Pesquisar No Site
Caraguatatuba recolhe quase 87 mil bitucas de cigarro e reduz a contaminação ao meio ambiente
Caraguatatuba recolhe quase 87 mil bitucas de cigarro e reduz a contaminação ao meio ambiente
Entre junho de 2021 e abril de 2022, o programa ‘Caraguatatuba sem Bitucas’ recolheu um total de 86.975 bitucas de cigarro que foram descartados corretamente nos pontos de coleta do município.
Os dados divulgados pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e pelas empresas parceiras, Flow e Poiato Recicla, indicam que a colaboração dos usuários tem resultado na preservação do ambiente e na saúde coletiva. Somente no mês de abril foram coletadas 7.875 bitucas.
Isso significa que o descarte correto dos resíduos de cigarro deixou de contaminar 3.938 litros de água, pois cada duas bitucas descartadas nas águas equivalem à poluição causada por um litro de esgoto.

#PraCegoVer: Coletor de bituca verde e placa com informações sobre o ponto de descarte (Foto: Divulgação /PMC)
Os cigarros são muitos perigosos para o meio ambiente devido à alta concentração de resíduos tóxicos. Apenas uma bituca pode concentrar mais de sete mil substâncias nocivas que vão além da nicotina e de metais pesados. Estes, por sua vez, quando descartados incorretamente contaminam o solo, o mar e toda a biodiversidade.
E para incentivar o descarte correto do cigarro, a cidade possui nove pontos instalados conhecidos como bituqueiras. Alguns deles são: Mirantes da Orla (Por do Som), Entreposto de Pesca do Camaroeiro, Mirante do Camaroeiro, Parque Trombini, Feira do Artesão e Calçadão. Além desses locais, as praias Martim de Sá, Prainha e Cocanha têm cinzeiros de praias confeccionados com bambu para que o banhista possa descartar as cinzas e as bitucas.
O projeto é desenvolvido no município desde junho de 2021 pela Prefeitura de Caraguatatuba e Poiato Recicla, a única no mundo que possui patente de tecnologia 100% nacional para reciclagem dos resíduos de bitucas de cigarros. O trabalho é desenvolvido também em parceria com a Flow Sustentável, representante da Poiato Recicla no Litoral Norte.
O material recolhido é encaminhado para uma usina de reciclagem onde é descontaminado, transformado em massa celulósica e utilizado para fazer papel artesanal. O produto reciclado retorna ao município para entidades sociais utilizarem em projetos de artesanato com a população, se tornando fonte de geração de renda.
Veja Também Recentes
Oficina gratuita preparatória para prêmio Sebrae Mulher de Negócios tem inscrições abertas em Caraguatatuba
Caraguatatuba tem várias mulheres empreendedoras cuja história merece ser contada e inspirar outras mulheres. A Secretaria Municipal de Governo em parceria com o Sebrae São Jose dos Campos promove, nesta quarta-feira (20), a oficina “Trajetórias de Valor”, preparatória para o Prêmio Mulher de Negócios. O workshop, gratuito, será às 19h,
Audiência pública apresenta metas fiscais da Prefeitura de Caraguatatuba no 1º quadrimestre de 2026 na sexta-feira
O Relatório de Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais do 1º quadrimestre de 2026 será tema da audiência pública da próxima sexta-feira (29/5), às 10h, na Câmara de Caraguatatuba, no Centro. Técnicos da Secretaria da Fazenda demonstram a execução das receitas previstas e despesas do orçamento municipal nos meses de
Campanha Junho Violeta mobiliza Caraguatatuba na defesa dos direitos da pessoa idosa e a com deficiência
A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) de Caraguatatuba e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI) lançaram nesta quarta-feira (3), campanha voltada ao combate à violência contra a pessoa idosa e a com deficiência – “Dignidade não tem prazo de validade”,
Prefeitura realiza Operação “Cata-Treco” pelas ruas da Ponte Seca em Caraguatatuba
A Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Caraguatatuba percorre as ruas do bairro Ponte Seca com o caminhão da Operação Cata-Treco até a próxima quinta-feira (14/5) ou pelo tempo que for necessário. A operação recolhe pneus, garrafas, recipientes, móveis, eletrodomésticos quebrados, colchões e outros objetos sem utilidade, que acumulam
Caraguatatuba abre inscrições para 21ª edição do tradicional “Caraguá A Gosto”
A gastronomia de Caraguatatuba volta ao centro da programação turística e cultural do município com a 21ª edição do Caraguá a Gosto. O festival deve reunir estabelecimentos da cidade em um circuito gastronômico criado especialmente para abrir o segundo semestre de 2026. Os estabelecimentos interessados podem se inscrever até o