Pesquisar No Site

Guarda Mirim inicia as aulas da 4ª turma do projeto

Publicado em: 19/04/2022
Guarda Mirim inicia as aulas da 4ª turma do projeto
Guarda Mirim inicia as aulas da 4ª turma do projeto

A Prefeitura de Caraguatatuba, pela Secretaria de Educação, deu início às aulas da 4ª turma da Guarda Mirim de Caraguatatuba nesta segunda-feira (18). Ao todo, 25 alunos da turma da manhã e 22 da turma da tarde estiveram presentes na primeira aula do curso de formação.

Eles foram recebidos pelos integrantes das turmas anteriores, onde realizaram a ordem unida, com entoação dos hinos nacional e municipal, junto do grito de guerra da Guarda Mirim, como forma de apresentar os ritos que serão feitos todos os dias, conforme regimento interno do projeto.

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior conversando com os novos alunos (Foto: Lais Fontes/PMC)

Após a formação se desfazer, foram todos para a sala de aula para serem apresentados os integrantes mais velhos, junto da equipe da Guarda Mirim e as autoridades presentes. O capitão Newton Krüger e a Tenente Érica Ramalho de Macedo, comandantes do Corpo de Bombeiros do Litoral Norte e da Estação de Bombeiros de Caraguatatuba, respectivamente, compartilharam suas histórias com os novos alunos e disseram ser uma honra estar ao lado deste projeto e acompanhar de perto toda a evolução.

Já o diretor do projeto, Daniel Ribeiro de Souza, mostrou como ele é importante não só para ele, mas para todos os que entraram na Guarda Mirim e hoje são pessoas totalmente diferentes, corretas e que trabalham por uma sociedade melhor.

Presente neste momento inicial, o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior,  expressou sua gratidão pelo projeto. “Até hoje encontro Guardas Mirins trabalhando em alguns setores da Prefeitura e é de extrema alegria saber que eles são formados por nós, que são cidadãos melhores e que estão fazendo a diferença na nossa sociedade”, disse.

A aluna Lavínia Fernanda, aspirante Pereira, 16 anos, moradora do bairro Porto Novo, comentou que tinha amigos que participavam do projeto e teve vontade de entrar para conhecer e fazer parte. Ela disse que ainda não tem uma expectativa certa sobre o curso, mas acredita que todo o esforço valerá a pena no final do curso de formação.

Já o aluno Emerson Edgar, aspirante Edgar, também de 16 anos, morador do bairro Travessão, disse que sempre teve vontade de entrar para a Guarda Mirim, tinha amigos que participavam e a vontade de conhecer aumentava “Fiz a prova achando que não ia passar, estava nervoso, mas quando o resultado saiu eu chorei. Passei em 3º lugar na primeira vez que fiz a prova”.

#PraCegoVer: Secretária de Educação Márcia Paiva e diretor do projeto Guarda Mirim (Foto: Lais Fontes/PMC)

Ele disse, ainda, que tem como objetivo crescer tanto pessoalmente como profissionalmente, ser acolhido e estar em uma família, podendo compartilhar alegrias e criar memórias junto dos integrantes do projeto.

A secretária de Educação, Márcia Paiva, também compartilhou com os novos alunos o orgulho que tem em poder colaborar com o projeto. “É incrível ver a evolução dos alunos aqui dentro, eles trabalhando conosco na prefeitura. Nos dá alegria em saber que fizemos parte da história deles”, finalizou.

O projeto

Regulamentada pelo prefeito Aguilar Junior através do Decreto nº 895, de 18 de junho de 2018, a Guarda Mirim de Caraguatatuba é um projeto socioeducativo que tem como objetivo contribuir com a formação profissional e cidadã dos adolescentes. Desde seu início, o projeto já formou 156 jovens e encaminhou 140 para vagas de Jovem Aprendiz, em diversos setores das secretarias municipais. Durante a formação, os ‘Aspirantes a Guarda Mirim’ recebem uniformes, vale transporte e refeições.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba auxilia preparação de alunos para edição estadual das Olimpíadas das APAES
Prefeitura de Caraguatatuba auxilia preparação de alunos para edição estadual das Olimpíadas das APAES

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, iniciou nesta semana uma parceria com a APAE de Caraguatatuba, para auxiliar os alunos na preparação para 20ª Olimpíadas Especiais das APAES – Edição Estadual, que será realizada no município entre os dias 18 e 23 de julho.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 09/06/2022
Caraguatatuba tem mais uma dupla classificada para Fase Principal do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia
Caraguatatuba tem mais uma dupla classificada para Fase Principal do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia

As atletas do CT Caraguatá de Vôlei de Praia, Lucília Rosa e Alana Santos, que contam com apoio e incentivos da Prefeitura de Caraguatatuba, se classificaram, na quarta-feira (23), para a fase principal da 6ª Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, em Vila Velha (ES). A conquista da vaga se

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 23/06/2022
Orientadores participam de workshop voltado à inclusão e melhor atendimento nas Oficinas Culturais
Orientadores participam de workshop voltado à inclusão e melhor atendimento nas Oficinas Culturais

A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, em parceria com a Sepedi – Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, realizou o 1º Workshop de formação continuada para artistas orientadores das Oficinas Culturais. Dividido em dois módulos: ‘Pessoas com deficiência e como abordar para escritores’

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 06/06/2022
‘Bairro a Bairro’ chega ao Perequê-Mirim entre os dias 4 e 8 de julho
‘Bairro a Bairro’ chega ao Perequê-Mirim entre os dias 4 e 8 de julho

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), encerra nesta sexta-feira (1º) mais uma semana de ações do ‘Bairro a Bairro’. Com trabalhos realizados nos bairros do Barranco Alto e Travessão, as equipes da Sesep recolheram 135 toneladas de resíduos das ruas. Agora, para a próxima

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 01/07/2022
A partir deste sábado usuários de ônibus terão que ter o cartão da nova empresa Expresso Fênix para utilizar o serviço
Cartão da Praiamar não terá mais validade no transporte público de Caraguatatuba

A partir deste sábado (11), usuários do transporte público coletivo que utilizam o bilhete eletrônico devem usar o cartão da nova empresa Expresso Fênix. O período de utilização do cartão antigo termina nessa sexta-feira (10). O cadastro do novo bilhete eletrônico é necessário para qualquer usuário, inclusive idosos com mais

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 10/06/2022