Pesquisar No Site

Cartilha ‘Energia com Escolas’ é lançada para professores de Caraguatatuba em evento na UTGCA

Publicado em: 09/06/2022
Cartilha ‘Energia com Escolas’ é lançada para professores de Caraguatatuba em evento na UTGCA
Cartilha ‘Energia com Escolas’ é lançada para professores de Caraguatatuba em evento na UTGCA

A Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) recebeu na última sexta-feira (3) uma comissão de técnicos das secretarias municipais da Educação e do Meio Ambiente de Caraguatatuba para o lançamento da cartilha ‘Energia com Escolas’.

O projeto é uma iniciativa das gerências de Responsabilidade Social e Comunicação da Petrobras, com intuito de fornecer informações sobre as atividades da companhia e das unidades do estado de SP de forma didática e lúdica aos gestores de ensino, coordenadores e professores, como subsídio para trabalhar os temas em sala de aula. Além da UTGCA, as demais unidades paulistas também serão contempladas.

#PraCegoVer: Em destaque, professora realiza a leitura da cartilha ‘Energia com Escolas’ (Foto: Divulgação)

O material, de formato leve e descontraído, busca resumir em 72 páginas de conteúdo e sugestões de atividades contadas pelos personagens Fábio (petroleiro) e José (seu filho de 9 anos), um pouco da história do petróleo, das atividades da Petrobras, além de ressaltar valores e cuidados em responsabilidade social, segurança, meio ambiente e saúde.

Além de oferecer esse suporte para que todos os envolvidos possam ter um contexto maior do que é a Petrobras em cada localidade, a intenção é fortalecer e ampliar cada vez mais esse tipo de parceria.

Igor Rosa, gerente do Ativo do Processamento de São Paulo, apresentou um panorama geral com as atividades realizadas pela UTGCA e explicou todo o processo, desde a exploração e produção, passando pelo processamento do gás e os produtos resultantes, até o escoamento final.

A palestra se estendeu para uma produtiva troca de ideias e oportunidade de desmistificar informações e dirimir dúvidas dos participantes, como o cheiro do gás, medidas de segurança, ações e atividades realizadas durante a fase crítica da pandemia de Covid-19 e também dados sobre a compensação que é realizada por parte da Petrobras para minimizar os impactos gerados com as atividades.

“É um grande prazer para nós receber públicos que terão a oportunidade de fazer bom uso dos conhecimentos compartilhados. Ter aqui pessoas que lidam com educação é um privilégio. Acredito que as reflexões que tivemos neste dia irão transformar ainda mais pessoas, incluindo os jovens das diferentes faixas etárias nas escolas”, avaliou. A tarde foi finalizada com uma visita à área industrial.

Iniciativa aprovada

#PraCegoVer:Técnico fala para professores durante evento de lançamento da cartilha ‘Energia com Escolas’ (Foto: Divulgação)

Os convidados aprovaram a iniciativa. Ricardo Quirino, professor do Apoio Pedagógico, foi um dos participantes que mais interagiu com a equipe durante o evento. “Acho um evento válido, fundamental e importante”, opinou. Quirino ainda sugeriu iniciativas para ampliar o conhecimento da comunidade, sobretudo dos jovens, sobre toda essa cadeia industrial que funciona na cidade, como forma de referência e perspectiva de futuro para esse público.

Outra professora que saiu encantada foi Soraia Bernardo, coordenadora pedagógica da EMEI/EMEF Benedito Inácio Soares, localizada no bairro Massaguaçu. “Estou fascinada porque eu não tinha ideia de muitas coisas que nos foram apresentadas. Como coordenadora, posso dizer que será de muita valia para nossos professores, porque uma coisa é abordarmos o tema de maneira teórica e outra completamente diferente é falarmos após termos vivenciado a experiência, como fizemos aqui. É fantástico”, concluiu.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba altera funcionamento da coleta seletiva e ecopontos na Sexta-feira Santa
Prefeitura de Caraguatatuba altera funcionamento da coleta seletiva e ecopontos na Sexta-feira Santa

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, informa que a Coleta Seletiva estará suspensa amanhã (29), em função do feriado da Sexta-feira Santa. Do mesmo modo, os Ecopontos funcionarão em horários reduzidos, das 8h30 às 14h. No sábado os locais abrem normalmente, das

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 28/03/2024
Mais dois jogos pelas oitavas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal são realizados hoje
Mais dois jogos pelas oitavas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal são realizados hoje

O Torneio Aniversário da Cidade de Futsal terá mais duas rodadas de jogos pelas oitavas de final nesta quarta-feira (27), no Ginásio Morro do Algodão. A competição promete muita emoção com dois jogos imperdíveis. Às 20h terá o confronto entre Hidráulica Caiçara e Litoral City. Em seguida, às 21h, será

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 27/03/2024
Mais de 90 mudas nativas são plantadas em Caraguatatuba desde o começo do mês
Mais de 90 mudas nativas são plantadas em Caraguatatuba desde o começo do mês

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou recentemente o plantio de 97 mudas nativas em diversos pontos do município. Dentre as espécies plantadas estão Grumixamas, Pitangueiras, Ipês, Araçás, Abius, Ingás e Jambos. Os locais contemplados com as novas mudas incluem o Arco

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 11/04/2024
Litoral City e Rio do Ouro Futsal avançam para quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade
Litoral City e Rio do Ouro Futsal avançam para quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade

Os jogos desta quarta-feira (27) revelaram outros dois times que avançaram para as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal. Com vitórias acirradas, Litoral City e Rio do Ouro Futsal se classificaram para a próxima fase. No primeiro jogo da noite contra Hidraulica Caiçara, o time Litoral

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 28/03/2024
GCM de Caraguatatuba apreende veículo suspeito de ter sido furtado
GCM de Caraguatatuba apreende veículo suspeito de ter sido furtado

A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba realizou na noite de terça-feira (02) a apreensão de um veículo, sob suspeita de ter sido furtado. Por volta das 19h30, um agente de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, ao fazer o patrulhamento na região central da cidade, avistou

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 03/04/2024