Pesquisar No Site

Secretaria da Educação de Caraguatatuba inicia ciclo de formaturas do Proerd

Publicado em: 23/05/2022
capaSecretaria da Educação de Caraguatatuba inicia ciclo de formaturas do Proerd
Secretaria da Educação de Caraguatatuba inicia ciclo de formaturas do Proerd

Teve início nesta segunda-feira (23), o ciclo de formaturas do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) em Caraguatatuba. A primeira cerimônia foi realizada na quadra da EMEF Prof.º João Benedito Marcondes, no Barranco Alto, onde, em conjunto com a EMEF Masako Sone, um grupo de 120 alunos dos 5º anos participou da cerimônia.

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, esteve presente na solenidade em companhia da secretária de Educação, Márcia Paiva, dos representantes da Polícia Militar 2º SGT PM Flávio Jacinto, CB PM Leandro Pereira, instrutor do programa nesta edição, e de representantes das equipes gestoras das unidades escolares.

O Proerd é uma parceria entre o 20º Batalhão da Polícia Militar/Interior (BPM/I) e a Prefeitura de Caraguatatuba. Promovido pela Secretaria de Educação, faz parte de um conjunto de ações de ‘Formação Cidadã’, executados por meio do Setor de Projetos.

Durante o programa, os alunos participam de 10 encontros/aulas onde são abordados temas sobre civismo, cidadania e valores humanos. A principal missão, no entanto, é orientar e conscientizar os jovens sobre os efeitos provocados pela dependência de substâncias químicas, sejam elas lícitas, como álcool e cigarro, ou ilícitas.

#PraCegoVer: Aluna da rede municipal posa para foto durante formatura do Proerd. Ela está acompanhada pelo prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, da secretária de Educação, Márcia Paiva, do instrutor do Proerd, CB PM Leandro Pereira e de educadoras da EMEF Masako Sone (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Durante a formatura o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, parabenizou os alunos formandos, agradeceu a presença dos representantes da Polícia Militar e da equipe da Secretaria de Educação. Em sua fala ele destacou que o Proerd é um programa encantador e alerta de forma clara sobre os perigos que os jovens podem enfrentar. “Tenho duas filhas e as abraço quando saem e quando retornam para casa. Abracem sempre seus filhos e quando os sentirem diferentes vão saber que tem alguma coisa errada”, alertou aos pais presentes.

Em continuidade, disse acreditar que através das aulas do Proerd foi plantada uma boa semente no coração dos jovens, que agora têm ferramentas para compreenderem sobre o poder das boas escolhas e decisões e que elas se refletirão no futuro e serão a base que conduzirá suas vidas de forma segura e saudável.

A secretária de Educação, Márcia Paiva, agradeceu a presença de todos, parabenizou os alunos e ressaltou a importância da retomada do Proerd após o período de pandemia. Ela também destacou o quanto é positiva a participação das famílias nas atividades escolares. “Através do esforço cooperativo entre a escola e a família, ensinamos nossas crianças e adolescentes a serem capazes de fazer boas escolhas, de se comunicar e se relacionar com pessoas, denunciar o bullying com segurança, reconhecer os malefícios das drogas e a pressão dos colegas e, principalmente, a manter-se livre das drogas e da violência”, concluiu.

Uma das atividades de encerramento do programa consiste na elaboração de uma redação sobre as lições aprendidas durante as aulas. Os autores das redações de destaque têm a oportunidade de lerem seus textos na formatura.

O pequeno Enzo Gustavo Souza Castilho, 10 anos, aluno destaque da EMEF Prof.º João Benedito Marcondes, relatou que vive em um bairro onde identifica alguns perigos e se inspirou nele para escrever sobre a importância do Proerd. “Temos que dizer não às drogas, ao álcool, ao cigarro”, reforçou.

Essa também é a opinião de Thauany Vitoria Rocha de Oliveira, 10 anos, que representou sua turma, da EMEF Masako Sone. “Acho que foi muito importante esse tempo que passamos nas aulas e o Proerd ensina o que é errado”.

Neste semestre estão envolvidas no projeto as EMEFs Prof.º João Benedito Marcondes, Masako Sone, Prof.ª Maria Aparecida Ujio e Prof.º Alaor Xavier Junqueira.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura leva palestra sobre segurança no trânsito ao Hospital Regional
Prefeitura leva palestra sobre segurança no trânsito ao Hospital Regional

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob), esteve na tarde de segunda-feira (18) no Hospital Regional do Litoral Norte, levando aos funcionários da unidade uma palestra sobre segurança no trânsito. A palestra fez parte das atividades da Semana Interna de Prevenção

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 19/03/2024
14ª Paixão de Cristo de Caraguatatuba será na Praça de Eventos do Porto Novo
14ª Paixão de Cristo de Caraguatatuba será na Praça de Eventos do Porto Novo

Além do novo local, a encenação contará com tradução em libras Em um espaço de quase 5 mil m², com estruturas de arquibancada, palcos que ocupam 970m² e painéis de led de cenários cobrindo 90m², a 14ª edição da Paixão de Cristo de Caraguatatuba será realizada na Praça de Eventos

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 22/03/2024
XVI Encontro de Ceramistas em Paraty tem participação de artistas de Caraguatatuba
XVI Encontro de Ceramistas em Paraty tem participação de artistas de Caraguatatuba

A cidade de Paraty, conhecida por sua charmosa atmosfera histórica, acolherá a décima sexta edição do Encontro de Ceramistas durante a Semana Santa, data tradicional do evento que se consolidou como referência nacional na celebração da arte cerâmica. As artistas Lu Chiata e Luciana Renna representam a cerâmica de Caraguatatuba. Este ano,

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 19/03/2024
Estudantes destaques da OBMEP visitam Instituto Federal de Caraguatatuba
Estudantes destaques da OBMEP visitam Instituto Federal de Caraguatatuba

Estudantes do Ensino Fundamental dos Anos Finais (6º ao 9º ano) das escolas municipais, medalhistas e menções honrosas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), puderam visitar o Instituto Federal de Caraguatatuba nesta semana. Trata-se de uma parceria entre o Instituto e a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 03/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba realiza no Travessão a segunda audiência pública do PPA 2025 e LDO 2025
Prefeitura de Caraguatatuba realiza no Travessão a segunda audiência pública do PPA 2025 e LDO 2025

A segunda audiência pública descentralizada para discutir a revisão do Plano Plurianual (PPA) de 2025 e a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2025 foi realizada na noite de terça-feira (26) pela Prefeitura de Caraguatatuba. O evento, ocorrido no bairro do Travessão, região Sul da

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Publicado em 27/03/2024