Pesquisar No Site

Guarda Mirim inicia as aulas da 4ª turma do projeto

Publicado em: 19/04/2022
Guarda Mirim inicia as aulas da 4ª turma do projeto
Guarda Mirim inicia as aulas da 4ª turma do projeto

A Prefeitura de Caraguatatuba, pela Secretaria de Educação, deu início às aulas da 4ª turma da Guarda Mirim de Caraguatatuba nesta segunda-feira (18). Ao todo, 25 alunos da turma da manhã e 22 da turma da tarde estiveram presentes na primeira aula do curso de formação.

Eles foram recebidos pelos integrantes das turmas anteriores, onde realizaram a ordem unida, com entoação dos hinos nacional e municipal, junto do grito de guerra da Guarda Mirim, como forma de apresentar os ritos que serão feitos todos os dias, conforme regimento interno do projeto.

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior conversando com os novos alunos (Foto: Lais Fontes/PMC)

Após a formação se desfazer, foram todos para a sala de aula para serem apresentados os integrantes mais velhos, junto da equipe da Guarda Mirim e as autoridades presentes. O capitão Newton Krüger e a Tenente Érica Ramalho de Macedo, comandantes do Corpo de Bombeiros do Litoral Norte e da Estação de Bombeiros de Caraguatatuba, respectivamente, compartilharam suas histórias com os novos alunos e disseram ser uma honra estar ao lado deste projeto e acompanhar de perto toda a evolução.

Já o diretor do projeto, Daniel Ribeiro de Souza, mostrou como ele é importante não só para ele, mas para todos os que entraram na Guarda Mirim e hoje são pessoas totalmente diferentes, corretas e que trabalham por uma sociedade melhor.

Presente neste momento inicial, o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior,  expressou sua gratidão pelo projeto. “Até hoje encontro Guardas Mirins trabalhando em alguns setores da Prefeitura e é de extrema alegria saber que eles são formados por nós, que são cidadãos melhores e que estão fazendo a diferença na nossa sociedade”, disse.

A aluna Lavínia Fernanda, aspirante Pereira, 16 anos, moradora do bairro Porto Novo, comentou que tinha amigos que participavam do projeto e teve vontade de entrar para conhecer e fazer parte. Ela disse que ainda não tem uma expectativa certa sobre o curso, mas acredita que todo o esforço valerá a pena no final do curso de formação.

Já o aluno Emerson Edgar, aspirante Edgar, também de 16 anos, morador do bairro Travessão, disse que sempre teve vontade de entrar para a Guarda Mirim, tinha amigos que participavam e a vontade de conhecer aumentava “Fiz a prova achando que não ia passar, estava nervoso, mas quando o resultado saiu eu chorei. Passei em 3º lugar na primeira vez que fiz a prova”.

#PraCegoVer: Secretária de Educação Márcia Paiva e diretor do projeto Guarda Mirim (Foto: Lais Fontes/PMC)

Ele disse, ainda, que tem como objetivo crescer tanto pessoalmente como profissionalmente, ser acolhido e estar em uma família, podendo compartilhar alegrias e criar memórias junto dos integrantes do projeto.

A secretária de Educação, Márcia Paiva, também compartilhou com os novos alunos o orgulho que tem em poder colaborar com o projeto. “É incrível ver a evolução dos alunos aqui dentro, eles trabalhando conosco na prefeitura. Nos dá alegria em saber que fizemos parte da história deles”, finalizou.

O projeto

Regulamentada pelo prefeito Aguilar Junior através do Decreto nº 895, de 18 de junho de 2018, a Guarda Mirim de Caraguatatuba é um projeto socioeducativo que tem como objetivo contribuir com a formação profissional e cidadã dos adolescentes. Desde seu início, o projeto já formou 156 jovens e encaminhou 140 para vagas de Jovem Aprendiz, em diversos setores das secretarias municipais. Durante a formação, os ‘Aspirantes a Guarda Mirim’ recebem uniformes, vale transporte e refeições.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura aciona Instituto Argonauta para exames em golfinho que apareceu morto na praia do Centro
Prefeitura aciona Instituto Argonauta para exames em golfinho que apareceu morto na praia do Centro

A Prefeitura de Caraguatatuba acionou na manhã de quarta-feira (17) a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e o Instituto Argonauta para providências com relação a um golfinho que apareceu morto na faixa de areia da praia do centro, nas proximidades de Secretaria de Turismo. A Sesep fez a retirada do

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 17/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba instala e recupera mais de 200 pontos de sinalização de trânsito em março
Prefeitura de Caraguatatuba instala e recupera mais de 200 pontos de sinalização de trânsito em março

A Prefeitura de Caraguatatuba, somente no mês de março, instalou e recuperou 207 pontos de sinalização de trânsito em toda a cidade entre verticais e horizontais. A responsável pelo trabalho é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão. Das sinalizações verticais (placas do tipo sentido obrigatório, proibido estacionar,

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 04/04/2024
UNITAU prorroga prazo de inscrição para concurso em Caraguá até 2 de abril
UNITAU prorroga prazo de inscrição para concurso em Caraguá até 2 de abril

A Universidade de Taubaté (UNITAU) prorrogou o prazo de inscrição do concurso público para contratação de professores para o campus Caraguatatuba, em caráter efetivo, até o dia 2 de abril. O edital de retificação foi publicado nesta quarta-feira (27/3).   Com o novo prazo, a solicitação para inscrição em mais de uma

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 28/03/2024
CaraguaPrev promove censo obrigatório para servidores da ativa, aposentados e pensionistas
CaraguaPrev promove censo obrigatório para servidores da ativa, aposentados e pensionistas

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (Caraguaprev) realiza de 1° de maio a 5 de julho o Censo Previdenciário e Funcional Cadastral Obrigatório 2024, no site https://www.caraguaprev.sp.gov.br/, mediante a cadastro de login e senha. Servidores efetivos da ativa da Prefeitura Municipal, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc),

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV Publicado em 12/04/2024
Fundacc exibe documentário Anhangabaú, premiado no Festival de Gramado 2023
Fundacc exibe documentário Anhangabaú, premiado no Festival de Gramado 2023

Com sessão de cinema gratuita ao ar livre na Praça do Caiçara na próxima terça-feira (23/4), às 19h, o público vai assistir o filme documentário “Anhangabaú”, ganhador da edição do Festival de Gramado em 2023. Quem estará presente é o cineasta e produtor Denis Feijão para um bate-papo ao final. O cineasta é

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 18/04/2024