Pesquisar No Site
Secretaria de Meio Ambiente recebe curso de capacitação do Senar sobre produtos de origem vegetal
Secretaria de Meio Ambiente recebe curso de capacitação do Senar sobre produtos de origem vegetal
Produtores rurais participaram nesta terça (26) e quarta-feira (27) da capacitação ofertada pela Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O encontro foi realizado na sede da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.
Este foi o primeiro módulo do curso, que abordou os requisitos legais para o processamento de produtos de origem vegetal. Ao todo, 12 produtores rurais participaram da etapa teórica.

#PraCegoVer: Três participantes discutem sobre um projeto escrito em folha do tamanho de cartolina, que está aberta no chão (Foto: Divulgação/PMC)
Os temas envolveram as boas práticas de manipulação, importância de manter a boa qualidade do produto final, a diversidade nas formas de processamento e o preparo para a comercialização de produtos, tudo de acordo com a legislação vigente.
Segundo explicação da engenheira agrônoma e instrutora do curso do Senar, Sandra Rezende, a diversidade nas técnicas de processamento pode ser um importante aliado na produção dos alimentos naturais. “Nosso objetivo é fazer com que o produtor tenha conhecimento das melhores formas de aproveitar os produtos manipulados naturalmente para que ele possa ter outros ganhos. Por isso olhamos, principalmente, para a obtenção da matéria prima, qualidade de água, amparo de solo, uso mínimo de insumos químicos até a agregação de valor dos produtos minimamente processados.”, disse.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e os representantes do Senar, a capacitação terá, ainda, uma segunda etapa para atividades práticas e ao final do curso será entregue um certificado de participação.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba recebe segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática neste sábado
Caraguatatuba recebe, neste sábado (17), a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas (OBMEP) 2026. A prova será aplicada no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Polo Caraguatatuba, com início às 14h30 e duração de três horas, com término previsto para às 17h30. Participam das etapas
Oncologia do Hospital Regional do Litoral Norte completa cinco anos com expansão da assistência e novos tratamentos
O Serviço de Oncologia do Hospital Regional do Litoral Norte “Francine Maia França” (HRLN) completou cinco anos de atuação com atendimentos para Caraguatatuba, cidades vizinhas e Vale do Paraíba. Gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), o setor atende pacientes com consultas, exames, cirurgias, quimioterapia e radioterapia desde 2021. No período,
Mutirão de limpeza recolhe mais de 380 itens de plástico na Praia do Porto Novo, em Caraguatatuba
A última sexta-feira (9) foi marcada por uma ação de conscientização ambiental na Praia do Porto Novo, em Caraguatatuba. O mutirão de limpeza, apoiado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, em parceria com os institutos Argonauta e Supereco, retirou 383 itens de plástico da
Caraguatatuba reúne cerca de 170 pessoas em Pré-Conferências de Segurança Alimentar e prepara Conferência Municipal
O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Caraguatatuba, com apoio da Secretaria de Assistência Social e do Banco Municipal de Alimentos, realizou, entre segunda-feira (28) e quarta-feira (30), uma série de Pré-Conferências de Segurança Alimentar e Nutricional nas regiões Central, Norte e Sul do município. Ao todo, quase
Caraguatatuba conta com 123 vagas de emprego no PAT nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba disponibiliza 123 vagas de emprego nesta segunda-feira (5), para diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. Os currículos devem ser entregues presencialmente, das 8h às 16h. Antes de comparecer a uma das unidades de atendimento, o candidato pode consultar os