para 254 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 03/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba instala e recupera mais de 200 pontos de sinalização de trânsito em março
Prefeitura de Caraguatatuba instala e recupera mais de 200 pontos de sinalização de trânsito em março

A Prefeitura de Caraguatatuba, somente no mês de março, instalou e recuperou 207 pontos de sinalização de trânsito em toda a cidade entre verticais e horizontais. A responsável pelo trabalho é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão. Das sinalizações verticais (placas do tipo sentido obrigatório, proibido estacionar,

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 04/04/2024
Prefeitura faz alteração no trânsito da Miguel Varlez para obras e ônibus mudam rota
Prefeitura faz alteração no trânsito da Miguel Varlez para obras e ônibus mudam rota

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, fará alteração temporária no trânsito da avenida Miguel Varlez, no trecho entre o Trevo 1º Centenário (do Supermercado Silva Indaiá) até a ponte sobre o rio Santo Antonio (ao lado do Hospital Stella Maris). O

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 15/04/2024
Prefeitura aciona Instituto Argonauta para exames em golfinho que apareceu morto na praia do Centro
Prefeitura aciona Instituto Argonauta para exames em golfinho que apareceu morto na praia do Centro

A Prefeitura de Caraguatatuba acionou na manhã de quarta-feira (17) a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e o Instituto Argonauta para providências com relação a um golfinho que apareceu morto na faixa de areia da praia do centro, nas proximidades de Secretaria de Turismo. A Sesep fez a retirada do

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 17/04/2024