Pesquisar No Site

Abertas inscrições para o 23º Festival do Camarão em Caraguatatuba

Publicado em: 05/04/2022
Destaques
23º Festival do Camarão tem abertura oficial nesta quinta-feira em Caraguatatuba e conta com 11 dias de festa
Abertas inscrições para o 23º Festival do Camarão em Caraguatatuba

Os pescadores interessados em participar da 23ª edição do Festival do Camarão devem entregar a documentação solicitada no período de 11 a 14 de abril, das 9h às 16h, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. A tradicional festa será realizada de 15 a 24 de julho de 2022, na Praça da Cultura (Avenida da Praia), no Centro de Caraguatatuba.

Ao todo, serão concedidas 25 barracas, sendo 23 para comercialização de alimentos/refeições preparados, obrigatoriamente, à base de camarão e mandioca, das quais 22 barracas serão destinadas exclusivamente a membros da Associação dos Pescadores da Praia do Camaroeiro e uma a membros da Associação dos Pescadores Artesanais da Zona Sul de Caraguatatuba. As outras duas serão para doces caseiros e tradicionais da região.

#PraCegoVer: Imagens da 22º edição do Festival do Camarão, que foi realizada em 2019, na Praça da Cultura, no Centro de Caraguatatuba.

Os documentos necessários para o credenciamento e mais informações sobre o Edital podem ser acessados pelo link: https://fundacc.sp.gov.br/editais-fundacc/05/04/2022/edital-no-0072022-chamamento-publico-festival-do-camarao-2022.

Os contemplados pelo credenciamento deverão participar das reuniões preparatórias como organização, manipulação de alimentos, degustação, questões sanitárias; da procissão marítima e cerimônia ‘Barcos ao Mar’, no dia 5 de junho de 2022, às 10h, no Entreposto de Pesca da Praia do Camaroeiro, com embarcações obrigatoriamente decoradas; nos dias do 23° Festival do Camarão, em suas respectivas barracas, à disposição para tratar de todos os assuntos ligados à gestão do espaço; entre outras.

Em relação aos pratos liberados para comercialização durante o 23° Festival do Camarão, serão permitidos porção de camarão pequeno, porção de camarão grande, espetos de camarões grandes e pequenos, porção de mandioca, porção de batata frita, porção de peixe frito, pastel de queijo e, até dois pratos e dois salgados à base de camarão, previamente determinados e aprovados pela equipe organizadora.

#PraCegoVer: Imagens da 22º edição do Festival do Camarão, que foi realizada em 2019, na Praça da Cultura, no Centro de Caraguatatuba.

O Festival do Camarão é realizado pela Fundacc e Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, em parceria com a Comunidade Pesqueira da Praia do Camaroeiro, por meio da Associação dos Pescadores da Praia do Camaroeiro e apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.

O evento visa a valorização, preservação, proteção e divulgação do patrimônio cultural e imaterial de Caraguatatuba para as gerações futuras, sobretudo o patrimônio cultural arraigado à vida pesqueira dos caiçaras do Litoral Norte de São Paulo.

Tem, ainda, o propósito de ser fonte de geração de renda para a comunidade pesqueira, com exclusividade aos pescadores de camarão da Praia do Camaroeiro após o período de defeso.

Vale ressaltar que o 23º Festival do Camarão poderá sofrer modificações de acordo com a legislação federal, estadual e municipal relativas à pandemia de Covid-19, desta forma, um novo regramento poderá ser disponibilizado.

23º Festival do Camarão – seleção e credenciamento

Entrega de documentos: 11 a 14 de abril

Local: Rua Santos Dumont, 502, Centro de Caraguatatuba (Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca)

Festival do Camarão: 14 a 25 de julho

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba inicia Escutas Públicas da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB)
Caraguatatuba inicia Escutas Públicas da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB)

A Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) de Fomento à Cultura, a maior e mais estruturante política cultural da história do Brasil, destinará R$940.917,51 para Caraguatatuba, verba que será administrada em cogestão pela sociedade civil e setor público. Os artistas e amantes da cultura irão decidir como usar esse dinheiro participando

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 09/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba realiza no Travessão a segunda audiência pública do PPA 2025 e LDO 2025
Prefeitura de Caraguatatuba realiza no Travessão a segunda audiência pública do PPA 2025 e LDO 2025

A segunda audiência pública descentralizada para discutir a revisão do Plano Plurianual (PPA) de 2025 e a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2025 foi realizada na noite de terça-feira (26) pela Prefeitura de Caraguatatuba. O evento, ocorrido no bairro do Travessão, região Sul da

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Publicado em 27/03/2024
Plantão Odontológico em UPAs completa dois anos e já realizou 11,7 mil atendimentos
Plantão Odontológico em UPAs completa dois anos e já realizou 11,7 mil atendimentos

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Centro (Jardim Primavera) e do Sul (Perequê-Mirim) disponibilizam há dois anos Plantão Odontológico para casos de urgência e emergência. Os serviços foram iniciados em abril de 2022 e até hoje foram realizados 11.733 atendimentos que vão desde alívios de dores, extrações, drenagens de

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 02/04/2024
Defesa Civil do Estado prevê chuvas fortes entre quinta-feira e sábado
Defesa Civil do Estado prevê chuvas fortes entre quinta-feira e sábado

A Defesa Civil de Caraguatatuba, representada por seu coordenador, Capitão Campos Júnior, participou na tarde de quinta-feira (21) de uma reunião on line convocada pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado, para tratar de questões diante do alerta de fortes chuvas e ventos entre quinta-feira e sábado (23)

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 21/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba reforça inscrição no processo seletivo para professor esportivo
Prefeitura de Caraguatatuba reforça inscrição no processo seletivo para professor esportivo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, abriu novo processo seletivo para a contratação de professores nos polos esportivos da cidade. O Projeto Nova Onda, por meio do Instituto Social Boa Esperança, está à frente da contratação dos profissionais. Os educadores físicos interessados em participar

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 05/04/2024