Pesquisar No Site
Escola de Caraguatatuba desenvolve atividade lúdica com dinossauros na educação infantil

Escola de Caraguatatuba desenvolve atividade lúdica com dinossauros na educação infantil
Massinha, cola, pincéis, lupa e bonecos de dinossauros foram o suficiente para que as crianças da EMEI/EMEF João Thimóteo do Rosário, no Cantagalo, construíssem um pequeno sítio arqueológico. Interessados em conhecer mais sobre o mundo na ‘Era dos Dinossauros’, os pequenos alunos puderam explorar essa aventura através de atividades lúdicas. O objetivo principal é resgatar o gosto dos alunos pela aprendizagem.
A diretora da unidade, Rosa Riolo, contou que após a pandemia algumas crianças demonstraram certa dificuldade em se adaptar à rotina escolar o que tem sido um grande desafio para professores, alunos e famílias.

#PraCegoVer: Alunos da EMEI/EMEF João Thimóteo do Rosário, no Cantagalo, durante atividade lúdica com dinossauros (Foto: Divulgação/PMC)
Pensando em como resgatar o interesse dos alunos, a professora da unidade, Pricila Perossi Magalhães, preparou uma semana envolvente para seus alunos da Educação Infantil, uma sala multisseriada, com alunos do Maternal e das 1ª e 2ª Fases, abordando um tema que as crianças amam: Dinossauros.
A professora contou que através desse assunto pode resgatar a curiosidade dos alunos, explorando as espécies de dinossauros que eles mais gostavam. “Fizemos uma votação levantando o conhecimento prévio dos alunos. Trabalhamos características físicas, habitat, hábitos alimentares, comparamos como era nosso planeta nos tempos dos dinossauros, investigamos pegadas simbólicas e fósseis. Construímos um pequeno sítio arqueológico de onde saíram várias descobertas. Foi uma semana muito feliz para os alunos e de muito aprendizado”, disse.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, explicou que as brincadeiras e interações são eixos estruturantes da proposta da BNCC para a Educação Infantil. “É brincando e interagindo com seus pares, com adultos, com objetos e com a natureza que as crianças constroem conhecimentos, se desenvolvem e socializam”, concluiu.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba realiza campanha de vacinação em escolas para atualização da caderneta de crianças e adolescentes
O município iniciou a campanha de avaliação das carteiras de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos. A ação é realizada pela Secretaria de Saúde e busca identificar atrasos no esquema vacinal e realizar as devidas atualizações. A avaliação específica nas escolas é direcionada para estudantes de

Caraguatatuba recebe oficina sobre políticas culturais e participação social
No próximo dia 16 de abril, quarta-feira, às 18h, a cidade de Caraguatatuba recebe a Oficina de Políticas Culturais e Participação Social: Formação para Conselheiros, na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, no Polo Cultural e Educacional Profª Eloíza Andrade Antunes. A atividade será ministrada por Camila Marujo e Luciana Souza. A

Encerrado ciclo de Audiências Públicas do PPA 2026-2029 e LDO 2026
Caraguatatuba encerrou a série de três audiências públicas do Plano Plurianual 2026-2029 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026. O evento foi na EMEF Professora Antonia Antunes Arouca, no bairro do Massaguaçu, na segunda-feira (28), entre 19h e 21h. A primeira ocorreu no dia 24 deste mês, na

Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” é destaque em Caraguatatuba; quinta-feira
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” realiza nesta quinta-feira (10/4), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A ação integra a programação de aniversário da

Agricultores familiares de Caraguatatuba participam de capacitação sobre legislação ambiental
Agricultores familiares de Caraguatatuba terão a oportunidade de participar do curso de Administração Rural sobre Legislação Ambiental na sexta-feira (4). A formação será realizada no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, das 8h às 17h, e tem como objetivo apresentar a legislação ambiental vigente e auxiliar na adequação das propriedades rurais.