Pesquisar No Site
Campanha de Prevenção e Diagnóstico ao Câncer Bucal em Caraguatatuba alerta para importância do diagnóstico precoce
Campanha de Prevenção e Diagnóstico ao Câncer Bucal em Caraguatatuba alerta para importância do diagnóstico precoce
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, promove em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal, coordenada pela Divisão de Saúde Bucal.
A ação tem como objetivo conscientizar e orientar a população sobre os cuidados e a importância dos exames preventivos para um diagnóstico precoce. Todos os pacientes que estão em tratamento odontológico nas UBSs já são avaliados e aqueles que notarem alguma lesão ou ferida na boca podem procurar a UBS de referência.

#PraCegoVer: Dentista faz avaliação em boca de paciente (Foto: Luis Gava/PMC)
A campanha segue até o dia 29 de abril, de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30. Caso haja necessidade, os pacientes serão encaminhados para um especialista que dará início ao tratamento.
O diretor de Saúde Bucal, André Trunkl, explica que a campanha é voltada para pessoas com mais de 20 anos, com manifestação de feridas na boca ou lábios que não cicatrizam, além de inchaços, sangramentos, dor na garganta prolongada e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas.
“Em um estágio mais avançado, o câncer de boca pode provocar mau hálito, dificuldade para falar, mastigar e engolir, emagrecimento acentuado e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço)”, esclarece Trunkl.
Prevenção
Para reduzir a mortalidade, é necessário que haja o diagnóstico precoce feito por meio do exame clínico dos tecidos da boca, realizado, obrigatoriamente, por um dentista capacitado. Só assim será possível identificar tanto lesões potencialmente malignas quanto o câncer em estágios iniciais, o que possibilitará um tratamento menos agressivo e o aumento da sobrevida. O autoexame é importante, mas não substitui o exame feito por um profissional da área.
Confira os endereços das Unidades: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2021/03/unidades-basicas-de-saude-ubss/.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba reforça doação de sangue em parceria com Hemocentro de Taubaté
A Prefeitura de Caraguatatuba é parceira do Projeto Sangue em Movimento, iniciativa do Hemocentro RP (Núcleo de Hemoterapia de Taubaté) que busca aumentar o número de doadores voluntários de sangue no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. A Secretaria de Saúde oferta transporte gratuito aos moradores interessados
Estudantes premiados no Curta Caraguá participam de visita ao set do longa “Clamor”
Estudantes da EMEF Profº Euclydes Ferreira participaram de uma visita exclusiva ao set de filmagens do longa-metragem “Clamor”, em Santos (SP), na terça-feira (26). A atividade integrou uma premiação especial concedida durante a cerimônia do ‘Curta Caraguá’ 2025, pelo curta estudantil “A Esperança”, produção que chamou a atenção do produtor
Prefeitura de Caraguatatuba e ETEC abrem Inscrições para curso gratuito de Almoxarife e Estoquista
A Secretaria Municipal de Governo, em parceria com a Escola Técnica de Caraguatatuba (ETEC), está com inscrições abertas para o curso gratuito de Almoxarife e Estoquista. O curso capacita os participantes para receber, conferir, armazenar e distribuir materiais, essenciais na logística. A formação aborda organização de estoque, inventário, segurança e
Secretaria de Turismo promove 14º Encontro de Turismo com debate sobre hotelaria e “Caraguá A Gosto”
Caraguatatuba recebe nesta terça-feira (26), às 17h, o 14º Encontro de Turismo, reunião mensal voltada ao diálogo entre o poder público, representantes do trade turístico e a população interessada no setor. O encontro será no hotel Hampton By Hilton e terá como pauta o mercado hoteleiro e o evento “Caraguá
Prefeitura de Caraguatatuba entrega reforma do campo society do Rio do Ouro e amplia espaço de esporte e convivência
A Prefeitura de Caraguatatuba entregou, no sábado (23), a reforma e revitalização do campo de futebol society “Antonio Pereira da Silva – Jota”, no bairro Rio do Ouro. A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais, moradores, atletas e representantes da comunidade esportiva. Durante a entrega, o prefeito de