Pesquisar No Site
Secretaria de Meio Ambiente recebe curso de capacitação do Senar sobre produtos de origem vegetal
Secretaria de Meio Ambiente recebe curso de capacitação do Senar sobre produtos de origem vegetal
Produtores rurais participaram nesta terça (26) e quarta-feira (27) da capacitação ofertada pela Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O encontro foi realizado na sede da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.
Este foi o primeiro módulo do curso, que abordou os requisitos legais para o processamento de produtos de origem vegetal. Ao todo, 12 produtores rurais participaram da etapa teórica.

#PraCegoVer: Três participantes discutem sobre um projeto escrito em folha do tamanho de cartolina, que está aberta no chão (Foto: Divulgação/PMC)
Os temas envolveram as boas práticas de manipulação, importância de manter a boa qualidade do produto final, a diversidade nas formas de processamento e o preparo para a comercialização de produtos, tudo de acordo com a legislação vigente.
Segundo explicação da engenheira agrônoma e instrutora do curso do Senar, Sandra Rezende, a diversidade nas técnicas de processamento pode ser um importante aliado na produção dos alimentos naturais. “Nosso objetivo é fazer com que o produtor tenha conhecimento das melhores formas de aproveitar os produtos manipulados naturalmente para que ele possa ter outros ganhos. Por isso olhamos, principalmente, para a obtenção da matéria prima, qualidade de água, amparo de solo, uso mínimo de insumos químicos até a agregação de valor dos produtos minimamente processados.”, disse.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e os representantes do Senar, a capacitação terá, ainda, uma segunda etapa para atividades práticas e ao final do curso será entregue um certificado de participação.
Veja Também Recentes
Projeto do Domicílio Tributário Eletrônico para comunicação com CNPJs inscritos em Caraguatatuba é tema de audiências públicas
O projeto de lei que institui o Domicílio Tributário Eletrônico (DTE) no município será discutido em duas audiências públicas nesta quarta-feira e na última quarta-feira de setembro (23 e 30/9), às 18h, na Câmara de Caraguatatuba, no Centro. Técnicos da Secretaria da Fazenda devem explicar a propositura, que cria uma
Caraguatatuba vence Mogi das Cruzes e garante vaga na final da Copa Amizade Sub-13
A equipe Sub-13 de vôlei feminino de Caraguatatuba entrou em quadra na tarde de sábado (12), em Caçapava, para enfrentar Mogi das Cruzes por mais uma rodada da Copa Amizade – Série Prata. Com atuação consistente, as atletas caraguatatubenses venceram a partida por 2 sets a 0 e asseguraram a
Caraguá Segura avança para nova fase de operações integradas
O Caraguá Segura terá uma nova etapa de operações em Caraguatatuba, com maior troca de informações entre as forças de segurança e os setores da Prefeitura envolvidos no programa. As próximas ações foram discutidas em reunião realizada na última semana no gabinete do prefeito Mateus Silva, que também fez um
Voleibol de Caraguatatuba conquista pódio e avança às semifinais em competições regionais
As equipes de voleibol de Caraguatatuba tiveram um fim de semana de importantes resultados em competições regionais. As atletas representaram o município na Copa Regional de Guararema e na Copa Amizade, disputada em Caçapava, com conquista de pódio e classificação para as fases decisivas. Pela Copa Regional de Guararema, a
Caraguatatuba leva vacinação a supermercados e outros pontos da cidade nesta sexta-feira
A Prefeitura de Caraguatatuba, pela Secretaria de Saúde, realiza nesta sexta-feira (4) mais uma ação de vacinação extramuros em locais de grande circulação de pessoas. As equipes estarão em três pontos da cidade com vacinas contra sarampo, febre amarela e influenza. No Supermercado Shibata, na Avenida Presidente Campos Sales, 297,