Pesquisar No Site
Secretaria de Meio Ambiente recebe curso de capacitação do Senar sobre produtos de origem vegetal
Secretaria de Meio Ambiente recebe curso de capacitação do Senar sobre produtos de origem vegetal
Produtores rurais participaram nesta terça (26) e quarta-feira (27) da capacitação ofertada pela Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O encontro foi realizado na sede da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.
Este foi o primeiro módulo do curso, que abordou os requisitos legais para o processamento de produtos de origem vegetal. Ao todo, 12 produtores rurais participaram da etapa teórica.

#PraCegoVer: Três participantes discutem sobre um projeto escrito em folha do tamanho de cartolina, que está aberta no chão (Foto: Divulgação/PMC)
Os temas envolveram as boas práticas de manipulação, importância de manter a boa qualidade do produto final, a diversidade nas formas de processamento e o preparo para a comercialização de produtos, tudo de acordo com a legislação vigente.
Segundo explicação da engenheira agrônoma e instrutora do curso do Senar, Sandra Rezende, a diversidade nas técnicas de processamento pode ser um importante aliado na produção dos alimentos naturais. “Nosso objetivo é fazer com que o produtor tenha conhecimento das melhores formas de aproveitar os produtos manipulados naturalmente para que ele possa ter outros ganhos. Por isso olhamos, principalmente, para a obtenção da matéria prima, qualidade de água, amparo de solo, uso mínimo de insumos químicos até a agregação de valor dos produtos minimamente processados.”, disse.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e os representantes do Senar, a capacitação terá, ainda, uma segunda etapa para atividades práticas e ao final do curso será entregue um certificado de participação.
Veja Também Recentes
EMEF Prof. Euclydes Ferreira de Caraguatatuba é premiada sete vezes em concurso de bandas e fanfarras
A banda formada por estudantes da EMEF Prof. Euclydes Ferreira, no bairro Perequê-Mirim, em Caraguatatuba, conquistou sete premiações no 35º Concurso de Bandas e Fanfarras de Caieiras (SP), realizado no último domingo (11). O grupo integra a Banda Marcial Municipal de Caraguatatuba (BAMMAC), sob regência de Daniel Thiago Severo Maciel,
Assistência Social promove formação para fortalecer prevenção e erradicação do trabalho infantil
O Setor de Educação Permanente e das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) promoveu, nos dias 6, 7 e 8 de outubro, uma formação voltada aos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e profissionais que integram a rede de proteção de crianças e adolescentes.
Caraguatatuba conquista medalha de bronze na Copa São Paulo de Basquete Masculino Sub-16
A equipe masculina Sub-16 de basquete de Caraguatatuba encerrou sua participação na Copa São Paulo na segunda-feira (26), em São José dos Campos, com a conquista do terceiro lugar e a medalha de bronze. Na disputa pela final, os caraguatatubenses enfrentaram a equipe de Guaratinguetá, que venceu por 62 a
Caraguatatuba antecipa preparação da rede de saúde para reforçar vigilância contra o sarampo
A Prefeitura de Caraguatatuba está antecipando a preparação da rede municipal para identificação e atendimento de possíveis casos suspeitos de sarampo. A medida integra o trabalho preventivo da Secretaria de Saúde, e considera o cenário epidemiológico e o fluxo intenso de pessoas que chegam ao município durante a temporada. Como
Prefeitura de Caraguatatuba e Detran promovem dinâmica sobre “pontos cegos” no trânsito
Motoristas de carros e motocicletas, ciclistas e pedestres participaram de uma dinâmica com agentes de fiscalização de trânsito da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana e do Detran-SP sobre os pontos cegos dos veículos e os riscos durante ultrapassagens. A demonstração foi realizada na última sexta-feira (25), Dia Nacional