Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba assina contrato de parceria com GCM de São José dos Campos para curso de formação

Prefeitura de Caraguatatuba assina contrato de parceria com GCM de São José dos Campos para curso de formação
Prefeitura de Caraguatatuba assina contrato de parceria com GCM de São José dos Campos para curso de formação

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, firmou um acordo de cooperação técnica com a cidade de São José dos Campos para início do processo de formação dos 70 candidatos à Guarda Civil Municipal (GCM), que serão convocados na próxima semana.

O Curso de Formação está previsto para começar no dia 20 de junho e terá, no mínimo, 576 horas/aulas, de acordo com o currículo para guardas municipais da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. Os candidatos serão treinados, de segunda à sexta-feira durante quatro meses, no Centro de Formação do Educador (Cefe) de São José dos Campos.

A Prefeitura de Caraguatatuba vai promover o deslocamento destes candidatos disponibilizando transporte todos os dias, partindo de Caraguatatuba, até o Cefe.

Para essa parceria acontecer, o prefeito da cidade, Aguilar Junior, participou de todo o processo e realizou a assinatura do acordo entre os municípios com o objetivo de garantir a qualidade no processo de qualificação daqueles que irão compor a GCM de Caraguatatuba, além de investir no melhor custo benefício em relação ao processo de formação.

Com essa parceria, São José dos Campos está oferecendo de forma gratuita professores, instrutores e a disponibilização do local para treinamento.

A novidade é positiva para Caraguatatuba, pois além do bom investimento, os candidatos terão as melhores condições de treinamento com uma GCM que possui 34 anos de história e ótima estrutura focada na capacitação dos agentes, fazendo uso de tecnologias e armamentos modernos. O Centro de Formação dispõe de uma academia com equipamentos de ponta e professores capacitados para garantir uma formação altamente técnica.

Serão quatro meses de formação teórica e prática e os aspirantes a guardas municipais também passarão por estágios junto aos agentes em atividade de São José dos Campos.

Além do Curso de Formação, a cidade vai aplicar em torno de R$ 3,5 milhões na criação de sede própria da Guarda Civil Municipal, compra de armamentos e veículos novos. No momento, a Prefeitura estuda a implantação de uma base provisória para receber os futuros agentes.

Para o prefeito, esse processo será importante para somar as forças policiais do município. “Eu tenho certeza que a Guarda Municipal virá para agregar na segurança pública da cidade”, disse.

Aos candidatos que passaram pelas etapas anteriores do concurso público é preciso que fiquem atentos às páginas oficias da Prefeitura e publicação do edital de convocação, que será divulgado na próxima semana, no Diário Oficial do município, com todos os detalhes a respeito da formação e seu regulamento.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Água Viva Coral celebra 32 anos com encontro especial neste sábado no Teatro Mario Covas
Água Viva Coral celebra 32 anos com encontro especial neste sábado no Teatro Mario Covas

Em comemoração aos 32 anos de trajetória, o Água Viva Coral, sob regência da maestrina Satiko Uejima, promove neste sábado (1º/8), às 18h30, no Teatro Mario Covas o Encontro de Corais “Caraguá Canta e Encanta”. A entrada é gratuita e não é necessário retirar ingresso com antecedência. O evento deve

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 28/07/2026
Polícia Militar e GCM prendem criminosos e apreendem drogas em mais uma etapa da “Operação Caraguá Segura”
Polícia Militar e GCM prendem criminosos e apreendem drogas em mais uma etapa da “Operação Caraguá Segura”

Em Caraguatatuba, o efetivo do 20º Batalhão da Polícia Militar do Interior (20º BPM/I), da Força Tática, do Comando de Policiamento de Trânsito, da Atividade Delegada, com o apoio do helicóptero Águia e uso de drones, e parceria com a Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba (GCM) realizou mais uma etapa

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 06/08/2026
Basquete Sub-16 de Caraguatatuba conquista terceiro lugar na Série Ouro da Liga Paulista
Basquete Sub-16 de Caraguatatuba conquista terceiro lugar na Série Ouro da Liga Paulista

A equipe masculina Sub-16 de basquete de Caraguatatuba encerrou sua participação na Série Ouro da Liga Paulista de Basquete com a conquista do terceiro lugar. A definição da colocação ocorreu no último domingo (3), em casa, no Ginásio do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), com vitória por 66 a

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 03/08/2026
Caraguatatuba realiza campanha de Multivacinação para atualizar cadernetas durante mês de agosto
Caraguatatuba realiza campanha de Multivacinação para atualizar cadernetas durante mês de agosto

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza durante todo o mês de agosto a campanha de Multivacinação 2026 com foco na atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias. A ação segue o tema nacional “Vacinar sempre foi muito Brasil”, que busca

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 05/08/2026
Área pública recuperada no Mar Verde recebe mais de 70 mudas nativas
Área pública recuperada no Mar Verde recebe mais de 70 mudas nativas

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou nesta segunda-feira (3) o plantio de mais de 70 mudas de espécies nativas em uma área pública recuperada no bairro Mar Verde, na região do Massaguaçu. O local havia sido ocupado irregularmente e recebeu uma construção clandestina, posteriormente demolida. A nova etapa da recuperação ambiental

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 03/08/2026