Pesquisar No Site
Secretaria de Meio Ambiente recebe curso de capacitação do Senar sobre produtos de origem vegetal
Secretaria de Meio Ambiente recebe curso de capacitação do Senar sobre produtos de origem vegetal
Produtores rurais participaram nesta terça (26) e quarta-feira (27) da capacitação ofertada pela Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O encontro foi realizado na sede da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.
Este foi o primeiro módulo do curso, que abordou os requisitos legais para o processamento de produtos de origem vegetal. Ao todo, 12 produtores rurais participaram da etapa teórica.

#PraCegoVer: Três participantes discutem sobre um projeto escrito em folha do tamanho de cartolina, que está aberta no chão (Foto: Divulgação/PMC)
Os temas envolveram as boas práticas de manipulação, importância de manter a boa qualidade do produto final, a diversidade nas formas de processamento e o preparo para a comercialização de produtos, tudo de acordo com a legislação vigente.
Segundo explicação da engenheira agrônoma e instrutora do curso do Senar, Sandra Rezende, a diversidade nas técnicas de processamento pode ser um importante aliado na produção dos alimentos naturais. “Nosso objetivo é fazer com que o produtor tenha conhecimento das melhores formas de aproveitar os produtos manipulados naturalmente para que ele possa ter outros ganhos. Por isso olhamos, principalmente, para a obtenção da matéria prima, qualidade de água, amparo de solo, uso mínimo de insumos químicos até a agregação de valor dos produtos minimamente processados.”, disse.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e os representantes do Senar, a capacitação terá, ainda, uma segunda etapa para atividades práticas e ao final do curso será entregue um certificado de participação.
Veja Também Recentes
Banco de Alimentos reúne produtores e instituições em celebração aos 9 anos de atuação em Caraguatatuba
Nesta sexta-feira (28), o Centro Universitário Módulo, campus Martim de Sá, recebeu a segunda edição do evento “Frutos da Nossa Terra”, em celebração ao 9º aniversário do Banco Municipal de Alimentos de Caraguatatuba. A programação contou com depoimentos de representantes da agricultura familiar e da pesca, apresentações culturais da Casa
Mostra Mentes Brilhantes transforma ciência e matemática em descobertas nas finais da rede municipal
Mentes brilhantes, curiosidade e vontade de aprender marcaram a sexta-feira (11) dos estudantes da rede municipal de Caraguatatuba. As finais da Mostra Mentes Brilhantes movimentaram a EMEF Prof. Luiz Silvar do Prado, no Casa Branca, com experiências, maquetes, desafios científicos e muita matemática. A programação da Mostra foi transferida para
Caraguatatuba se prepara para receber mais de 250 atletas no Mundial de Sambo de Praia
Caraguatatuba entra na rota do esporte internacional nos dias 12 e 13 de setembro com a realização do Campeonato Mundial de Sambo de Praia, na Praça da Cultura. A competição deve trazer ao município mais de 250 atletas de mais de 30 países e será realizada pela primeira vez na
Fórum Municipal dos Direitos da Mulher fortalece rede de proteção e debate enfrentamento à violência em Caraguatatuba
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caraguatatuba (CMDMC) promoveu, na quarta-feira (26), o Fórum Municipal dos Direitos da Mulher, no Auditório Maristela de Oliveira, localizado na sede da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Com o tema “Fortalecendo a rede, garantindo direitos e rompendo o ciclo da
Caraguatatuba participa de encontro regional para construção dos novos Planos Municipais de Educação
Representantes de Caraguatatuba participaram, no dia 27 de agosto, em Ilhabela, de mais um encontro da Rede de Cooperação da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (SASE/MEC). A iniciativa reúne municípios do Litoral Norte e Bertioga no trabalho de construção dos novos