Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba realiza mutirão de combate à Dengue no sábado e conta com apoio da população

Publicado em: 28/06/2022
Destaques
Prefeitura de Caraguatatuba realiza mutirão de combate à Dengue no sábado e conta com apoio da população
Prefeitura de Caraguatatuba realiza mutirão de combate à Dengue no sábado e conta com apoio da população

Servidores de diversas secretarias municipais da Prefeitura de Caraguatatuba estarão no sábado (2/7), das 8h às 14h, percorrendo os bairros da Região Sul, em uma força tarefa de combate à dengue. A estimativa é visitar 20 mil residências.

#PraTodosVerem: Agente de Zoonoses visita residência e moradores olham um balde para saber se é um possível criadouro de dengue (Foto: Luís Gava/PMC)

Idealizado pelo prefeito Aguilar Junior, o mutirão do Dia D de Combate à Dengue é uma estratégia de conscientizar à população para o combate do mosquito Aedes aegypti. “Vamos visitar casa por casa, entregar material informativo e com apoio dos moradores, exterminar qualquer possível foco de criadouros”, explica o prefeito.

Aguilar Junior ainda acrescenta que “a Prefeitura faz sua parte com orientações e quando há necessidade é feita a nebulização nos locais com registro de casos positivos, mas só a população pode ajudar a combater de fato este mosquito dentro de suas casas”.

A ação é educativa e contará com a participação de aproximadamente 500 servidores que, de forma voluntária e juntamente com agentes comunitários de saúde e de zoonoses, visitarão os bairros Jardim Britânia, Pontal Santamarina, Golfinhos, Morro do Algodão, Travessão, Barranco Alto, Perequê-Mirim, Porto Novo e Praia das Palmeiras.

#PraTodosVerem: Agente de Zoonoses faz nebulização em frente a uma residência (Foto: Luís Gava/PMC)

O motivo de fazer a ação inicialmente na Região Sul é o resultado da última Avaliação de Densidade Larvária (ADL), que deixou Caraguatatuba em estado de alerta para a doença. O índice foi de 4%, considerado inédito na cidade, mas a atenção vai para Região Sul que registrou taxa de 8,4%.

Especificamente neste dia está autorizado o descarte de objetos que possam ser possíveis criadouros através do ‘bota-fora’. A Secretaria de Serviços Públicos montará uma ação em conjunto para retirada dos materiais.

A Prefeitura conta com o apoio da população para receber as equipes, acompanhar a vistoria e retirar qualquer material que possa acumular água e criadouros do mosquito da dengue. Os agentes estarão identificados com coletes e crachás.

Até o momento, a cidade registrou 152 casos positivos de dengue, ultrapassando todo ano de 2021, com 72 casos. Caso haja suspeita de focos do mosquito em seu bairro ligue no Disque Dengue, nos telefones: (12) 3887-6888 ou 156.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Adesão ao Refis da Prefeitura de Caraguatatuba entra na última quinzena
Adesão ao Refis da Prefeitura de Caraguatatuba entra na última quinzena

O Programa de Recuperação Fiscal da Prefeitura de Caraguatatuba (Refis – LC 152/2026 – anistia) entra na última quinzena. Os Contribuintes podem requisitar o benefício de forma presencial de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, no Paço Municipal, na Seção de Recuperação de Créditos Fiscais (Dívida Ativa) da Secretaria

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 18/08/2026
Pista Ton Ferreira revitalizada recebe 6ª etapa do Campeonato Paulista de BMX
Pista Ton Ferreira revitalizada recebe 6ª etapa do Campeonato Paulista de BMX

Caraguatatuba recebe, nos dias 12 e 13 de setembro, a 6ª etapa do Campeonato Paulista de BMX, na Pista de Bicicross Ton Ferreira, no bairro Indaiá. A competição deve reunir cerca de 400 pilotos de diferentes regiões do Estado de São Paulo. Para receber a etapa estadual, a pista passou

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 21/08/2026
Caraguatatuba recebe mutirão para reconhecimento de paternidade neste sábado
Caraguatatuba recebe mutirão para reconhecimento de paternidade neste sábado

Caraguatatuba recebe no sábado (1º) o mutirão nacional “Meu Pai Tem Nome”, promovido pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo para atendimento de pessoas que buscam o reconhecimento de paternidade ou a investigação de vínculo biológico. A ação será das 9h às 13h, na unidade da Defensoria Pública, na

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 28/07/2026
Caraguatatuba suspende Rua da Família nos domingos do Dia dos Pais e Aloha Spirit
Caraguatatuba suspende Rua da Família nos domingos do Dia dos Pais e Aloha Spirit

A programação da Rua da Família será suspensa nos dias 9 e 16 de agosto, em Caraguatatuba, devido à comemoração do Dia dos Pais e realização do Aloha Spirit, evento esportivo que movimenta a Praça da Cultura e Praia do Centro. As atividades serão retomadas no dia 23 de agosto.

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 06/08/2026
População de Caraguatatuba é convidada a escolher nome do mascote da saúde bucal
População de Caraguatatuba é convidada a escolher nome do mascote da saúde bucal

A Prefeitura de Caraguatatuba vai abrir um concurso cultural para definir o nome do mascote oficial das ações de saúde bucal desenvolvidas no município. A iniciativa é coordenada pela Divisão de Gestão da Saúde Odontológica, vinculada à Secretaria de Saúde, e permite a participação de todos os moradores da cidade.

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 29/07/2026