Pesquisar No Site
Prefeitura prorroga inscrições para 17ª edição do ‘Caraguá A Gosto’
Prefeitura prorroga inscrições para 17ª edição do ‘Caraguá A Gosto’
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), prorrogou até o dia 23 de maio, as inscrições para a 17º edição do ‘Caraguá A Gosto’. O prazo terminaria nesta segunda-feira (16), mas a organização do concurso ampliou o período para os interessados terem mais tempo para elaboração das receitas.

#PraCegoVer: Costela bovina, acompanhada de purê de mandioca e pesto de agrião (Foto: Divulgação/PMC)
O evento será realizado de 1º de agosto a 4 de setembro, com grandes novidades para o público deste, que é considerado o maior festival gastronômico do Litoral Norte. Neste ano, o concurso movimentará a gastronomia da cidade com três novas categorias.
A ‘Culinária Caiçara’ trará pratos baseados na cozinha originária da região, incluindo pescados e vegetais. Na categoria ‘Vegana’, a ideia é oferecer receitas elaboradas sem ingredientes de origem animal. E tem ainda o gênero ‘Petiscos’, resultado da junção das antigas ‘Comida de Boteco’ e ‘Sabor de Praia’, que deixam de existir nesta edição.
Além de ser uma maneira de atrair turistas para a cidade fora da alta temporada, o evento tem ainda como objetivo estimular a rica e diversificada culinária local e o aprimoramento da atividade no município. Ao todo, o 17º Caraguá A Gosto somará 11 categorias, com pratos vendidos nos formatos presencial, delivery e drive-thru.

#PraCegoVer: Pizza de frutos do mar com borda vulcânica de requeijão cremoso e camarão (Foto: Divulgação/PMC)
Os proprietários de bares, restaurantes, pizzarias, lanchonetes e quiosques têm até a próxima segunda-feira (23) para manifestar interesse de participação, através do e-mail inscricao.eventos@caraguatatuba.sp.gov.br ou presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na sede da Secretaria, localizada na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, 25, no Centro.
Cada comerciante poderá concorrer em até dois gêneros gastronômicos, com receita inédita, não podendo ser parte do cardápio do estabelecimento antes de sua inscrição no edital, nem ter participado de edições anteriores do concurso. Outro detalhe é que não será aceita receita com produtos industrializados como únicos ingredientes. O resultado final com os estabelecimentos credenciados para participação será divulgado no dia 30 de maio.
Os interessados em participar, devem efetuar o pagamento de taxa no valor de R$ 500 para uma categoria e R$ 600 para duas, por meio de depósito bancário (Banco do Brasil, agência 1741-8 e conta corrente 130.137-3, em nome do Fundo Municipal de Turismo). A taxa poderá ser divida em duas parcelas.
Os editais contendo a documentação necessária e demais especificações do concurso foram publicados nas edições 786 e 794 do Diário Oficial do Município, disponíveis para acesso no link www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/category/diario-oficial/. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Turismo, pelo telefone (12) 3897-7910.
Abaixo, as categorias que vão concorrer:
– Carnes e Aves: pratos à base de carnes e aves;
– Café: preparo de bebidas que tenham o café como principal ingrediente;
– Culinária Caiçara: pratos baseados em nossa cozinha originária, simples e saborosa, com ingredientes frescos como pescados e vegetais;
– Culinária Internacional: pratos com origem na culinária internacional, respeitando a origem da receita;
– Confeitaria: tipo de culinária baseada no preparo e decoração de diversos pratos doces como tortas, cupcakes, bolos, pudins e congêneres.
– Frutos do Mar: pratos à base de frutos do mar;
– Lanches Artesanais: sanduíches ou outros tipos de lanches artesanais;
– Pizzas: Pizzas;
– Sobremesas frias: sobremesas como sorvetes, açaí e congêneres;
– Petiscos: petiscos e porções;
– Vegana: pratos elaborados sem ingredientes de origem animal.
Veja Também Recentes
Equipe da Defesa Civil de Caraguatatuba participa de curso de noções básicas de Meteorologia
A equipe da Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu na terça-feira (23), o especialista em monitoramento ambiental, João dos Reis, e a meteorologista, Linda Muzareli, ambos da empresa Geopixel de São José dos Campos. Os profissionais vieram ministrar um curso de Noções Básicas de Meteorologia e sobre o Geopixel Monitor, um
Julho em Caraguá traz festivais gastronômicos, corrida e festa tradicional
A programação de julho em Caraguatatuba reúne eventos gastronômicos, esportivos e religiosos que movimentam diferentes regiões da cidade ao longo do mês. A agenda inclui festivais, corrida de rua e a tradicional Festa da Paróquia Santa Terezinha, com atrações voltadas a moradores e visitantes. A programação já começou com a
Adesão ao benefício do Refis da Prefeitura de Caraguatatuba pode ser feita até dia 31 de agosto
Contribuintes têm a chance de aderir ao Programa de Recuperação Fiscal (Refis – LC 152/2026 – anistia) da Prefeitura de Caraguatatuba, presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, no Paço Municipal, na Seção de Recuperação de Créditos Fiscais (Dívida Ativa) da Secretaria da Fazenda, ou on-line pelo Portal
CULTSP PRO: Inscrições para curso de elaboração e articulação de projetos culturais seguem até quinta-feira
O CULTSP PRO – Escola de Profissionais da Cultura está com inscrições abertas até quinta-feira (2/7) para o curso gratuito “Elaboração e Articulação de Projetos Culturais”. Em Caraguatatuba, a capacitação será realizada nos dias 25 de julho e 1º de agosto (aos sábados), das 9h às 13h e das 14h
CAPS II promove roda de conversa a partir de livro escrito por paciente em Caraguatatuba
O Grupo de Biblioterapia do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) de Caraguatatuba promoveu, na última sexta-feira (26), uma roda de conversa sobre o livro “O Caminho do Meio”, escrito por Leopoldo Luiz Rodrigues Pontes, de 68 anos, paciente atendido pela unidade. A atividade reuniu usuários do serviço para discutir