Pesquisar No Site
Orientadores participam de workshop voltado à inclusão e melhor atendimento nas Oficinas Culturais

Orientadores participam de workshop voltado à inclusão e melhor atendimento nas Oficinas Culturais
A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, em parceria com a Sepedi – Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, realizou o 1º Workshop de formação continuada para artistas orientadores das Oficinas Culturais.
Dividido em dois módulos: ‘Pessoas com deficiência e como abordar para escritores’ e ‘Adaptação nas Oficinas para melhor atender as pessoas com deficiência’, o workshop trabalhou temas como diversidade, inclusão e arte.
De acordo com a presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, foi realizado um levantamento de dados para identificar se haviam pessoas com deficiência participando das Oficinas Culturais para que pudessem ser traçadas estratégias de melhoria no atendimento e na inclusão.
“Ao todo, identificamos cerca de 50 alunos com algum tipo de deficiência diagnosticada, embora acreditemos que esse número possa ser maior, porém, sem diagnóstico comprobatório. Assim, surgiu a iniciativa de capacitarmos nossos orientadores e funcionários para melhor atendimento e acolhimento dessas pessoas durante as aulas”, disse a presidente.
Já o diretor de cultura da Fundação, Felipe Leite, salientou que a pesquisa foi realizada em todos os Polos Culturais com a intenção não só de melhorar o atendimento, mas também expandir, para que mais pessoas com deficiência sintam-se estimuladas a participarem dos cursos gratuitos oferecidos, assim gerando um ambiente igualitário com atendimento de qualidade para todos.
“Estamos sempre em busca de melhorar a qualidade nos atendimentos prestados junto às Oficinas Culturais, em especial no que diz respeito à inclusão”, frisou o diretor de cultura.
Além do trabalho que vem sendo fomentado junto aos artistas orientadores e a adaptação de rampas nos prédios onde ocorrem as Oficinas, a Fundacc oferece também um curso gratuito de Libras para toda a população. Voltado ao público a partir dos 16 anos, a Oficina de Libras conta com mais de 30 vagas que foram disponibilizadas no Polo do Sumaré.
Aqueles que tiverem interesse em participar podem entrar em contato pelo número: (12) 3881-1834 para saber a disponibilidade de vagas ou deixar o nome da lista de espera. O endereço do Centro Cultural é Rua São Sebastião, s/n, Sumaré.
Veja Também Recentes

LDO 2026 e PPA 2026-2029 de Caraguatatuba são aprovados na Câmara Municipal
Os projetos de lei da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026 e do Plano Plurianual (PPA) 2026–2029 de Caraguatatuba foram aprovados por unanimidade na sessão ordinária da última terça-feira (30/9), na Câmara Municipal, no Centro. A Secretaria de Planejamento realizou três audiências públicas descentralizadas do Plano Plurianual

XV de Caraguatatuba/Secer estreia na Copa Ouro
O E.C. XV de Caraguatatuba/Secer estreou, no sábado (11), na Copa Ouro – Torneio da Associação Paulista de Futebol (APF), competição de futebol masculino sub-20 organizada pela entidade conveniada à Federação Paulista de Futebol (FPF). Jogando em casa, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), o time foi superado pelo

Caraguatatuba promove ações de prevenção ao suicídio na Praça Dr. Cândido Motta
Em vista à Campanha Setembro Amarelo, que busca conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio, a equipe do setor de Saúde Mental promoveu atividades na Praça Dr. Cândido Motta (Coreto) na segunda-feira (29), das 9h às 15h. A iniciativa faz parte do mês dedicado a alertar a comunidade para

Caraguatatuba realiza Festival Municipal de Skate no domingo (5)
Caraguatatuba se prepara para celebrar a cultura urbana em grande estilo. No próximo domingo (5), a cidade será palco do Festival Municipal de Skate, na Pista de Skate de Caraguatatuba, localizada ao lado da Rua da Família, na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho – na Avenida da Praia. A

Cine Sarau segue na próxima semana com exibição de filmes e roda de conversa sobre Sustentabilidade Marinha e Costeira
Segue na próxima quinta-feira (16/10), às 20h, na Escola Estadual Thomaz Ribeiro de Lima, no Centro de Caraguatatuba, o Cine Sarau – projeto que tem como proposta transformar pátios escolares em espaços de aprendizado e engajamento, utilizando a linguagem audiovisual como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de saberes e de