Pesquisar No Site

Minha Família Sem Dengue: CCZ de Caraguatatuba prepara agentes para o Dia D de Combate aos criadouros

Publicado em: 26/05/2022
Destaques
Minha Família Sem Dengue: CCZ de Caraguatatuba prepara agentes para o Dia D de Combate aos criadouros
Minha Família Sem Dengue: CCZ de Caraguatatuba prepara agentes para o Dia D de Combate aos criadouros

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba realizou na manhã desta quinta-feira (26), treinamento com 30 agentes de zoonoses para reforçar os cuidados com o inseticida do controle da dengue.

A orientação foi realizada pelo engenheiro agrônomo e gerente da Clarke Brasil, José Teodoro da Cunha, que reforçou os cuidados com o uso do produto, principalmente com a quantidade correta e fatores ambientais. Ele ainda explicou que a nebulização é a última ferramenta utilizada no controle do mosquito e deve ser feita com técnica, aliada com treinamento, conhecimento e prática.

#PraCegoVer: Coordenador do CCZ em pé falando aos agentes gesticulando, enquanto engenheiro prepara material no notebook; agentes sentados prestam atenção (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Este treinamento é preparatório para iniciar o programa ‘Minha Família Sem Dengue’ deste ano, que terá a primeira ação no dia 4 de junho (sábado), promovida pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, com apoio de todas as secretarias.

Das 8h às 14h, o Dia D de Combate à Dengue mobilizará aproximadamente 500 pessoas que percorrerão a região sul com ações de bota-fora, visita aos imóveis para vistoria e retirada de possíveis criadouros. Estima-se que 20 mil casas sejam visitadas.

O principal objetivo da ação é fazer com que a população contribua para o controle e redução do número de casos de dengue, principalmente após o resultado da última Avaliação de Densidade Larvária (ADL), realizada em abril.

#PraCegoVer: Engenheiro em pé dá orientações aos agentes que estão sentados prestando atenção (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

O índice obtido foi de 4% para média do município, considerado inédito na cidade, colocando Caraguatatuba em situação de risco para epidemia. A atenção vai para região sul que registrou taxa de 8,4%.

O trabalho contará com 20 equipes e em cada grupo terá um agente comunitário de saúde e um agente de zoonoses, além de voluntários de diversas secretarias que contribuirão para os trabalhos. Serão visitados os bairros Jardim Britânia, Pontal Santamarina, Golfinhos, Morro do Algodão, Travessão, Barranco Alto, Perequê-Mirim, Porto Novo e Praia das Palmeiras.

Os agentes estarão identificados com coletes e crachás. Durante a ação também ocorrerá distribuição de panfletos e orientação casa a casa sobre a importância da eliminação de criadouros do mosquito.

A Prefeitura conta com o apoio da população para receber as equipes, acompanhar a vistoria e retirar qualquer material que possa acumular água e criadouros do mosquito da dengue. Neste dia, está autorizado descartar nas calçadas itens inservíveis que sejam possíveis criadouros para recolhimento da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep).

Casos

Até o momento, a cidade registrou 106 casos positivos, ultrapassando todo ano de 2021, com 72 casos.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Assistência Social promove formação para fortalecer prevenção e erradicação do trabalho infantil
Assistência Social promove formação para fortalecer prevenção e erradicação do trabalho infantil

O Setor de Educação Permanente e das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) promoveu, nos dias 6, 7 e 8 de outubro, uma formação voltada aos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e profissionais que integram a rede de proteção de crianças e adolescentes.

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 09/10/2026
Caraguatatuba vence Jacareí por 105 a 31 e mantém invencibilidade na Copa Metropolitana de Basquete
Caraguatatuba vence Jacareí por 105 a 31 e mantém invencibilidade na Copa Metropolitana de Basquete

 A equipe de basquete de Caraguatatuba conquistou mais uma vitória na Copa Metropolitana de Basquete, neste domingo (27), ao superar o Del Mônaco Jacareí pelo placar de 105 a 31. A partida, válida pela 9ª rodada da competição, ocorreu na quadra do bairro Poiares, em Caraguatatuba. Com um desempenho expressivo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 29/09/2026
3º Fecica – Festival de Circo de Caraguatatuba começa neste sábado
3º Fecica leva atrações circenses gratuitas à Praça da Cultura na próxima semana

Nos dias 17 e 18 de outubro (sábado e domingo), a Praça da Cultura recebe o 3º Fecica – Festival de Circo de Caraguatatuba. Com programação gratuita, o evento é realizado pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). A programação tem início no sábado (17), com o corso de

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 08/10/2026
Sete nadadores de Caraguatatuba participam da Seletiva Troféu Kim Mollo 2026
Nadadores de Caraguatatuba participam da Seletiva Troféu Kim Mollo 2026

Caraguatatuba esteve representada na Seletiva Troféu Kim Mollo 2026, realizada entre os dias 9 e 11 de outubro, em Mococa, no interior de São Paulo. A competição reuniu cerca de 550 nadadores de todo o estado, selecionados entre os 16 melhores classificados de cada prova, com representantes das oito regiões

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 15/10/2026