Pesquisar No Site
Caraguatatuba recolhe quase 87 mil bitucas de cigarro e reduz a contaminação ao meio ambiente
Caraguatatuba recolhe quase 87 mil bitucas de cigarro e reduz a contaminação ao meio ambiente
Entre junho de 2021 e abril de 2022, o programa ‘Caraguatatuba sem Bitucas’ recolheu um total de 86.975 bitucas de cigarro que foram descartados corretamente nos pontos de coleta do município.
Os dados divulgados pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e pelas empresas parceiras, Flow e Poiato Recicla, indicam que a colaboração dos usuários tem resultado na preservação do ambiente e na saúde coletiva. Somente no mês de abril foram coletadas 7.875 bitucas.
Isso significa que o descarte correto dos resíduos de cigarro deixou de contaminar 3.938 litros de água, pois cada duas bitucas descartadas nas águas equivalem à poluição causada por um litro de esgoto.

#PraCegoVer: Coletor de bituca verde e placa com informações sobre o ponto de descarte (Foto: Divulgação /PMC)
Os cigarros são muitos perigosos para o meio ambiente devido à alta concentração de resíduos tóxicos. Apenas uma bituca pode concentrar mais de sete mil substâncias nocivas que vão além da nicotina e de metais pesados. Estes, por sua vez, quando descartados incorretamente contaminam o solo, o mar e toda a biodiversidade.
E para incentivar o descarte correto do cigarro, a cidade possui nove pontos instalados conhecidos como bituqueiras. Alguns deles são: Mirantes da Orla (Por do Som), Entreposto de Pesca do Camaroeiro, Mirante do Camaroeiro, Parque Trombini, Feira do Artesão e Calçadão. Além desses locais, as praias Martim de Sá, Prainha e Cocanha têm cinzeiros de praias confeccionados com bambu para que o banhista possa descartar as cinzas e as bitucas.
O projeto é desenvolvido no município desde junho de 2021 pela Prefeitura de Caraguatatuba e Poiato Recicla, a única no mundo que possui patente de tecnologia 100% nacional para reciclagem dos resíduos de bitucas de cigarros. O trabalho é desenvolvido também em parceria com a Flow Sustentável, representante da Poiato Recicla no Litoral Norte.
O material recolhido é encaminhado para uma usina de reciclagem onde é descontaminado, transformado em massa celulósica e utilizado para fazer papel artesanal. O produto reciclado retorna ao município para entidades sociais utilizarem em projetos de artesanato com a população, se tornando fonte de geração de renda.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba é selecionada para participar da Feira do Empreendedor do Sebrae 2026
Caraguatatuba foi selecionada para participar da Feira do Empreendedor do Sebrae 2026, que será realizada de 19 a 22 de outubro, no pavilhão de exposições São Paulo Expo, na capital paulista. Durante todo o evento, a participação ocorrerá no espaço Crie Políticas Públicas, integrado à Arena Cidade Empreendedora – Cidades
Caraguatatuba participa de workshop sobre cultivo e aproveitamento de algas marinhas
A equipe da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca participou, nos dias 26 e 27 de setembro, do Workshop Algas Marinhas: Cultivo & Cultura, realizado no Espaço Cultural Batuíra, em São Sebastião. A atividade foi promovida pelo Projeto Mar é Cultura e reuniu produtores, pesquisadores, comunidade, representantes do poder
3º Fecica leva atrações circenses gratuitas à Praça da Cultura na próxima semana
Nos dias 17 e 18 de outubro (sábado e domingo), a Praça da Cultura recebe o 3º Fecica – Festival de Circo de Caraguatatuba. Com programação gratuita, o evento é realizado pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). A programação tem início no sábado (17), com o corso de
Semana de Valorização da Pessoa Idosa terá show com Wanderléa, concurso Miss e Mister 60+ teatro dança palestras e jogos esportivos
A Semana de Valorização da Pessoa Idosa 2026, que será realizada entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, em Caraguatatuba, chega novamente para fortalecer o diálogo intergeracional e o protagonismo da população Idosa e reafirmar seu papel essencial na construção de uma sociedade para todas as idades,
Conselho da Mulher de Caraguatatuba aprova proposta de ampliação da participação da sociedade civil
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caraguatatuba (CMDMC) aprovou a proposta de ampliação de sua composição, com destaque para a criação de duas vagas destinadas a mulheres pessoas físicas, sem exigência de vínculo com instituições, e duas para representantes da sociedade civil organizada, como associações civis. O projeto