Pesquisar No Site
População pode dar sugestões para atualização do Código de Posturas de Caraguatatuba
População pode dar sugestões para atualização do Código de Posturas de Caraguatatuba
A definição de normas para melhorar a organização da cidade é uma das atribuições do Código de Posturas do município. Em Caraguatatuba, os itens dessa legislação estão sendo revisados, desde maio de 2021, pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU).
Com a responsabilidade de analisar os 579 artigos existentes na Lei Municipal nº 1.144/80, que dispõe sobre as relações jurídicas entre o poder público e os munícipes, os conselheiros também trabalham a partir das contribuições enviadas pela sociedade civil. As sugestões podem ser encaminhadas para o e-mail urbanismo@caraguatatuba.sp.gov.br.
Segundo o presidente do conselho e secretário municipal de Urbanismo, Wilber Cardozo, o grupo já conseguiu revisar cerca de 50% do documento. “Estamos tratando de uma lei com mais de 40 anos, com características que remontam ao período colonial e com normas obsoletas, considerando o crescimento da cidade e suas atuais necessidades de normatização”, avaliou.
O Código de Posturas se relaciona a temas como equipamentos necessários em locais públicos (adaptação para pessoas com deficiência), regras para organização de eventos, disposições sobre higiene pública, meio ambiente, funcionamento das atividades industriais, comerciais e de serviços.
Os integrantes do CMDU – composto por servidores municipais e representantes de entidades de classe – se reúnem toda primeira quarta-feira de cada mês. Após a revisão, um novo projeto de lei sobre o tema deve ser encaminhado à Câmara Municipal. A previsão é que as análises sejam concluídas até outubro deste ano.
O Código de Posturas do Município de Caraguatatuba pode ser acessado no link: www.camaracaragua.sp.gov.br/legislacao/arquivos/LALOM/1144.pdf.
Veja Também Recentes
Hospital Regional do Litoral Norte é premiado por destaque na notificação de doadores de órgãos
O Hospital Regional do Litoral Norte – Francine Maia França (HRLN), em Caraguatatuba, recebeu o prêmio “Destaque em Taxas de Notificação de Órgãos 2025”, em reconhecimento ao trabalho da Equipe Hospitalar de Doação para Transplante (E-DOT). A premiação valoriza o compromisso dos profissionais na sensibilização de famílias e na viabilização
Comédia sobre altos e baixos do amor é destaque na programação do Teatro Mario Covas
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta na próxima sexta-feira (24/10), às 20h, a comédia teatral ‘Troca Troca’, com direção de Rogério Fabiano e texto de Ingrid Zavarezzi – roteirista de grandes sucessos da TV e do teatro. Os ingressos podem ser adquiridos pelo link https://tinyurl.com/2tzs97mh. A peça mergulha nos dilemas do
Secretaria de Administração de Caraguatatuba convoca aprovados de três funções do Concurso de 2023
A Secretaria de Administração de Caraguatatuba convocou mais nove aprovados de três funções do Concurso Público de 2023 nesta quarta, quinta e na próxima sexta-feira (15, 16 e 17/10), das 9h às 12h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro.
Orquestra do Theatro São Pedro apresenta ópera Itinerante ‘Cinderela’ neste sábado com entrada solidária
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta neste sábado (11/10), às 19h, a ópera itinerante ‘Cinderela’, de Pauline Viardot (1821 – 1910), com a Orquestra do Theatro São Pedro, da cidade de São Paulo. Sob regência de Fabrícia Medeiros e direção cênica de Julianna Santos, a obra tem entrada solidária
Basquete feminino sub-15 encerra fase de classificação com duas vitórias em Taubaté
A equipe sub-15 de basquete feminino de Caraguatatuba encerrou a fase de classificação da Região III da Federação Paulista de Basquete com duas vitórias expressivas no último domingo (12), em Taubaté. No primeiro confronto, contra Lorena, as atletas do projeto socioeducativo Massaguaçu Basketball Feminino venceram por 58 a 13. A