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Centro de Educação Infantil desenvolve espaços sensoriais em Caraguatatuba

Publicado em: 13/04/2022
Centro de Educação Infantil desenvolve espaços sensoriais em Caraguatatuba
Centro de Educação Infantil desenvolve espaços sensoriais em Caraguatatuba

As mãozinhas dos alunos do CEI Profª Honorina Pacheco Corrêa, no Rio do Ouro, exploraram os sentidos em formas de brincadeiras nos painéis sensoriais da unidade, desenvolvendo a criatividade, a curiosidade e a coordenação motora fina.

A diretora da unidade escolar, Carolina Pires de Meneses, contou que teve a iniciativa de montar quatro espaços sensoriais, baseados no método pedagógico Montessori, a fim de estimular o conhecimento e desenvolvimento dos alunos através das propriedades dos objetos: tamanho, forma, cor, textura, peso, cheiro, barulho.

#PraCegoVer: Montagem com fotos dos alunos do CEI Honorina, no Rio do Ouro, interagindo nos espaços sensoriais da unidade (Foto: Lais Fontes/PMC)

Maria Tecla Artemisia Montessori foi uma educadora, médica e pedagoga italiana. É conhecida pelo método educativo que desenvolveu e que ainda é usado hoje em escolas públicas e privadas mundo afora. Ela destacou a importância da liberdade, da atividade e do estímulo para o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças. Defendia que o caminho do intelecto passa pelas mãos porque é por meio do movimento e do toque que as crianças exploram e decodificam o mundo ao seu redor.

Nos cantinhos, como são carinhosamente chamados, os alunos do CEI Honorina dispõem de ‘Trens Sensoriais’ com objetos do cotidiano com funcionalidades diferentes como telefone, embalagens, tomadas, caixinha de luz, cadeados, trincos, calculadora, rodinhas, teclado, mouse, calculadora, além de diferentes texturas (lixa, esponja, tecidos, escovas) para a percepção de macio, grosso, liso, áspero.

Outro espaço do Trem Sensorial utiliza panelas e colheres de pau, que permitem às crianças explorarem o som dos objetos, além do ‘Circuito Sensorial’ com bambolês, que passa pela cortina de TNT e bolinhas coloridas. A ‘Casinha Sonora’’ foi feita com garrafas Pet, cada qual com elementos diferentes como arroz, feijão e milho, cortina de tampinhas plásticas coloridas, cortina de bolinhas e tambor de latão.

A professora coordenadora da unidade, Raphaela Carlota Briti Elias, destacou a importância do espaço para as crianças. “Sabemos que desenvolver as habilidades das nossas crianças desde a primeira infância é fundamental, por meio de estimulações através do tato,a audição, olfato e paladar. Para isso, as crianças precisam explorar, experimentar e entender as ações e reações sobre os objetos. Todos esses espaços, além de trazer o lúdico por meio das sensações, trabalham várias habilidades cognitivas como atenção, foco, criatividade”, disse.

A secretária de Educação, Márcia Paiva, visitou a unidade na última semana e conferiu de perto a interação das crianças e parabenizou a equipe gestora da unidade pelo capricho e dedicação.

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