Pesquisar No Site
Alunos de Caraguatatuba visitam Estação de Tratamento de Água da Sabesp

Alunos de Caraguatatuba visitam Estação de Tratamento de Água da Sabesp
Durante o mês de junho, os alunos do 6º ano da EMEF Profº. Euclydes Ferreira, no Perequê-Mirim, conheceram as instalações da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Sabesp, localizada no Porto Novo. A visita faz parte do projeto piloto ‘Educa Sabesp’, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação de Caraguatatuba, através do Setor de Projetos.
Na visita, os alunos aprenderam um pouco mais sobre o ciclo da água e a importância da preservação e cuidado com os recursos naturais. Em uma apresentação dinâmica e de construção coletiva de ideias, os alunos fizeram perguntas e deram sugestões sobre como cuidar da natureza.

#PraTodosVerem: Alunos durante visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) da Sabesp, localizada no Porto Novo (Foto: Divulgação/PMC)
A educadora e gestora de comunicação da Sabesp, Gloriete Macedo, juntamente com o biólogo Osvaldo Soares, explicaram sobre todos os processos de tratamento da água, da captação até chegar nas residências e compartilharam suas experiências profissionais.
A professora Ana Paula Veloso, que acompanhou a turma durante a visita, contou que os alunos ficaram interessados na área operacional da estação e que alguns ficaram tão entusiasmados que levaram para a sala de aula, de forma espontânea, esquemas das etapas de tratamento de água que aprenderam durante a visita.
“Mais do que a aplicação prática dos assuntos estudados em sala de aula, atividades externas como essa são uma ótima oportunidade para os alunos vivenciarem formas de atuação profissional na comunidade em que vivem, despertando o interesse para o mercado de trabalho relacionado às questões ambientais”, disse.
O superintendente do Litoral Norte da Sabesp, Rui Cesar Rodrigues Bueno, destacou que esse projeto foi desenvolvido com a ideia de que as crianças consigam compreender que o trabalho da companhia é muito mais do que captar, tratar e distribuir.

#PraTodosVerem: Alunos durante aula do projeto desenvolvido em parceria com a Sabesp (Foto: Divulgação/PMC)
“Queremos levar uma mensagem de preservação e cuidado com a vida, flora e fauna. Esse trabalho me orgulha muito. Através da parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, conseguimos realizar um sonho e a partir desse passo, queremos aprimorar cada vez mais e levar a proposta para outros municípios. É um projeto que é muito bom para o ‘agora’, mas principalmente, é muito bom para o futuro”, concluiu.
O projeto é voltado para os alunos dos 6º anos das unidades Prof.ª Maria Aparecida Ujio; Profº. Euclydes Ferreira; Profª Edna Maria Nogueira Ferraz e EMEFBS Ricardo Luques Sammarco Serra, que foram selecionadas para receber as atividades piloto neste primeiro ano, acompanhando as habilidades do currículo escolar.
O projeto foi elaborado em etapas, sendo que a primeira delas incluiu a capacitação ministrada por profissionais da Sabesp aos docentes durante o mês de abril. Na segunda etapa, os professores elaboraram e apresentaram seus Planos de Aula com tema ‘Água e Saneamento’. As visitas à ETA Porto Novo são realizadas logo após o desenvolvimento do tema com os alunos em sala de aula, como uma forma de encerramento.
Até o final do segundo semestre, todas as salas envolvidas no projeto serão contempladas com a visita e farão uma exposição dos resultados e aspectos observados durante a trilha de aprendizagem.
Veja Também Recentes

Feira Agroecológica valoriza agricultura familiar na Unidade de Tratamento de Gás em Caraguatatuba
A 4ª edição da Feira Agroecológica, promovida pela Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), foi realizada na quarta-feira (14). O evento promoveu o contato dos funcionários da unidade com produtos da agricultura familiar de Caraguatatuba (SP), cultivados sem o uso de insumos químicos. Nesta edição, quatro empreendedores participaram

Profissionais de saúde de Caraguatatuba recebem ‘Projeto Nós na Rede’ do Ministério da Saúde e Fiocruz
Trinta profissionais da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba participam do ‘Projeto Nós na Rede’, promovido pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/Brasília), nesta quinta-feira (7). Trata-se de um curso de atualização com 120 horas de duração, voltado aos trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS),

Fundacc promove Oficina Jornalismo – A Arte da Entrevista na próxima terça-feira no Polo Cultural do Centro
A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza na próxima terça-feira (29/7), às 18h30, no Polo Cultural do Centro, a Oficina Jornalismo – A Arte da Entrevista com Mônica Souza. A entrada é gratuita e para participar não é necessário realizar inscrição. Muitas

‘Nasci pra ser Dercy’ com Grace Gianoukas é atração no Teatro Mario Covas dia 23
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta no sábado (23/8), às 20h, o espetáculo ‘Nasci pra ser Dercy’, com a atriz Grace Gianoukas. Os ingressos variam entre R$ 40 e R$ 100 e podem ser adquiridos antecipadamente no site https://tinyurl.com/yc5cdyv7 , e presencialmente na bilheteria do Teatro no dia 22/8 (sexta-feira), das 16

Caraguatatuba reforça apoio à Pesca Artesanal em Audiência Pública
Vinte e uma pessoas, entre pescadores e pescadoras da pesca artesanal de Caraguatatuba, participaram da audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) na última quarta-feira (13). O debate discutiu a adequação da atividade pesqueira artesanal às normas previstas na legislação, e a busca de soluções