Pesquisar No Site

Caraguatatuba se prepara para receber 169ª Festa de Santo Antônio

Publicado em: 12/05/2022
Caraguatatuba se prepara para receber 169ª Festa de Santo Antônio
Caraguatatuba se prepara para receber 169ª Festa de Santo Antônio

A 169ª Festa de Santo Antônio, padroeiro de Caraguatatuba, está confirmada para ser realizada entre 22 de maio a 26 de junho, em torno do tema “É viva a palavra quando são as obras que falam”. A programação religiosa e social do evento volta a ocorrer de forma presencial.

#PraCegoVer: Pães dispostos em bandeja e decorados com hastes de trigo natural (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

O calendário da festividade começa com a tradicional peregrinação da imagem de Santo Antônio por diversos locais e capelas da cidade, seguida de carreta pelas ruas de diferentes bairros, no período de 22 a 27 de maio.

Já no dia 29 de maio, será feito o fincamento do mastro, em frente ao Santuário Diocesano de Santo Antônio, a partir das 19h30. No mesmo local, ocorrerá a trezena litúrgica, de 31 de maio a 12 de junho.

O evento também terá caminhada penitencial no dia 5 de junho. A concentração dos fiéis será às 8h, em frente ao Santuário, de onde o público seguirá para a subida do Morro Santo Antônio, e celebração de missa campal, às 10h. A imagem peregrina deverá retornar à igreja após sobrevoo de parapente.

No Dia de Santo Antônio, 13 de junho, as comemorações iniciam às 8h, com missa pelo 3º Aniversário do Santuário, seguida da benção dos pães e do bolo de Santo Antônio, o “santo casamenteiro”. Haverá, ainda, o casamento comunitário e o esperado corte do bolo, às 11h. A agenda encerra às 18h com nova missa e procissão.

#PraCegoVer: Fachada do Santuário Diocesano de Santo Antônio, nas cores azul e branco, em imagem registrada durante o dia (Foto: Bia Gomes/PMC)

O evento é realizado com apoio da Prefeitura, entre a parceira da Secretaria de Turismo (Setur) e da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), com a organização interna do Santuário Diocesano de Santo Antônio.

Corpus Christi 

No dia 16 de junho, a comunidade católica começa enfeitar as ruas no entorno da Praça Cândido Mota, às 6h, para a missa e procissão de Corpus Christi, a partir das 17h. As imagens reproduzidas representam símbolos bíblicos, desenhados e decorados manualmente, utilizando materiais como serragem, pó de café, tampinhas de garrafa, flores e outros.

 

 

Festa Social

Aos finais de semana, de 3 a 26 de junho, os fiéis poderão saborear o tradicional bolinho caipira, caldos quentes, quirerinha, entre outras opções gastronômicas, na praça de alimentação da festa. Além disso, o público poderá concorrer a diversos prêmios, como eletrodomésticos, eletroeletrônicos, três motocicletas e dinheiro entre R$ 1.000 e R$ 5.000. Mais informações pelo telefone (12) 3881-1422.

Confira a programação completa da 169ª Festa de Santo Antônio

Peregrinação da Imagem (22 de maio a 27 de maio)

Fincamento do Mastro (29 de maio)
19h30 –
Santuário Diocesano de Santo Antônio

Trezena Litúrgica (31 de maio a 12 de junho)

Caminhada Penitencial (5 de junho)

8h: Concentração no Santuário Diocesano de Santo Antônio
10h: Missa Campal no Morro Santo Antônio

Dia do Padroeiro (13 de junho)
Santuário Diocesano de Santo Antônio

8h: Missa, Benção dos Pães e do bolo de Santo Antônio
11h: Casamento Comunitário
18h: Missa e Procissão

Corpus Christi (16 de junho)

6h: Confecção dos tapetes decorados
17h: Missa e Procissão

Festa Social e ‘Show de Prêmios’ (3 a 26 de junho)
Sexta a domingo – Sempre após a Santa Missa

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Pista de Skate do Massaguaçu recebe Cinema nos Bairros nesta quinta
Pista de Skate do Massaguaçu recebe Cinema nos Bairros nesta quinta

Depois do grande sucesso no Pegorelli na última quinta-feira (4/4), o Cinema nos Bairros, projeto itinerante da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, realiza sua segunda sessão gratuita de 2024 nesta quinta-feira (11/4), às 19h, na Pista de Skate do Massaguaçu, na região norte da cidade. O projeto Cinema nos Bairros

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024
Atletas de Caraguatatuba se destacam em competição internacional de boxe no Arnold Brasil 2024
Atletas de Caraguatatuba se destacam em competição internacional de boxe no Arnold Brasil 2024

Na última semana, atletas de Caraguatatuba brilharam no evento multiesportivo Arnold Brasil 2024, realizado no Expo Center Norte, em São Paulo. O torneio engloba fisiculturismo e outras 21 modalidades esportivas, incluindo lutas. A atleta de elite feminino, Maíra Alexandre Alfredo, que competiu por Caraguá na categoria de peso 70 kg,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 12/04/2024
Prefeitura executa maior obra de drenagem do Litoral Norte no Juqueriquerê
Prefeitura executa maior obra de drenagem do Litoral Norte no Juqueriquerê

As obras do enrocamento do Rio Juqueriquerê avançam em Caraguatatuba e vão trazer benefícios à comunidade pesqueira e aos moradores da Região Sul, contribuindo com o sistema de drenagem do município e também a navegação. A Prefeitura de Caraguatatuba executa o empreendimento e para a construção dos molhes Norte e

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 09/04/2024
Litoral City e Rio do Ouro Futsal avançam para quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade
Litoral City e Rio do Ouro Futsal avançam para quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade

Os jogos desta quarta-feira (27) revelaram outros dois times que avançaram para as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal. Com vitórias acirradas, Litoral City e Rio do Ouro Futsal se classificaram para a próxima fase. No primeiro jogo da noite contra Hidraulica Caiçara, o time Litoral

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 28/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba alinha mudanças no descarte de materiais com empresas de caçambas
Prefeitura de Caraguatatuba alinha mudanças no descarte de materiais com empresas de caçambas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou uma reunião nesta terça-feira (2) com representantes de empresas de caçambas. O encontro, liderado pelo secretário de Meio Ambiente, Leandro Caetano, e pelo diretor de Meio Ambiente, Ronaldo Cheberle, teve como objetivo alinhar mudanças e

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 02/04/2024