Pesquisar No Site

Caraguatatuba conclui primeiro ciclo do Projeto Primeira Infância Cidadã

Publicado em: 05/05/2022
Caraguatatuba conclui primeiro ciclo do Projeto Primeira Infância Cidadã
Caraguatatuba conclui primeiro ciclo do Projeto Primeira Infância Cidadã

Na última quarta-feira (04), o projeto Primeira Infância Cidadã (PIC) concluiu seu primeiro ciclo de atividades em Caraguatatuba. O encontro foi realizado na sede da Secretaria Municipal de Educação com o engajamento de agentes públicos ligados a instituições locais que compõem o Sistema de Garantia de Direitos (SGD) das crianças. Eles estão sendo preparados para elaborar ou revisar seus Planos Municipais de Primeira Infância, os PMPI.

Além da pactuação para a adesão ao projeto, realizado em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e como parte da Iniciativa Territórios pela Primeira Infância, o município participou da trilha formativa ‘Direitos da criança: competências familiares e municipais’ e realizou rodas de conversa para a complementação do diagnóstico que subsidiará o plano.

#PraCegoVer: Agentes públicos durante atividades do encontro de encerramento da primeira trilha formativa do Primeira Infância Cidadã (PIC) (Foto: Lais Fontes/PMC)

A articuladora do projeto em Caraguatatuba, psicóloga Silvia Helena, explicou que as trilhas formativas são o principal eixo estruturante do projeto. “Essa foi a primeira de uma sequência de seis trilhas que, ao reunir os agentes públicos e conselheiros municipais, à frente dos serviços de atenção e da proteção à primeira infância, delineiam os caminhos que levarão ao plano municipal construído de forma amplamente participativa, refletindo a realidade local”, disse. Além desse processo, está prevista, também, a escuta de crianças.

Articulação – o contexto de pandemia exigiu a adaptação dos encontros formativos para a modalidade a distância. Os encontros nas salas online reuniram agentes públicos da área de saúde, educação, assistência social, conselheiros do CMDCA, tutelares, representantes do legislativo e da sociedade civil, que puderam acessar os conteúdos com qualidade e refletir, em grupo, sobre as suas práticas cotidianas.

A secretária de Educação, Márcia Paiva, comentou sobre essa etapa da trilha formativa: “ A abordagem de temas como a infância nos dias de hoje, as descobertas e avanços da ciência ou como ouvir qualitativamente, dialogar e tratar da participação das crianças nas questões que lhes afetam diretamente, aliaram-se às observações sobre a importância da consolidação de uma política para a Primeira Infância, visando a ação efetiva do Estado pela garantia de direitos dos seus cidadãos de 0 a 6 anos”, disse.

A metodologia das trilhas favorece a articulação de setores do serviço público para atender às diversas necessidades da criança, como indica o Plano Nacional pela Primeira Infância (PNPI 20-30), elaborado pela Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), que reúne organizações da sociedade civil, do governo, do setor privado, de outras redes e multilaterais que atuam, direta ou indiretamente, pela promoção e garantia dos direitos da Primeira Infância.

As próximas trilhas formativas vão trazer mais insumos para a construção dos Planos Municipais da Primeira Infância (PMPI). “Ações do PIC de apoio às gestões municipais e à sociedade civil na construção dos PMPI são fundamentais para aumentar o conhecimento sobre as fases iniciais de desenvolvimento da criança. Assim teremos mais gente bem informada e engajada com a primeira infância em cada localidade”, afirmou Ana Luiza Buratto, coordenadora geral do PIC e vice-presidente da Avante.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba conquista 23 medalhas na Copa Caçapava de Karatê
Caraguatatuba conquista 23 medalhas na Copa Caçapava de Karatê

Os atletas da Prefeitura de Caraguatatuba participaram no último domingo (12) da Copa Caçapava de Karatê. O município esteve presente com 21 atletas, conquistando, ao todo, 23 medalhas, sendo 8 ouros, 6 pratas e 9 bronzes. A competição teve um total de 450 atletas de cidades do Vale do Paraíba,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 14/06/2022
Arena Cross em Caraguatatuba movimenta cerca de R$ 3 milhões na economia local
Caraguatatuba recebe pela sexta vez consecutiva etapa do Arena Cross e troca de ingressos está disponível

A temporada do Arena Cross 2022 começou, e pela sexta vez consecutiva, o município recebe mais uma etapa da competição. O evento ser realizado no dia 2 de julho, no estacionamento do Serramar Shopping. Caraguatatuba é considerada palco fixo nos últimos anos de provas de arena no Brasil. No mês

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 22/06/2022
Secretaria de Meio Ambiente promove visita ao Viveiro Municipal e sítio de plantação de berinjela
Secretaria de Meio Ambiente promove visita ao Viveiro Municipal e sítio de plantação de berinjela

Os alunos da Escola Estadual Maria Ester das Neves Dutra Damásio, no Morro do Algodão, participaram, na terça-feira (28), de uma visita técnica ao Viveiro Municipal, supervisionada pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. Ao todo, cerca de 20 alunos participaram da atividade prática. O grupo aprendeu sobre as

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 29/06/2022
Festival Interno de Hapkido reúne cerca de 40 atletas da modalidade em Caraguatatuba
Festival Interno de Hapkido reúne cerca de 40 atletas da modalidade em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação e da equipe Tubarões Hapkido do projeto ‘Nova Onda – Caraguá’, realizou na noite de quarta-feira (22), a 1ª Edição do Festival Interno de Hapkido no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves (Cemug). O evento teve a participação de cerca

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 23/06/2022
Caraguatatuba participa da fase final estadual do 24º JOMI com 9 atletas
Caraguatatuba participa da fase final estadual do 24º JOMI com 9 atletas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, participa entre os dias 8 a 13 de julho, na cidade de Pindamonhangaba, das finais estaduais do 24º Jogos da Melhor da Idade (JOMI). O município terá uma delegação com nove atletas que se classificaram na fase regional

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 28/06/2022