Pesquisar No Site

Defesa Civil de Caraguatatuba passa a atender em novo endereço a partir desta segunda-feira

Publicado em: 11/04/2022
Destaques
Defesa Civil de Caraguatatuba passa a atender em novo endereço a partir desta segunda-feira
Defesa Civil de Caraguatatuba passa a atender em novo endereço a partir desta segunda-feira

A Defesa Civil de Caraguatatuba inicia a semana em novo endereço de atendimento. A sede do órgão fica localizado na Rua Antônio José da Silva, 11, no bairro Jardim Jaqueira. O atendimento continua funcionando normalmente pelo telefone 199. O espaço é maior do que o antigo, o que fará com que tenham mais áreas para trabalhar.

#PraCegoVer: Prédio da Defesa Civil de Caraguatatuba com carro em frente e dois agentes ao lado (Foto: Luis Gava/PMC)

O órgão é responsável por diversos serviços para a população, sempre em busca de evitar ou minimizar as possibilidades ou ocorrências de acidentes ou desastres, seja de origem natural como escorregamentos de encostas, enchentes e erosões ou tecnológica.

A Defesa Civil de Caraguatatuba está sempre atuando em prol do cidadão caraguatatubense e em caso de necessidade, o morador pode ligar para o número 199 que funciona 24h ou, dependendo do caso, pode acessar a Central 156 e fazer a solicitação que precisa.

O munícipe também pode ligar pelos telefones 3882-1055 caso não consiga contato pelo 199 e 3883-8913 para falar diretamente com a administração, mas ambos os números funcionam em horário administrativo.

#PraCegoVer: Agente da Defesa Civil de Caraguatatuba trabalhando em computador (Foto: Luis Gava/PMC)

Em 16 de março, a Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu um veículo da marca Fiat Estrada, que servirá de apoio na parte logística e um kit contendo motosserra, gerador de energia, equipamentos de combate a incêndio, balsas infláveis, holofotes, lanternas, entre outros.

Pela lei 12.608/12 compreende-se que há cinco ações distintas e inter-relacionadas pelas quais a Defesa Civil trabalha, sendo elas: Prevenção; Mitigação; Preparação; Resposta e Recuperação. Essas ações ocorrem de forma multissetorial e nos três níveis de governo (federal, estadual e municipal), que exigem uma ampla participação comunitária.

O coordenador da Defesa Civil, Capitão Campos Junior, destaca que “com esse novo local de atendimento poderemos dispor melhor os equipamentos, já que precisamos de muitos, também teremos uma condição de atendimento melhor às pessoas que nos procuram e teremos até a possibilidade de fazer um alojamento na base. Sendo assim, conseguiremos dar uma melhor condição de trabalho para nossos agentes e também para o auxilio ao público externo”, finaliza.

Tecnologia

Desde de fevereiro, o órgão também tem utilizado um novo sistema chamado Geopixel Cidades, comprado pela Prefeitura, que serve para introduzir todos os dados referentes ao local, situação, pessoas atendidas, entre outras, de forma on-line e não mais em papel para depois ser computado em outro sistema.

Outro sistema considerado importante pela Defesa Civil é o Geopixel Monitor, que vai fornecer informações automáticas para a coordenadoria sobre a possibilidade de eventos extremos como chuvas, tempestades, acumulado de diversas horas, entre outras.

“São dados que ajudam em tomadas de decisões pela Defesa Civil que pode fazer esse acompanhamento porque recebe as informações de forma automática, assim como análises pontuais”, explica Felipe Fávaro, diretor da empresa.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba impede cercamento de área pública no Jardim Itaúna
Prefeitura de Caraguatatuba impede cercamento de área pública no Jardim Itaúna

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, impediu o cercamento de uma área pública localizada no bairro Jardim Itaúna. O crime ambiental foi identificado durante fiscalização de rotina feita pelos fiscais de Postura da Secretaria. A ação de retirada de cerca, que contou com apoio da Secretaria

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 22/03/2024
Inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games seguem até sexta-feira
Inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games seguem até sexta-feira

Estabelecimentos interessados em participar do 3º Festival Geek Games têm até sexta-feira (19) para realizar as inscrições. O evento será realizado entre os dias 02 e 05 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. São disponibilizados até oito espaços destinados a lojas comerciais de produtos geek. Caso o número

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 16/04/2024
Caraguatatuba recebe 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre
Caraguatatuba recebe 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre

Caraguatatuba se prepara para receber o 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre, agendado para os próximos sábado e domingo, dias 27 e 28 de abril, a partir das 10h. O evento integra as celebrações de aniversário de 167 anos do município e espera a presença de cerca de 200

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 17/04/2024
Prefeitura abre inscrições para representantes da sociedade no Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba
Prefeitura abre inscrições para representantes da sociedade no Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba

As inscrições para eleição dos representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba (CONJUVE) Gestão 2024/2026 podem ser feitas até o dia 11 de abril (quinta-feira), das 8h30 às 16h30, no Setor de Juventude do Gabinete do Prefeito, no Paço Municipal, no Centro. Serão eleitos oito membros

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 02/04/2024
CREAS e CMDMC promovem evento que destaca os direitos das mulheres
CREAS e CMDMC promovem evento que destaca os direitos das mulheres

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caraguatatuba (CMDMC) promoveu, na última semana, uma reunião nas dependências do Creas, com o tema “Empoderamento Feminino”. O evento, que faz parte das celebrações do mês das mulheres, teve o

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 03/04/2024