Pesquisar No Site
Caraguatatuba se destaca como maior produtora de berinjela japonesa do Estado de São Paulo

Caraguatatuba se destaca como maior produtora de berinjela japonesa do Estado de São Paulo
Caraguatatuba é considerada uma das maiores produtoras de berinjelas japonesas do Estado de São Paulo. Em 2017 foi destaque, após enviar 31% da safra para o Entreposto Terminal de São Paulo (ETSP), para comercialização. Desde então, a produção na cidade cresceu de 398 para 439 toneladas em 2021.
A cidade já é produtora há mais de 30 anos do legume, que é um dos principais alimentos que compõe a merenda escolar.
De acordo com a Prefeitura, cerca de 1,5 tonelada do legume é fornecido anualmente para escolas municipais, desde 2018. O fornecimento é feito por produtores de Caraguatatuba, o que além de resultar em uma alimentação mais saudável, fomenta a agricultura familiar do município.

#PraTodosVerem: No fundo é possível ver a plantação de berinjela japonesa no sítio do agricultor Massaru Matsumoto. O foco da foto são duas berinjelas maduras seguradas em uma mão (Foto: Marina Larcher/PMC)
No sítio de Massaru Matsumoto, a berinjela japonesa é cultivada há mais de 40 anos. A colheita, durante a safra, é feita duas vezes por semana e são produzidos, em média, 50 caixas com 10 kg, totalizando 500 kg por colheita.
Ele conta que o diferencial do produto é o sabor e a textura. Além de mais adocicada, a qualidade do fruto cultivado na área rural é superior ao da berinjela comum vendida no mercado. “Quem experimenta só quer consumir dela. Ela é mais doce, não apresenta aquela acidez comum das berinjelas vendidas em supermercados”, disse.
A cultura da berinjela precisa de alta temperatura para o desenvolvimento e, por isso, o clima do Litoral Norte é bastante favorável.
De acordo com o agricultor, a maturação e colheita são fundamentais quando se fala da qualidade do produto final. “A berinjela tem uma colheita diferenciada, ela tem um ponto de maturação certo para ser colhida, para que ela dure mais e ofereça um sabor melhor”, contou.
E o segredo da boa safra também é o investimento em tecnologia. O trabalho de irrigação não é mais manual. Agora muitos sítios possuem um sistema de irrigação por meio de tubos de gotejamento de água, nutrientes e defensivos, o que evita desperdício de água.
Toda a produção de berinjela é escoada com agilidade em Caraguatatuba. A comercialização é feita com a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) e parte é adquirida pelo próprio município para o cardápio escolar e tem excelente aceitação.
Veja Também Recentes

Presidente do Fundo Social participa do almoço de Páscoa com crianças e adolescentes da Casa Beija-Flor
A Casa Beija-Flor preparou um almoço de celebração da Páscoa para 253 crianças e adolescentes assistidas pela entidade, educadores e convidados, no centro de convivência do Barranco Alto, em Caraguatatuba, na quarta-feira (16). A instituição desenvolve projetos sociais para pessoas entre 6 a 17 anos e 11 meses, em situação

Videoteca Lúcio Braun exibe documentário “Viajante das Marés” de Litiane Fernandez em maio
A Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, apresenta no dia 16/5 (sexta-feira), às 19h, a pré-estreia do documentário “Viajante das Marés”, de Litiane Fernandez. A sessão tem entrada gratuita e convida o espectador a um mergulho em um universo no qual a tradição é tanto bênção quanto fardo, e o mar é

Neste sábado tem exibição do filme “Yvy Pyte – Coração da Terra” no Espaço Hartãt
Neste sábado (12/4), às 19h, o Espaço Hartãt, em Caraguatatuba, realiza a exibição do filme “Yvy Pyte – Coração de Terra” – uma produção documental que traça um percurso entre as terras Guarani e desfaz fronteiras físicas e simbólicas. A ação tem entrada gratuita. A iniciativa é do Ponto de

Caraguatatuba recebe fase sub-regional dos Jogos Abertos da Juventude neste fim de semana
Caraguatatuba recebe neste fim de semana (25 e 26 de abril), a fase sub-regional do 40º Jogos Abertos da Juventude (sub-18) com as modalidades futebol de campo feminino, damas feminino, xadrez masculino e tênis masculino. Os Jogos Abertos da Juventude são promovidos pela Secretaria de Esportes do Estado de São

Palestra sobre políticas para povos indígenas encerra programação de abril da Fundacc
No dia 25 de abril (sexta-feira), às 14h, o Teatro Mario Covas recebe a palestra “Políticas para os povos indígenas”, com o cacique Cristiano Kiririndju. A atividade é gratuita e faz parte das ações em comemoração ao aniversário de Caraguatatuba. Kiririndju é cacique da Aldeia Renascer e coordena a área