Pesquisar No Site
Defesa Civil de Caraguatatuba passa a atender em novo endereço a partir desta segunda-feira
Defesa Civil de Caraguatatuba passa a atender em novo endereço a partir desta segunda-feira
A Defesa Civil de Caraguatatuba inicia a semana em novo endereço de atendimento. A sede do órgão fica localizado na Rua Antônio José da Silva, 11, no bairro Jardim Jaqueira. O atendimento continua funcionando normalmente pelo telefone 199. O espaço é maior do que o antigo, o que fará com que tenham mais áreas para trabalhar.

#PraCegoVer: Prédio da Defesa Civil de Caraguatatuba com carro em frente e dois agentes ao lado (Foto: Luis Gava/PMC)
O órgão é responsável por diversos serviços para a população, sempre em busca de evitar ou minimizar as possibilidades ou ocorrências de acidentes ou desastres, seja de origem natural como escorregamentos de encostas, enchentes e erosões ou tecnológica.
A Defesa Civil de Caraguatatuba está sempre atuando em prol do cidadão caraguatatubense e em caso de necessidade, o morador pode ligar para o número 199 que funciona 24h ou, dependendo do caso, pode acessar a Central 156 e fazer a solicitação que precisa.
O munícipe também pode ligar pelos telefones 3882-1055 caso não consiga contato pelo 199 e 3883-8913 para falar diretamente com a administração, mas ambos os números funcionam em horário administrativo.

#PraCegoVer: Agente da Defesa Civil de Caraguatatuba trabalhando em computador (Foto: Luis Gava/PMC)
Em 16 de março, a Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu um veículo da marca Fiat Estrada, que servirá de apoio na parte logística e um kit contendo motosserra, gerador de energia, equipamentos de combate a incêndio, balsas infláveis, holofotes, lanternas, entre outros.
Pela lei 12.608/12 compreende-se que há cinco ações distintas e inter-relacionadas pelas quais a Defesa Civil trabalha, sendo elas: Prevenção; Mitigação; Preparação; Resposta e Recuperação. Essas ações ocorrem de forma multissetorial e nos três níveis de governo (federal, estadual e municipal), que exigem uma ampla participação comunitária.
O coordenador da Defesa Civil, Capitão Campos Junior, destaca que “com esse novo local de atendimento poderemos dispor melhor os equipamentos, já que precisamos de muitos, também teremos uma condição de atendimento melhor às pessoas que nos procuram e teremos até a possibilidade de fazer um alojamento na base. Sendo assim, conseguiremos dar uma melhor condição de trabalho para nossos agentes e também para o auxilio ao público externo”, finaliza.
Tecnologia
Desde de fevereiro, o órgão também tem utilizado um novo sistema chamado Geopixel Cidades, comprado pela Prefeitura, que serve para introduzir todos os dados referentes ao local, situação, pessoas atendidas, entre outras, de forma on-line e não mais em papel para depois ser computado em outro sistema.
Outro sistema considerado importante pela Defesa Civil é o Geopixel Monitor, que vai fornecer informações automáticas para a coordenadoria sobre a possibilidade de eventos extremos como chuvas, tempestades, acumulado de diversas horas, entre outras.
“São dados que ajudam em tomadas de decisões pela Defesa Civil que pode fazer esse acompanhamento porque recebe as informações de forma automática, assim como análises pontuais”, explica Felipe Fávaro, diretor da empresa.
Veja Também Recentes
Programa Educativo da Guarda Municipal leva debate sobre violência contra a mulher às escolas de Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba, além de assumir o compromisso de servir e proteger, também atua nas escolas do município com palestras educativas, ministradas por seus agentes. A iniciativa foi criada com a finalidade de orientar as novas gerações sobre temas de relevância no cenário atual. A GCM
Paratleta de Caraguatatuba fatura bronze no Campeonato Nacional de Atletismo Circuito Loterias Caixa 2026
A paratleta Ellen Cristina Dias Braga, do time de atletismo do programa Inclusão em Movimento da Prefeitura de Caraguatatuba, faturou medalha de bronze no arremesso de peso, classe F32, na 1ª Fase do Campeonato Nacional de Atletismo Circuito Loterias Caixa 2026. A competição foi disputada nos dias 1° e 2
Dia D de vacinação contra gripe aplica mais de 2 mil doses e abre campanha no município
O Dia D de vacinação contra a gripe influenza em Caraguatatuba, realizado no último sábado (28), resultou na aplicação de 2.142 doses. A ação marcou o início da campanha de imunização, voltada aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Nesta primeira etapa, a vacinação não contempla a população em
Mais 20 bolsistas do PEAD são convocados para atuar na zeladoria dos bairros de Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba aguarda a apresentação de mais 20 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 até sexta-feira (17), das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no centro. Após a assinatura do contrato,
Estudantes realizam passeata pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo em Caraguatatuba
Um importante movimento de conscientização e inclusão marcou a manhã desta quinta-feira (2) em Caraguatatuba. Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril, alunos, educadores e comunidade escolar participaram de uma passeata promovida pela unidade CEI/EMEI Profª Thereza Yanesse Schmidt Cardozo. A ação