Pesquisar No Site

Secretaria da Educação de Caraguatatuba inicia ciclo de formaturas do Proerd

Publicado em: 23/05/2022
capaSecretaria da Educação de Caraguatatuba inicia ciclo de formaturas do Proerd
Secretaria da Educação de Caraguatatuba inicia ciclo de formaturas do Proerd

Teve início nesta segunda-feira (23), o ciclo de formaturas do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) em Caraguatatuba. A primeira cerimônia foi realizada na quadra da EMEF Prof.º João Benedito Marcondes, no Barranco Alto, onde, em conjunto com a EMEF Masako Sone, um grupo de 120 alunos dos 5º anos participou da cerimônia.

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, esteve presente na solenidade em companhia da secretária de Educação, Márcia Paiva, dos representantes da Polícia Militar 2º SGT PM Flávio Jacinto, CB PM Leandro Pereira, instrutor do programa nesta edição, e de representantes das equipes gestoras das unidades escolares.

O Proerd é uma parceria entre o 20º Batalhão da Polícia Militar/Interior (BPM/I) e a Prefeitura de Caraguatatuba. Promovido pela Secretaria de Educação, faz parte de um conjunto de ações de ‘Formação Cidadã’, executados por meio do Setor de Projetos.

Durante o programa, os alunos participam de 10 encontros/aulas onde são abordados temas sobre civismo, cidadania e valores humanos. A principal missão, no entanto, é orientar e conscientizar os jovens sobre os efeitos provocados pela dependência de substâncias químicas, sejam elas lícitas, como álcool e cigarro, ou ilícitas.

#PraCegoVer: Aluna da rede municipal posa para foto durante formatura do Proerd. Ela está acompanhada pelo prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, da secretária de Educação, Márcia Paiva, do instrutor do Proerd, CB PM Leandro Pereira e de educadoras da EMEF Masako Sone (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Durante a formatura o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, parabenizou os alunos formandos, agradeceu a presença dos representantes da Polícia Militar e da equipe da Secretaria de Educação. Em sua fala ele destacou que o Proerd é um programa encantador e alerta de forma clara sobre os perigos que os jovens podem enfrentar. “Tenho duas filhas e as abraço quando saem e quando retornam para casa. Abracem sempre seus filhos e quando os sentirem diferentes vão saber que tem alguma coisa errada”, alertou aos pais presentes.

Em continuidade, disse acreditar que através das aulas do Proerd foi plantada uma boa semente no coração dos jovens, que agora têm ferramentas para compreenderem sobre o poder das boas escolhas e decisões e que elas se refletirão no futuro e serão a base que conduzirá suas vidas de forma segura e saudável.

A secretária de Educação, Márcia Paiva, agradeceu a presença de todos, parabenizou os alunos e ressaltou a importância da retomada do Proerd após o período de pandemia. Ela também destacou o quanto é positiva a participação das famílias nas atividades escolares. “Através do esforço cooperativo entre a escola e a família, ensinamos nossas crianças e adolescentes a serem capazes de fazer boas escolhas, de se comunicar e se relacionar com pessoas, denunciar o bullying com segurança, reconhecer os malefícios das drogas e a pressão dos colegas e, principalmente, a manter-se livre das drogas e da violência”, concluiu.

Uma das atividades de encerramento do programa consiste na elaboração de uma redação sobre as lições aprendidas durante as aulas. Os autores das redações de destaque têm a oportunidade de lerem seus textos na formatura.

O pequeno Enzo Gustavo Souza Castilho, 10 anos, aluno destaque da EMEF Prof.º João Benedito Marcondes, relatou que vive em um bairro onde identifica alguns perigos e se inspirou nele para escrever sobre a importância do Proerd. “Temos que dizer não às drogas, ao álcool, ao cigarro”, reforçou.

Essa também é a opinião de Thauany Vitoria Rocha de Oliveira, 10 anos, que representou sua turma, da EMEF Masako Sone. “Acho que foi muito importante esse tempo que passamos nas aulas e o Proerd ensina o que é errado”.

Neste semestre estão envolvidas no projeto as EMEFs Prof.º João Benedito Marcondes, Masako Sone, Prof.ª Maria Aparecida Ujio e Prof.º Alaor Xavier Junqueira.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba abre novas turmas do curso de Manipulação de Alimentos
Prefeitura de Caraguatatuba abre novas turmas do curso de Manipulação de Alimentos

Devido à elevada procura por mais vagas, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Banco Municipal de Alimentos, com a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, abre inscrições para mais um curso de manipulação de alimentos. O curso será no Banco de Alimentos nos dias 28 e 29

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 21/06/2022
Prefeitura de Caraguatatuba leiloa 18 toneladas de sucata automotiva apreendida em via pública
Prefeitura de Caraguatatuba leiloa 18 toneladas de sucata automotiva apreendida em via pública

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza um Leilão Público Eletrônico no dia 28 de junho (terça-feira), às 10h, para vender sucatas inservíveis de veículos abandonados e apreendidos nas ruas do município pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão. O certame é exclusivamente direcionado às empresas do ramo de siderurgia,

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 15/06/2022
Sebrae faz workshop para empresas terem lucros no mundo PET
Sebrae faz workshop para empresas terem lucros no mundo PET

Sabe quando você investe em um negócio que faz sucesso e cresce a cada dia, mas ele não te dá retorno? Assim é no mundo PET e tema de workshop a ser realizado entre os dias 20 e 23 de junho, de forma on-line, pelo Sebrae. Dois especialistas foram convidados

Leia Mais Notícias SEBRAE Publicado em 15/06/2022
Caraguatatuba tem vacinação e teste Covid-19 durante feriado prolongado do Padroeiro da Cidade
Caraguatatuba tem vacinação e teste Covid-19 durante feriado prolongado do Padroeiro da Cidade

A Prefeitura de Caraguatatuba segue com vacinação e teste Covid-19 durante o feriado religioso que segue até segunda-feira (13), quando se comemora o Dia de Santo Antônio, padroeiro da cidade. A população pode se vacinar contra Covid-19 nas três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas. Pessoas com mais de 50 anos

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 10/06/2022
Prefeitura de Caraguatatuba conclui seleção de entidade de previdência complementar
Prefeitura de Caraguatatuba conclui seleção de entidade de previdência complementar

A BB Previdência (Fundo de Pensão Banco do Brasil) foi selecionada como Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC) para administração de plano de benefícios previdenciários dos servidores e empregados públicos efetivos da Prefeitura, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Câmara Municipal e do Instituto de Previdência do Município de

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 30/06/2022