Pesquisar No Site

Cerimônia ‘Barcos ao Mar’ abre contagem regressiva para o 23º Festival do Camarão

Publicado em: 30/05/2022
Destaques
Cerimônia ‘Barcos ao Mar’ abre contagem regressiva para o 23º Festival do Camarão
Cerimônia ‘Barcos ao Mar’ abre contagem regressiva para o 23º Festival do Camarão

O domingo (29), em Caraguatatuba, foi marcado pela 23ª cerimônia ‘Barcos ao Mar’, realizada no Entreposto de Pesca do Camaroeiro. A cerimônia é o pontapé inicial para a temporada de pesca do camarão, crustáceo que é a base do Festival do Camarão, que será feito de 15 a 24 de julho, na Praça da Cultura, no Centro da cidade.

#PraCegoVer: Imagens capturadas durante a 23ª cerimônia do Barcos ao Mar, realizada no Entreposto de Pesca do Camaroeiro (Foto: JC Curtis/Fundacc)

A cerimônia foi conduzida pelo padre Cláudio Rodrigues da Silva, pároco da Igreja Santa Terezinha, acompanhado pela Banda Municipal Carlos Gomes. Ao todo, mais 400 pessoas acompanharam as bênçãos à comunidade pesqueira para um bom ano de pesca e as procissões terrestre e marítima com as imagens de São Pedro Pescador e Nossa Senhora dos Navegantes, padroeiros da comunidade pesqueira.

Este ano, o homenageado do ‘Barcos ao Mar’ é o pescador Luiz Antônio de Assis, que aproveitou a ocasião para agradecer o carinho de todos que participaram de sua homenagem e pedir a Deus que abençoe a pescaria, os pescadores e o Festival do Camarão.

Na avaliação da presidente da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Silmara Mattiazzo, após dois anos sem realizar esta cerimônia, o sentimento é de muita emoção e gratidão por estarmos vivos neste momento de pura felicidade.

#PraCegoVer: Imagens capturadas durante a 23ª cerimônia do Barcos ao Mar, realizada no Entreposto de Pesca do Camaroeiro (Foto: JC Curtis/Fundacc)

“Que após essa pausa de dois anos, a pescaria seja abundante e feliz, assim como meu coração está. Desejo que Nossa Senhora dos Navegantes e São Pedro Pescador derramem suas bênçãos sobre a vida de todos”, declarou a presidente.

O prefeito Aguilar Junior aproveitou para parabenizar e agradecer a presidente Silmara Mattiazzo e todo time da Fundacc, que se empenharam para realizar o evento; o secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Marcel Giorgeti; o secretário adjunto de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, De Paula; os vereadores Baduca Filho e Cristian Bota que compareceram à cerimônia, além de todos os pescadores, o padre Cláudio e, em especial, o homenageado, o senhor Luiz Antônio. “Espero em Deus que seja um grande ano de pesca para todos, com muitas bênçãos e proteção”, concluiu o prefeito.

A cerimônia ‘Barcos ao Mar’ foi uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Fundacc, em parceria com a Comunidade Pesqueira da Praia do Camaroeiro, por meio da Associação dos Pescadores da Praia do Camaroeiro com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê é destaque na programação cultural do fim de semana
Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê é destaque na programação cultural do fim de semana

Aproximadamente 30 pessoas participaram no último sábado (26/4), de uma saída fotográfica pelas margens do Rio Juqueriquerê, realizada pelo fotógrafo Gustavo Grunewald. A ação integra o projeto Clube da Fotografia, idealizado e coordenado pelo profissional, que também é artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 28/04/2025
Caraguatatuba recebe exposição ‘A Grande Maloca’ em comemoração ao aniversário da cidade
Caraguatatuba recebe exposição ‘A Grande Maloca’ em comemoração ao aniversário da cidade

A exposição artística de ‘A Grande Maloca’, do Grupo Ubuntu Caraguatatuba – Ceramistas celebra o aniversário de 168 anos de Caraguatatuba e o Dia dos Povos Indígenas (19 de abril). A mostra está aberta ao público a partir de terça-feira, 1º de abril, e permanece em cartaz durante todo o

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 01/04/2025
Projeto Mentes Brilhantes prepara alunos da rede municipal para principais competições estudantis do Brasil
Projeto Mentes Brilhantes prepara alunos da rede municipal para principais competições estudantis do Brasil

Estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba, matriculados no do 4º e 5º ano, do Ensino Fundamental I, e do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental II iniciam nesta segunda-feira (7) a participação no projeto Mentes Brilhantes. A iniciativa visa incentivar, motivar e preparar os alunos para a

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 07/04/2025
Futsal masculino se classifica para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude sub-18
Futsal masculino se classifica para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude sub-18

A seleção de futsal masculino de Caraguatatuba (sub-18) está classificada para a fase regional dos Jogos Abertos da Juventude, evento promovido pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, com apoio do governo municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. Os jogos ocorreram no último

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 31/03/2025
CaraguaPrev recadastra aposentados e pensionistas aniversariantes de abril
CaraguaPrev recadastra aposentados e pensionistas aniversariantes de abril

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) promove a prova de vida anual obrigatória dos aposentados e pensionistas aniversariantes de abril presencialmente até dia 30 (quarta-feira), das 9h às 16h30, em sua sede no Centro, ou on-line por meio do aplicativo Minha Previdência. O CaraguaPrev é o responsável

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 02/04/2025