Pesquisar No Site
Alunos da rede municipal participam de blitz educativa em Caraguatatuba
Alunos da rede municipal participam de blitz educativa em Caraguatatuba
O Programa Trânsito Legal, desenvolvido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, realizou nesta terça-feira (07) uma blitz com 69 alunos da EMEF Maria Thereza de Souza Castro, em frente à Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro.

#PraCegoVer: A secretária de Educação de Caraguatatuba, Márcia Paiva, posa para foto com alunos da EMEF Maria Thereza de Souza Castro, durante blitz educativa (Foto: Adriana Rodrigues/PMC)
Direcionado aos alunos do Ensino Fundamental I (4º ano), o programa faz parte de uma série de atividades de Formação Cidadã promovidas nas unidades escolares de Caraguatatuba através de parcerias intermediadas pelo Setor de Projetos da Secretaria de Educação. Ao todo, 11 unidades escolares do município estão participando.
Sob a orientação de agentes de trânsito municipais, a blitz foi acompanhada pelos secretários Márcia Paiva (Educação) e Marcel Luiz Giorgeti (Mobilidade). Durante a blitz as crianças receberam um talão de multas fictício com o objetivo de colocar em prática o aprendizado sobre as leis de trânsito.
“Este é um programa educativo para orientar as crianças. Durante a blitz, através dos ensinamentos adquiridos nas aulas, os alunos transmitem as informações aos motoristas buscando a conscientização, melhorando o trânsito para todos”, comentou a secretária de Educação, Márcia Paiva.

#PraCegoVer: Aluna aborda motorista durante blitz educativa em Caraguatatuba. Agentes de trânsito acompanham a ação (Foto: Adriana Rodrigues/PMC)
A ação chamou a atenção de quem transitava pela região. Durante a blitz os agentes mirins chamavam a atenção quando viam alguma irregularidade ou infração de trânsito, como motociclistas com o visor do capacete levantado.
A cada abordagem os motoristas recebiam de presente um desenho produzido pelos alunos durante as aulas do projeto.
Programa Trânsito Legal
Completando 19 anos, o programa Trânsito Legal já abrangeu mais de 25 mil alunos da rede pública. De uma forma lúdica e divertida e com auxílio de vídeos e jogos, os agentes de trânsito explicam a importância de usar equipamentos de segurança para dirigir carros e motos, o papel dos agentes de trânsito, primeiros socorros em casos de acidentes e valorização de conceitos de ética, moral e cidadania para maior respeito à vida, à saúde, à educação e ao meio ambiente.
Veja Também Recentes
Semana de Valorização da Pessoa Idosa traz show gratuito da cantora Wanderléa na Praça da Cultura
Wanderléa, uma das vozes que marcaram a Jovem Guarda, se apresenta nesta quinta-feira (1º), às 19h, na Praça da Cultura, em Caraguatatuba. Aos 82 anos, a cantora leva ao palco sucessos como “Foi Assim”, “Sentado à Beira”, “Ternura”, “Prova de Fogo” e “Pare o Casamento”. A entrada é gratuita. Ao
Decreto municipal transfere ponto facultativo do Dia do Servidor para 30 de outubro em Caraguatatuba
O Dia do Servidor Público é comemorado anualmente em 28 de outubro, mas o Decreto Municipal nº 2.592, de 25 de setembro de 2026, alterou a data do ponto facultativo para o dia 30 de outubro (sexta-feira) no âmbito da Prefeitura de Caraguatatuba. De acordo com o decreto, publicado na
Caraguatatuba é selecionada para participar da Feira do Empreendedor do Sebrae 2026
Caraguatatuba foi selecionada para participar da Feira do Empreendedor do Sebrae 2026, que será realizada de 19 a 22 de outubro, no pavilhão de exposições São Paulo Expo, na capital paulista. Durante todo o evento, a participação ocorrerá no espaço Crie Políticas Públicas, integrado à Arena Cidade Empreendedora – Cidades
Feira de Economia Criativa e Caiçara reúne cultura, música e gastronomia em Caraguatatuba
A Praça do Caiçara, no Centro de Caraguatatuba, recebe no dia 31 de outubro (sábado), a partir das 11h, mais uma edição da Feira de Economia Criativa e Caiçara. O evento tem entrada gratuita e visa valorizar produtores e artistas da economia criativa da região. A iniciativa busca fortalecer e
Palhaça Bizuka estreia peça “A Fantástica Engolidora de Sapos” no Auditório Maristela de Oliveira nesta sexta
Estreia nesta sexta-feira (2/10), às 19h, no Auditório Maristela de Oliveira, no Centro de Caraguatatuba, a peça “A Fantástica Engolidora de Sapos” com a palhaça Bizuka, interpretada pela atriz Gabriela Antonakis. Haverá reapresentação do espetáculo no sábado (3/10), no mesmo horário e local. A entrada é gratuita. Dirigida por Rafael