Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba orienta sobre serviço de corte de árvores em áreas públicas e particulares

Prefeitura de Caraguatatuba orienta sobre serviço de corte de árvores em áreas públicas e particulares
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), disponibilizou o pedido para corte de árvores em áreas públicas e particulares. A solicitação é feita em acordo com o procedimento legal e orientação da secretaria responsável.
O serviço pode ser realizado junto à Central 156, tanto por telefone como pelo aplicativo. Além disso, os moradores com quaisquer dificuldades podem entrar em contato pelos números (12) 3897-8800 e (12) 3897-8801.
Remoção em áreas públicas
Os documentos para análise do pedido de supressão em área pública são a cópia do espelho do IPTU e a cópia do documento de identidade (RG ou CNH) que podem ser acessados pelo link https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2021/10/DOCUMENTOS-EXIGIDOS-PARA-AUTORIZACAO-DE-CORTE-DE-ARVORE-EM-AREA-PUBLICA.pdf
Para a análise do pedido de supressão de árvore em calçada são verificadas questões de acessibilidade, ou seja, se o exemplar arbóreo se encontra no berço correto na calçada e, também, se está causando algum tipo de avaria na própria calçada ou no imóvel.
Também é avaliado o tipo de vegetação presente na área pública com base na Resolução CONAMA 07/96 para saber se a competência para emitir eventual autorização de supressão é da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) ou da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.
Cabe ressaltar ainda, que no caso da vegetação e/ou o exemplar arbóreo estar em Área de Preservação Permanente (APP), a vegetação será mantida em cumprimento ao artigo 7º, da Lei 12.651/12.
Só será emitida autorização para supressão em APP no caso de utilidade pública, interesse social ou de baixo impacto ambiental, conforme prescreve o artigo 8º da mesma lei.
Remoção em áreas particulares
Os documentos para análise do pedido de supressão em área particular, além das cópias do espelho do IPTU e do documento de identidade (RG ou CNH), são necessários também comprovante de dominialidade, croqui de localização do imóvel e indicação de quantas árvores e suas espécies.
Em caso de condomínios também são necessários cópia do documento de identidade do síndico (RG ou CNH), ato com nomeação do síndico, ata de Assembleia autorizando o corte da árvore.
O pedido por ser acessado no link https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2021/10/DOCUMENTOS-EXIGIDOS-PARA-AUTORIZACAO-DE-CORTE-DE-ARVORE-EM-AREA-PARTICULAR.pdf
Neste caso também é avaliado o tipo de vegetação, com base na Resolução Conama 07/96, para saber se a competência para emitir eventual autorização de supressão é da Cetesb ou da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.
Quando a autorização é de competência municipal, é solicitada a compensação de cada árvore removida. No caso, a doação de cinco mudas de planta nativa. E com relação ao corte de espécies exóticas, solicita-se a doação de duas mudas de planta nativa.
Se a vegetação e/ou o exemplar arbóreo estiver em Área de Preservação Permanente, será aplicado o artigo 7º, da Lei 12.651/12, que prescreve que a vegetação seja mantida pelo proprietário da área.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca fica na Rua Santos Dumont, 502, no Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-2530. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30.
Veja Também Recentes

Fundacc segue com credenciamento aberto para artistas e fazedores de Cultura
Segue aberto o credenciamento para propostas de artistas e fazedores de Cultura, com intenção de compor a programação da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), com atividades e/ou criações de obras artísticas. Lançada no início de abril deste ano, as inscrições são gratuitas e seguem abertas até o dia 4 de março

Árvores emaranhadas em fiações elétricas são retiradas em Caraguatatuba
Moradores dos bairros Jardim Britânia, Indaiá e Jardim Terralão acionaram a Defesa Civil para retiradas de árvores que caíram ou estavam na iminência de cair na fiação elétrica em decorrência da chuva do último fim de semana. Equipes formada por servidores da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos e da

CCZ de Caraguatatuba realiza agendamento para castração de cães e gatos
Mesmo com chuva, muitas pessoas compareceram ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba na manhã de sexta-feira (4), para o agendamento de 250 vagas de castração gratuita de cães e gatos a partir dos seis meses de idade. Quem não conseguiu garantir uma das vagas disponibilizadas para este

Abertas Inscrições para representantes da sociedade civil no Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê
O processo de eleição para representantes da sociedade civil no Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, em Caraguatatuba, abre a partir do dia 22 de abril, para selecionar membros vinculados a associações ou entidades com atuação em proteção, conservação e educação ambiental. O Conselho Gestor atua como órgão

Secretaria de Esportes convoca professores e formadores esportivos de processo seletivo
Foi publicado nesta quinta-feira (17), o edital de convocação dos candidatos aprovados no processo seletivo de professores e formadores esportivos da Secretaria de Esportes. O edital está disponível com os classificados no site www.caraguatatuba.sp.gov.br ou no link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/servicos/servicos-ao-cidadao/concursos-e-processos-seletivos/. Foram convocados 32 formadores esportivos e 28 professores de educação física. A