Pesquisar No Site
Alunos da rede municipal participam de blitz educativa em Caraguatatuba
Alunos da rede municipal participam de blitz educativa em Caraguatatuba
O Programa Trânsito Legal, desenvolvido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, realizou nesta terça-feira (07) uma blitz com 69 alunos da EMEF Maria Thereza de Souza Castro, em frente à Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro.

#PraCegoVer: A secretária de Educação de Caraguatatuba, Márcia Paiva, posa para foto com alunos da EMEF Maria Thereza de Souza Castro, durante blitz educativa (Foto: Adriana Rodrigues/PMC)
Direcionado aos alunos do Ensino Fundamental I (4º ano), o programa faz parte de uma série de atividades de Formação Cidadã promovidas nas unidades escolares de Caraguatatuba através de parcerias intermediadas pelo Setor de Projetos da Secretaria de Educação. Ao todo, 11 unidades escolares do município estão participando.
Sob a orientação de agentes de trânsito municipais, a blitz foi acompanhada pelos secretários Márcia Paiva (Educação) e Marcel Luiz Giorgeti (Mobilidade). Durante a blitz as crianças receberam um talão de multas fictício com o objetivo de colocar em prática o aprendizado sobre as leis de trânsito.
“Este é um programa educativo para orientar as crianças. Durante a blitz, através dos ensinamentos adquiridos nas aulas, os alunos transmitem as informações aos motoristas buscando a conscientização, melhorando o trânsito para todos”, comentou a secretária de Educação, Márcia Paiva.

#PraCegoVer: Aluna aborda motorista durante blitz educativa em Caraguatatuba. Agentes de trânsito acompanham a ação (Foto: Adriana Rodrigues/PMC)
A ação chamou a atenção de quem transitava pela região. Durante a blitz os agentes mirins chamavam a atenção quando viam alguma irregularidade ou infração de trânsito, como motociclistas com o visor do capacete levantado.
A cada abordagem os motoristas recebiam de presente um desenho produzido pelos alunos durante as aulas do projeto.
Programa Trânsito Legal
Completando 19 anos, o programa Trânsito Legal já abrangeu mais de 25 mil alunos da rede pública. De uma forma lúdica e divertida e com auxílio de vídeos e jogos, os agentes de trânsito explicam a importância de usar equipamentos de segurança para dirigir carros e motos, o papel dos agentes de trânsito, primeiros socorros em casos de acidentes e valorização de conceitos de ética, moral e cidadania para maior respeito à vida, à saúde, à educação e ao meio ambiente.
Veja Também Recentes
Patinadora de Caraguatatuba conquista dois títulos em etapa nacional realizada em Londrina
A atleta Sandra Emilia Melocchi representou Caraguatatuba na 2ª etapa do Grande Prêmio Nacional de Patinação Artística e garantiu dois títulos na competição realizada no último fim de semana (30 e 31/5), em Londrina (PR). Promovido pela Dancing Patinação Londrina, o evento reuniu 244 atletas, 19 equipes e representantes de
Cineclube exibe documentário sobre primeira seleção feminina de futebol do Brasil nesta quinta-feira
O Cineclube Ponto MIS exibe nesta quinta-feira (18/6), às 18h, na Videoteca Lúcio Braun, o documentário “As Primeiras”, com direção e roteiro de Adriana Yañez. O filme é indicado para maiores de 12 anos e tem entrada gratuita. Não é necessário retirar ingresso. Em clima de Copa do Mundo, durante
Palestra com Dr. Álvaro Gonzaga integra programação da 10ª Semana Nacional de Arquivos em Caraguatatuba
O Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros, em Caraguatatuba, promove nesta quinta-feira (11/6), às 13h30, no Auditório Maristela de Oliveira, a palestra “A importância dos arquivos públicos para a democracia e a justiça social”, com o Prof. Dr. Álvaro Gonzaga. A entrada é gratuita e não é necessário realizar inscrição.
Caraguatatuba lança Rota da Copa e prepara programação especial para mundial de futebol
Caraguatatuba lança oficialmente a Rota da Copa, iniciativa que promete conectar moradores e turistas aos principais locais da cidade para acompanhar os jogos da Copa do Mundo FIFA 2026. A proposta reúne bares, restaurantes e estabelecimentos gastronômicos que irão transmitir as partidas ao longo da competição. A Rota da Copa
Homem é preso pela Guarda Municipal de Caraguatatuba por inadimplência de pensão alimentícia
Na tarde de quinta-feira (21), equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba realizaram a prisão de um homem procurado pela Justiça por inadimplência no pagamento de pensão alimentícia. A ocorrência foi registrada no bairro Poiares, após o Centro de Operações Integradas (COI) identificarem, por meio da plataforma de inteligência