Pesquisar No Site

Alunos da rede municipal participam de blitz educativa em Caraguatatuba

Publicado em: 08/06/2022
Alunos da rede municipal participam de blitz educativa em Caraguatatuba
Alunos da rede municipal participam de blitz educativa em Caraguatatuba

O Programa Trânsito Legal, desenvolvido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, realizou nesta terça-feira (07) uma blitz com 69 alunos da EMEF Maria Thereza de Souza Castro, em frente à Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro.

#PraCegoVer: A secretária de Educação de Caraguatatuba, Márcia Paiva, posa para foto com alunos da EMEF Maria Thereza de Souza Castro, durante blitz educativa (Foto: Adriana Rodrigues/PMC)

Direcionado aos alunos do Ensino Fundamental I (4º ano), o programa faz parte de uma série de atividades de Formação Cidadã promovidas nas unidades escolares de Caraguatatuba através de parcerias intermediadas pelo Setor de Projetos da Secretaria de Educação. Ao todo, 11 unidades escolares do município estão participando.

Sob a orientação de agentes de trânsito municipais, a blitz foi acompanhada pelos secretários Márcia Paiva (Educação) e Marcel Luiz Giorgeti (Mobilidade). Durante a blitz as crianças receberam um talão de multas fictício com o objetivo de colocar em prática o aprendizado sobre as leis de trânsito.

“Este é um programa educativo para orientar as crianças. Durante a blitz, através dos ensinamentos adquiridos nas aulas, os alunos transmitem as informações aos motoristas buscando a conscientização, melhorando o trânsito para todos”, comentou a secretária de Educação, Márcia Paiva.

#PraCegoVer: Aluna aborda motorista durante blitz educativa em Caraguatatuba. Agentes de trânsito acompanham a ação (Foto: Adriana Rodrigues/PMC)

A ação chamou a atenção de quem transitava pela região. Durante a blitz os agentes mirins chamavam a atenção quando viam alguma irregularidade ou infração de trânsito, como motociclistas com o visor do capacete levantado.

A cada abordagem os motoristas recebiam de presente um desenho produzido pelos alunos durante as aulas do projeto.

Programa Trânsito Legal

Completando 19 anos, o programa Trânsito Legal já abrangeu mais de 25 mil alunos da rede pública. De uma forma lúdica e divertida e com auxílio de vídeos e jogos, os agentes de trânsito explicam a importância de usar equipamentos de segurança para dirigir carros e motos, o papel dos agentes de trânsito, primeiros socorros em casos de acidentes e valorização de conceitos de ética, moral e cidadania para maior respeito à vida, à saúde, à educação e ao meio ambiente.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Reunião regional debate melhorias para pescadores do Litoral Norte
Reunião regional debate melhorias para pescadores do Litoral Norte

Representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba participaram, na tarde da última segunda-feira (26), de uma reunião conjunta com as colônias de pescadores de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. O encontro ocorreu na sede da Colônia de Pescadores Z-8 “Benjamin Constant”, no bairro Indaiá, em

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 7 - Energia limpa e acessível Publicado em 29/10/2026
Caraguatatuba recebe segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática neste sábado
Caraguatatuba recebe segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática neste sábado

Caraguatatuba recebe, neste sábado (17), a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas (OBMEP) 2026. A prova será aplicada no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Polo Caraguatatuba, com início às 14h30 e duração de três horas, com término previsto para às 17h30. Participam das etapas

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 15/10/2026
Assistência Social promove formação para fortalecer prevenção e erradicação do trabalho infantil
Assistência Social promove formação para fortalecer prevenção e erradicação do trabalho infantil

O Setor de Educação Permanente e das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) promoveu, nos dias 6, 7 e 8 de outubro, uma formação voltada aos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e profissionais que integram a rede de proteção de crianças e adolescentes.

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 09/10/2026
Destaque Mulheres Empreendedoras 2026 do Litoral Norte lota Teatro Mario Covas em Caraguatatuba
Destaque Mulheres Empreendedoras 2026 do Litoral Norte lota Teatro Mario Covas em Caraguatatuba

O evento “Elas Movem O Litoral – Destaque Mulheres Empreendedoras 2026” conferiu certificados a mais de 300 empresárias de diversos ramos de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba, no Teatro Mario Covas, que se sobressaem mo mercado. A celebração foi realizada pelo Conselho Integrado Nacional de Estética e Beleza (Cineb)

Leia Mais Notícias Fundo Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 12 - Consumo e produção responsáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 18 - Igualdade Étnico-Racial ODS 5 - Igualdade de gênero ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Sem categoria Publicado em 28/10/2026