Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba e Polícia Militar Ambiental realizam operação conjunta em área invadida no Pegorelli

Prefeitura de Caraguatatuba e Polícia Militar Ambiental realizam operação conjunta em área invadida no Pegorelli
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo (Seurb), realizou na última segunda-feira (2) mais uma ação de notificação em continuidade ao trabalho de monitoramento permanente em área invadida no bairro Pegorelli, região sul da cidade.

#PraCegoVer: Policiais militares em fiscais de posturas da Prefeitura em abordagem em área invadida no bairro Pegorelli (Foto: Divulgação/PMC)
Os fiscais da Secretaria foram acompanhados por agentes da Atividade Delegada da Polícia Militar Ambiental, que na ocasião emitiram 15 autos de infração ambiental (desmatamento). Já os fiscais do Urbanismo notificaram duas pessoas por invasão de terreno particular, mediante a construção de residências irregulares.
Segundo o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, a operação conjunta registrou diversas irregularidades. “Durante a atividade, pelo menos duas pessoas que estavam começando a construção de muros foram abordadas e notificadas”, explicou e acrescentou que a ação visa garantir a desocupação da área e evitar novas tentativas de invasão no local.

#PraCegoVer: Casa construída irregularmente em terreno invadido no bairro Pegorelli (Foto: Divulgação/PMC)
A denúncia de invasão em área pública pode ser feita pelo munícipe diretamente na Secretaria de Urbanismo pelo telefone (12) 3886-6060 ou, ainda, pela Central 156 (telefone, site ou aplicativo), sendo possível denunciar de forma sigilosa.
Legislação
A ação foi embasada pelas leis Nº 969/75 e 42/11. De acordo com o 12º parágrafo da lei Nº 969/75, nenhuma construção, reconstrução ou acréscimo será feita sem prévia licença da Prefeitura.
Já a lei Nº 42/11, em seu Artigo 295, prevê que infrações darão ensejo as seguintes providências: revogação da autorização da execução, embargo administrativo, demolição da obra, quando for o caso, aplicação de multas e denúncia do profissional infrator junto ao Conselho Regional de Engenharia e de Arquitetura, visando sua responsabilização.
Veja Também Recentes

Final da Copa Nova Liga e Torneio Início marcam domingo de futebol em Caraguatatuba
Para comemorar os 168 anos de Caraguatatuba, a programação esportiva do município reservou para o último domingo (20), a final da Copa Nova Liga de Futebol e o Torneio Início de Aniversário da Cidade, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Na disputa do título da Copa Nova Liga, E.C.

Guarda Civil de Caraguatatuba realiza palestra sobre botão ‘SOS Escola’ para diretores da rede municipal
Guardas municipais de Caraguatatuba estiveram, na última quinta-feira (27), na reunião de diretores da rede municipal de ensino, realizada na sede da Secretaria de Educação. O objetivo foi realizar uma palestra sobre o funcionamento do botão ‘SOS Escola’, que quando acionado, envia notificações em tempo real para viaturas da Guarda

Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê é destaque na programação cultural do fim de semana
Aproximadamente 30 pessoas participaram no último sábado (26/4), de uma saída fotográfica pelas margens do Rio Juqueriquerê, realizada pelo fotógrafo Gustavo Grunewald. A ação integra o projeto Clube da Fotografia, idealizado e coordenado pelo profissional, que também é artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).

Projeto Mentes Brilhantes prepara alunos da rede municipal para principais competições estudantis do Brasil
Estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba, matriculados no do 4º e 5º ano, do Ensino Fundamental I, e do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental II iniciam nesta segunda-feira (7) a participação no projeto Mentes Brilhantes. A iniciativa visa incentivar, motivar e preparar os alunos para a

Caraguatatuba apresenta experiência sobre atenção à saúde de adolescentes em evento estadual
Caraguatatuba participa da 38ª edição do Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado paralelamente à 21ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e ao 14º Prêmio David Capistrano. O evento é promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (COSEMS/SP) e reúne