Pesquisar No Site
Caraguatatuba realiza mutirão para diagnóstico das Hepatites B e C neste sábado
Caraguatatuba realiza mutirão para diagnóstico das Hepatites B e C neste sábado
Em encerramento à Campanha ‘Julho Amarelo’, que alerta sobre o diagnóstico precoce das hepatites virais, a Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI), da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado (30), na Praça do Caiçara (Museu de Arte e Cultura – MACC), das 9h às 16h, teste rápido gratuito para toda população.
Os testes rápidos são práticos e de fácil execução. Podem ser realizados com a coleta de uma gota de sangue na ponta do dedo ou ainda com amostra de fluido oral. O resultado sai em, no máximo, 30 minutos.
O teste deve ser feito regularmente e, principalmente, se a pessoa passou por uma situação de risco, como relação sexual sem proteção ou compartilhando objetos perfurocortantes.

#PraTodosVerem: Profissional realiza teste rápido em paciente (Foto: Luís Gava/PMC)
Segundo o Ministério da Saúde, de 2000 a 2021, foram notificados no Brasil, 718.651 casos confirmados de hepatites virais. Destes, 23,4% são referentes aos casos de hepatite A; 36,8% de hepatite B; 38,9% de hepatite C e 4.259 (0,6%) de hepatite D.
Os óbitos por hepatite C são a maior causa de morte entre as hepatites virais. De 2000 a 2020, foram identificados 62.611 óbitos associados à hepatite C, que representa 76,2% do total de óbitos por hepatites virais.
As hepatites B e C são as principais causas de doença hepática crônica, cirrose hepática e carcinoma hepatocelular (câncer). Dessa forma, a carga de doenças resultante das hepatites virais representa uma questão importante para o SUS e por isso a importância de diagnosticar precocemente. A maioria dos casos não apresenta sintomas até que a doença esteja em estágio mais avançado, o que pode levar décadas para acontecer.
Segundo a UAMI, a expectativa é de testar 400 pessoas. Será montada uma estrutura própria para atendimento individual e reservado.
O Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais foi celebrado na última quinta-feira (28). Saiba como se prevenir contra hepatite B ou C.
- Não compartilhar com outras pessoas objetos perfurocortantes (seringas, agulhas, alicate de unha, agulhas etc.);
- Não passar por procedimentos invasivos (hemodiálise, cirurgias, tratamentos dentais, confecção de tatuagem) sem os devidos cuidados de biossegurança;
- Não compartilhar escovas de dentes ou lâminas de barbear/depilar, que são materiais de uso individual;
- Ao colocar piercing, realizar tatuagem ou utilizar serviços como barbearias, manicures/pedicures e podólogos, certificar-se de que os materiais sejam descartáveis e sejam esterilizados adequadamente;
- Usar camisinha nas relações sexuais, a fim de evitar a transmissão por via sexual e, no caso de gestação, evitar a transmissão da doença para o feto.
A hepatite C tem maior taxa de detecção em indivíduos acima dos 40 anos de idade, ou que apresentem fatores de risco, como:
- Ter sido submetido a procedimento de hemodiálise;
- Ter diabetes ou hipertensão;
- Ter realizado procedimentos invasivos (estéticos ou cirúrgicos) sem os devidos cuidados de biossegurança;
- Ter realizado transfusões sanguíneas antes de 1993;
- Compartilhar objetos para o uso de drogas;
- Estar privado de liberdade, dentre outros.
Vacinas disponíveis no SUS
A melhor estratégia de prevenção da hepatite A e B é a vacina – as doses estão disponíveis nas salas de vacinação de todo país. Elas são altamente eficazes, e devem ser realizadas com esquema completo para ter a máxima eficiência.
UAMI
A unidade está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 750 – Sumaré. O horário de funcionamento é das 7h às 17h. A realização de testes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) é feita das 9h às 15h, de segunda à quinta-feira
Veja Também Recentes
Procon alerta empresários de Caraguatatuba sobre golpe de suposta multa emitida pelo órgão
O Procon da Prefeitura de Caraguatatuba recebeu a informação que pessoas mal-intencionadas estão entrando em contato com lojistas do município e se passando por servidores do órgão de defesa do consumidor. Os golpistas informam aos estabelecimentos a existência de uma multa pendente e emite um boleto para pagamento da suposta
Espetáculo sobre Joanna de Ângelis chega ao Teatro Mario Covas neste domingo
O Teatro Mario Covas recebe neste domingo (26/4), às 18h, o espetáculo “Joanna de Ângelis, Transição”. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pelo site https://tinyurl.com/nhh5szsz. Presencialmente, a entrada pode ser adquirida na sede do MAP Caraguá (Movimento de Amor ao Próximo), na Rua Isidoro de Castro, n° 100, no Porto Novo,
Centro de Controle de Zoonoses promove nova feira de adoção neste sábado
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba promove mais uma feira de adoção de cães e gatos neste sábado (25) das 9h às 13h, com mais de 20 animais disponíveis à espera de um lar. Todos estão vacinados, vermifugados e identificados com microchip, como é prática do CCZ
Caraguatatuba reforça doação de sangue em parceria com Hemocentro de Taubaté
A Prefeitura de Caraguatatuba é parceira do Projeto Sangue em Movimento, iniciativa do Hemocentro RP (Núcleo de Hemoterapia de Taubaté) que busca aumentar o número de doadores voluntários de sangue no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. A Secretaria de Saúde oferta transporte gratuito aos moradores interessados
Paratleta de Caraguatatuba fatura ouro e bronze no JEESP
O paratleta de atletismo do programa Inclusão e Movimento da Prefeitura de Caraguatatuba, Marcos Vinícius Gonçalves do Nascimento, conquistou medalha de ouro nos 100m rasos, bronze no Arremesso Peso e o 6º lugar no salto em distância, classe T20 e F20, durante os Jogos Escolares do Estado de São Paulo