Pesquisar No Site
Alunos de Caraguatatuba visitam Estação de Tratamento de Água da Sabesp

Alunos de Caraguatatuba visitam Estação de Tratamento de Água da Sabesp
Durante o mês de junho, os alunos do 6º ano da EMEF Profº. Euclydes Ferreira, no Perequê-Mirim, conheceram as instalações da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Sabesp, localizada no Porto Novo. A visita faz parte do projeto piloto ‘Educa Sabesp’, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação de Caraguatatuba, através do Setor de Projetos.
Na visita, os alunos aprenderam um pouco mais sobre o ciclo da água e a importância da preservação e cuidado com os recursos naturais. Em uma apresentação dinâmica e de construção coletiva de ideias, os alunos fizeram perguntas e deram sugestões sobre como cuidar da natureza.

#PraTodosVerem: Alunos durante visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) da Sabesp, localizada no Porto Novo (Foto: Divulgação/PMC)
A educadora e gestora de comunicação da Sabesp, Gloriete Macedo, juntamente com o biólogo Osvaldo Soares, explicaram sobre todos os processos de tratamento da água, da captação até chegar nas residências e compartilharam suas experiências profissionais.
A professora Ana Paula Veloso, que acompanhou a turma durante a visita, contou que os alunos ficaram interessados na área operacional da estação e que alguns ficaram tão entusiasmados que levaram para a sala de aula, de forma espontânea, esquemas das etapas de tratamento de água que aprenderam durante a visita.
“Mais do que a aplicação prática dos assuntos estudados em sala de aula, atividades externas como essa são uma ótima oportunidade para os alunos vivenciarem formas de atuação profissional na comunidade em que vivem, despertando o interesse para o mercado de trabalho relacionado às questões ambientais”, disse.
O superintendente do Litoral Norte da Sabesp, Rui Cesar Rodrigues Bueno, destacou que esse projeto foi desenvolvido com a ideia de que as crianças consigam compreender que o trabalho da companhia é muito mais do que captar, tratar e distribuir.

#PraTodosVerem: Alunos durante aula do projeto desenvolvido em parceria com a Sabesp (Foto: Divulgação/PMC)
“Queremos levar uma mensagem de preservação e cuidado com a vida, flora e fauna. Esse trabalho me orgulha muito. Através da parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, conseguimos realizar um sonho e a partir desse passo, queremos aprimorar cada vez mais e levar a proposta para outros municípios. É um projeto que é muito bom para o ‘agora’, mas principalmente, é muito bom para o futuro”, concluiu.
O projeto é voltado para os alunos dos 6º anos das unidades Prof.ª Maria Aparecida Ujio; Profº. Euclydes Ferreira; Profª Edna Maria Nogueira Ferraz e EMEFBS Ricardo Luques Sammarco Serra, que foram selecionadas para receber as atividades piloto neste primeiro ano, acompanhando as habilidades do currículo escolar.
O projeto foi elaborado em etapas, sendo que a primeira delas incluiu a capacitação ministrada por profissionais da Sabesp aos docentes durante o mês de abril. Na segunda etapa, os professores elaboraram e apresentaram seus Planos de Aula com tema ‘Água e Saneamento’. As visitas à ETA Porto Novo são realizadas logo após o desenvolvimento do tema com os alunos em sala de aula, como uma forma de encerramento.
Até o final do segundo semestre, todas as salas envolvidas no projeto serão contempladas com a visita e farão uma exposição dos resultados e aspectos observados durante a trilha de aprendizagem.
Veja Também Recentes

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba recebe oficina gratuita de escrita “Jornalismo Literário” nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira (17/4), às 18h30, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) recebe a oficina de escrita “Jornalismo Literário”, que será ministrada pela jornalista Mônica Souza, da Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundacc. A ação é gratuita e não é necessário realizar inscrição. Durante a oficina, a

Presidente do Fundo Social participa do almoço de Páscoa com crianças e adolescentes da Casa Beija-Flor
A Casa Beija-Flor preparou um almoço de celebração da Páscoa para 253 crianças e adolescentes assistidas pela entidade, educadores e convidados, no centro de convivência do Barranco Alto, em Caraguatatuba, na quarta-feira (16). A instituição desenvolve projetos sociais para pessoas entre 6 a 17 anos e 11 meses, em situação

Caraguatatuba oferece 101 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 101 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (31/3), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê é destaque na programação cultural do fim de semana
Aproximadamente 30 pessoas participaram no último sábado (26/4), de uma saída fotográfica pelas margens do Rio Juqueriquerê, realizada pelo fotógrafo Gustavo Grunewald. A ação integra o projeto Clube da Fotografia, idealizado e coordenado pelo profissional, que também é artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).

#ElasTech reúne centenas de alunas em evento de tecnologia de inclusão de gênero em Caraguatatuba
Para comemorar o Dia Internacional das Meninas da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), Caraguatatuba realizou nesta quinta-feira (22), no Teatro Mário Covas, a primeira edição do #ElasTech, evento de tecnologia de inclusão de gênero. As atividades foram propostas para conscientizar sobre a necessidade de mais meninas e mulheres no