Pesquisar No Site
Alunos da rede municipal de Caraguatatuba participam de aula externa na praia da Cocanha
Alunos da rede municipal de Caraguatatuba participam de aula externa na praia da Cocanha
Os alunos da EMEF. Antônia Antunes Arouca, localizada no bairro Massaguaçu, região norte de Caraguatatuba, participaram, nos dias 18 e 19 de abril, do projeto ’Redescobrindo o povo caiçara’, desenvolvido pelo professor Sidnei de Souza, que leciona a disciplina de geografia na unidade.
Participaram alunos dos 7º anos, com o objetivo principal de analisar através de registro histórico-geográfico as características do povo e valorizar a sua beleza em diferentes tempos e lugares, conhecerem a cultura caiçara, e junto do professor elaboraram um estudo de campo sobre a comunidade, tendo conhecimento das modificações do espaço visitado nos dias de pesquisa.

#PraCegoVer: Alunas segurando filhote de caranguejo nas mãos (Foto: Lais Fontes/PMC)
Inicialmente houve um bate-papo com alguns pescadores da Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha, que falaram sobre animais marinhos que são cultivados nessa região da cidade, os processos desde pesca à preparação para vendas em peixarias e quiosques.
Acompanhados dos pescadores, os alunos observaram o processo do preparo de mariscos para o comércio e consumo, assistindo a retirada dos mariscos, a limpeza de crostas e organismos que vivem ao redor da concha. Observaram de perto os animais que são retirados junto das crostas do mexilhão, podendo os pegar na mão com o uso de luvas de borracha e lupas para observarem melhor e conhecer os microrganismos marinhos.
Eles também desenvolveram a temática sobre a prática de esportes físicos na praia, como vôlei, natação, futebol, dentre outros. Os professores da unidade contribuíram para que essa aula externa fosse possível, levando os alunos a conhecerem de perto as histórias e presenciar um pouco da prática caiçara.
Veja Também Recentes
Edital de transporte universitário é publicado e recadastramento começa no dia 20 de julho em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba publicou na edição desta terça-feira (7) do Diário Oficial do Município o edital que estabelece as regras para o recadastramento dos estudantes que já utilizam o transporte universitário para instituições de ensino de São José dos Campos e para a inscrição de novos interessados na lista
Teatro Mario Covas recebe “Desculpa eu ter vindo!” com humorista Matheus Ceará nesta sexta-feira
O humorista Matheus Ceará apresenta seu show “Desculpa eu ter vindo!” nesta sexta-feira (26/6), às 20h, no palco do Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba. Os ingressos podem ser adquiridos pelo link https://tinyurl.com/392h4yc2f ou pessoalmente na Reticências Livraria, situada na Rua Padre Anchieta, nº 556, no Centro. Em seu novo espetáculo
Curso de Boas Práticas capacita trabalhadores para Festival da Tainha em Caraguatatuba
Aproximadamente 19 trabalhadores que devem atuar na manipulação de alimentos durante o Festival da Tainha participaram do Curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos promovido pelo Banco de Alimentos de Caraguatatuba. O evento gastronômico ocorre de 9 a 13 de julho, na Praça de Eventos do Porto Novo. A
Prefeitura recupera área degradada por descarte irregular no Centro de Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba concluiu a recuperação e revitalização de uma área localizada nas proximidades da ponte ao lado Casa de Saúde Stella Maris, na região central da cidade, que vinha sendo utilizada de forma irregular para o descarte de resíduos. Sob coordenação da Secretaria de Serviços Públicos, o local
Governo Municipal inicia Conexão Liderança para qualificação de líderes no serviço público
A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou, na quinta-feira (2), o projeto “Conexão Liderança”, voltado a secretários, secretários-adjuntos, diretores e servidores que ocupam cargos estratégicos na administração municipal. A iniciativa, conduzida pelas secretarias de Administração e de Governo, encerra na segunda-feira (6), no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba,