Pesquisar No Site
Minha Família Sem Dengue: CCZ de Caraguatatuba prepara agentes para o Dia D de Combate aos criadouros

Minha Família Sem Dengue: CCZ de Caraguatatuba prepara agentes para o Dia D de Combate aos criadouros
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba realizou na manhã desta quinta-feira (26), treinamento com 30 agentes de zoonoses para reforçar os cuidados com o inseticida do controle da dengue.
A orientação foi realizada pelo engenheiro agrônomo e gerente da Clarke Brasil, José Teodoro da Cunha, que reforçou os cuidados com o uso do produto, principalmente com a quantidade correta e fatores ambientais. Ele ainda explicou que a nebulização é a última ferramenta utilizada no controle do mosquito e deve ser feita com técnica, aliada com treinamento, conhecimento e prática.

#PraCegoVer: Coordenador do CCZ em pé falando aos agentes gesticulando, enquanto engenheiro prepara material no notebook; agentes sentados prestam atenção (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Este treinamento é preparatório para iniciar o programa ‘Minha Família Sem Dengue’ deste ano, que terá a primeira ação no dia 4 de junho (sábado), promovida pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, com apoio de todas as secretarias.
Das 8h às 14h, o Dia D de Combate à Dengue mobilizará aproximadamente 500 pessoas que percorrerão a região sul com ações de bota-fora, visita aos imóveis para vistoria e retirada de possíveis criadouros. Estima-se que 20 mil casas sejam visitadas.
O principal objetivo da ação é fazer com que a população contribua para o controle e redução do número de casos de dengue, principalmente após o resultado da última Avaliação de Densidade Larvária (ADL), realizada em abril.

#PraCegoVer: Engenheiro em pé dá orientações aos agentes que estão sentados prestando atenção (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
O índice obtido foi de 4% para média do município, considerado inédito na cidade, colocando Caraguatatuba em situação de risco para epidemia. A atenção vai para região sul que registrou taxa de 8,4%.
O trabalho contará com 20 equipes e em cada grupo terá um agente comunitário de saúde e um agente de zoonoses, além de voluntários de diversas secretarias que contribuirão para os trabalhos. Serão visitados os bairros Jardim Britânia, Pontal Santamarina, Golfinhos, Morro do Algodão, Travessão, Barranco Alto, Perequê-Mirim, Porto Novo e Praia das Palmeiras.
Os agentes estarão identificados com coletes e crachás. Durante a ação também ocorrerá distribuição de panfletos e orientação casa a casa sobre a importância da eliminação de criadouros do mosquito.
A Prefeitura conta com o apoio da população para receber as equipes, acompanhar a vistoria e retirar qualquer material que possa acumular água e criadouros do mosquito da dengue. Neste dia, está autorizado descartar nas calçadas itens inservíveis que sejam possíveis criadouros para recolhimento da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep).
Casos
Até o momento, a cidade registrou 106 casos positivos, ultrapassando todo ano de 2021, com 72 casos.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe etapa do KSeries Sprint de Triathlon neste domingo
A cidade de Caraguatatuba recebe neste domingo (3), a partir das 7h, uma das etapas mais aguardadas do calendário esportivo nacional: o KSeries Sprint. A prova tem largada na Praça de Eventos, no centro, com a presença de atletas amadores e experientes de diversas regiões do país para desafiar seus

KSeries Sprint de Triathlon reúne centenas de atletas em Caraguatatuba
Caraguatatuba recebeu no domingo (3) uma das etapas mais aguardadas do calendário esportivo nacional: o KSeries Sprint. A prova teve largada na Praça de Eventos, no centro da cidade, e reuniu atletas amadores e experientes de diversas regiões do país, que desafiaram seus limites nas modalidades de natação, ciclismo e

Guarda Civil de Caraguatatuba detém homem por ameaça a Agente de Trânsito na Rodoviária
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba prendeu em flagrante, na tarde da última segunda-feira (21), um homem acusado de ameaçar uma agente de trânsito durante fiscalização na região da rodoviária, no bairro Jardim Jaqueira. De acordo com o boletim de ocorrência, a equipe realizava patrulhamento preventivo pela área central

Atletas de Caraguatatuba conquistam títulos no Campeonato Brasileiro de BMX em Salvador
Jovens atletas de Caraguatatuba brilharam no Campeonato Brasileiro de BMX 2025, realizado no último fim de semana, em Salvador, na Bahia. Matheus Santos e Caio Garcia representaram o município e o estado de São Paulo e se destacaram entre os melhores pilotos do país com importantes resultados. No sábado (12),

Curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos abre 44 vagas em Caraguatatuba
O Banco de Alimentos de Caraguatatuba está com inscrições abertas para o curso gratuito de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos, que será realizado no dia 5 de agosto, das 9h às 13h, na Videoteca Lúcio Braun, que está localizada no Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, na Praça Dr.