Pesquisar No Site
Secretaria de Meio Ambiente recebe curso de capacitação do Senar sobre produtos de origem vegetal
Secretaria de Meio Ambiente recebe curso de capacitação do Senar sobre produtos de origem vegetal
Produtores rurais participaram nesta terça (26) e quarta-feira (27) da capacitação ofertada pela Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O encontro foi realizado na sede da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.
Este foi o primeiro módulo do curso, que abordou os requisitos legais para o processamento de produtos de origem vegetal. Ao todo, 12 produtores rurais participaram da etapa teórica.

#PraCegoVer: Três participantes discutem sobre um projeto escrito em folha do tamanho de cartolina, que está aberta no chão (Foto: Divulgação/PMC)
Os temas envolveram as boas práticas de manipulação, importância de manter a boa qualidade do produto final, a diversidade nas formas de processamento e o preparo para a comercialização de produtos, tudo de acordo com a legislação vigente.
Segundo explicação da engenheira agrônoma e instrutora do curso do Senar, Sandra Rezende, a diversidade nas técnicas de processamento pode ser um importante aliado na produção dos alimentos naturais. “Nosso objetivo é fazer com que o produtor tenha conhecimento das melhores formas de aproveitar os produtos manipulados naturalmente para que ele possa ter outros ganhos. Por isso olhamos, principalmente, para a obtenção da matéria prima, qualidade de água, amparo de solo, uso mínimo de insumos químicos até a agregação de valor dos produtos minimamente processados.”, disse.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e os representantes do Senar, a capacitação terá, ainda, uma segunda etapa para atividades práticas e ao final do curso será entregue um certificado de participação.
Veja Também Recentes
Exposição de Orquídeas em Caraguatatuba atrai visitantes de quatro estados brasileiros e 56 cidades
A 46ª Exposição de Orquídeas de Caraguatatuba reuniu 2.210 visitantes no último fim de semana, entre os dias 9 e 11 de outubro. O evento registrou público de quatro estados brasileiros e 56 cidades que passaram pela Secretaria de Turismo. Organizado pela Associação Orquidófila do Litoral Norte (AOLN), com apoio
8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente debate propostas para fortalecer políticas públicas em Caraguatatuba
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com apoio da Secretaria de Assistência Social, realizou, na última terça-feira (20), a 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O encontro reuniu 101 participantes e ocorreu no auditório da Universidade de Taubaté (UNITAU), no Shopping
Banco de Alimentos de Caraguatatuba recebe reconhecimento estadual por ações de combate à fome e desperdício
A equipe do Banco Municipal de Alimentos de Caraguatatuba participou, no último dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, da cerimônia do Prêmio Josué de Castro – Edição 2026, que reconhece iniciativas e pesquisas de destaque no combate à fome e na promoção da segurança alimentar e nutricional. Na
10º Festival de Cinema Curta Caraguá começa nesta quinta e segue até 29 de outubro
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza a partir desta semana, o 10º Curta Caraguá – festival de cinema que incentiva a produção audiovisual nas escolas. A programação é gratuita e segue até o dia 29 de outubro. Entre as atrações, estão exibições de filmes, oficina de produção
Caraguatatuba conta com 224 vagas de emprego no PAT nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba disponibiliza 224 vagas de emprego nesta segunda-feira (26), para diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. Os currículos devem ser entregues presencialmente, das 8h às 16h. Antes de comparecer a uma das unidades de atendimento, o candidato pode consultar os