Pesquisar No Site

Cartilha ‘Energia com Escolas’ é lançada para professores de Caraguatatuba em evento na UTGCA

Publicado em: 09/06/2022
Cartilha ‘Energia com Escolas’ é lançada para professores de Caraguatatuba em evento na UTGCA
Cartilha ‘Energia com Escolas’ é lançada para professores de Caraguatatuba em evento na UTGCA

A Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) recebeu na última sexta-feira (3) uma comissão de técnicos das secretarias municipais da Educação e do Meio Ambiente de Caraguatatuba para o lançamento da cartilha ‘Energia com Escolas’.

O projeto é uma iniciativa das gerências de Responsabilidade Social e Comunicação da Petrobras, com intuito de fornecer informações sobre as atividades da companhia e das unidades do estado de SP de forma didática e lúdica aos gestores de ensino, coordenadores e professores, como subsídio para trabalhar os temas em sala de aula. Além da UTGCA, as demais unidades paulistas também serão contempladas.

#PraCegoVer: Em destaque, professora realiza a leitura da cartilha ‘Energia com Escolas’ (Foto: Divulgação)

O material, de formato leve e descontraído, busca resumir em 72 páginas de conteúdo e sugestões de atividades contadas pelos personagens Fábio (petroleiro) e José (seu filho de 9 anos), um pouco da história do petróleo, das atividades da Petrobras, além de ressaltar valores e cuidados em responsabilidade social, segurança, meio ambiente e saúde.

Além de oferecer esse suporte para que todos os envolvidos possam ter um contexto maior do que é a Petrobras em cada localidade, a intenção é fortalecer e ampliar cada vez mais esse tipo de parceria.

Igor Rosa, gerente do Ativo do Processamento de São Paulo, apresentou um panorama geral com as atividades realizadas pela UTGCA e explicou todo o processo, desde a exploração e produção, passando pelo processamento do gás e os produtos resultantes, até o escoamento final.

A palestra se estendeu para uma produtiva troca de ideias e oportunidade de desmistificar informações e dirimir dúvidas dos participantes, como o cheiro do gás, medidas de segurança, ações e atividades realizadas durante a fase crítica da pandemia de Covid-19 e também dados sobre a compensação que é realizada por parte da Petrobras para minimizar os impactos gerados com as atividades.

“É um grande prazer para nós receber públicos que terão a oportunidade de fazer bom uso dos conhecimentos compartilhados. Ter aqui pessoas que lidam com educação é um privilégio. Acredito que as reflexões que tivemos neste dia irão transformar ainda mais pessoas, incluindo os jovens das diferentes faixas etárias nas escolas”, avaliou. A tarde foi finalizada com uma visita à área industrial.

Iniciativa aprovada

#PraCegoVer:Técnico fala para professores durante evento de lançamento da cartilha ‘Energia com Escolas’ (Foto: Divulgação)

Os convidados aprovaram a iniciativa. Ricardo Quirino, professor do Apoio Pedagógico, foi um dos participantes que mais interagiu com a equipe durante o evento. “Acho um evento válido, fundamental e importante”, opinou. Quirino ainda sugeriu iniciativas para ampliar o conhecimento da comunidade, sobretudo dos jovens, sobre toda essa cadeia industrial que funciona na cidade, como forma de referência e perspectiva de futuro para esse público.

Outra professora que saiu encantada foi Soraia Bernardo, coordenadora pedagógica da EMEI/EMEF Benedito Inácio Soares, localizada no bairro Massaguaçu. “Estou fascinada porque eu não tinha ideia de muitas coisas que nos foram apresentadas. Como coordenadora, posso dizer que será de muita valia para nossos professores, porque uma coisa é abordarmos o tema de maneira teórica e outra completamente diferente é falarmos após termos vivenciado a experiência, como fizemos aqui. É fantástico”, concluiu.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Abertura da XX Olimpíadas Especiais das APAEs celebra amizade e espírito esportivo em Caraguatatuba
Abertura da 20ª Olimpíadas Especiais das APAEs celebra amizade e espírito esportivo em Caraguatatuba

O Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG) recebeu na segunda-feira (18) a abertura da 20ª Olimpíadas Especiais das APAES do Estado de São Paulo. A competição é organizada pela Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP) com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba O evento reuniu cerca de 800

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 19/07/2022
Caraguatatuba coleta mais de 10 toneladas de materiais recicláveis nos últimos quatro meses
Caraguatatuba coleta mais de 10 toneladas de materiais recicláveis nos últimos quatro meses

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), arrecadou 10,061 toneladas de materiais recicláveis nos Ecopontos, no período de março a junho. Nestes quatro meses também foram contabilizados 780 m³ de madeira, 762 m³ de resíduos da construção civil, 827 m³ de poda,

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 22/07/2022
Curso de Iniciação à Costura possibilita nova renda para 36 alunas do Fundo Social de Caraguatatuba
Curso de Iniciação à Costura possibilita nova renda para 36 alunas do Fundo Social de Caraguatatuba

O Fundo Social de Caraguatatuba deu início nesta semana ao curso de Iniciação à Costura para 36 alunas. Devido à alta procura foram criadas seis turmas de seis participantes cada. A oportunidade gratuita proporciona uma nova opção de renda e cria possibilidades de ingresso ao mercado de trabalho. A oficina

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 19/07/2022
2ª Divisão: 15 times iniciam disputa para vagas na elite do Futebol Amador de Caraguatatuba
2ª Divisão: 15 times iniciam disputa para vagas na elite do Futebol Amador de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, realizou nesta quarta-feira (3), o congresso técnico da 2ª Divisão do Campeonato de Futebol Amador de Caraguatatuba. O evento definiu os grupos da competição. No Grupo A, composto por sete times, estão EC Estrela do Morro, Morro do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 04/08/2022
Carlo Cury expõe mostra ‘Testemunho de Religiosidade’ no Senac São José dos Campos
Carlo Cury expõe mostra ‘Testemunho de Religiosidade’ no Senac São José dos Campos

Após dois anos de pandemia, a exposição itinerante ‘Testemunho de Religiosidade: Santos entre Anjos, Cruzes e Velas’, do artista plástico e ceramista Carlo Cury, de Caraguatatuba, chega ao Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de São José dos Campos. A mostra pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira,

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 08/08/2022