Pesquisar No Site

Prefeito de Caraguatatuba faz gestão voltada para a mulher

Publicado em: 08/03/2022
Destaques
Agosto Lilás: Técnicas do Social ministram palestra sobre violência contra a mulher em Escolas Estaduais
Prefeito de Caraguatatuba faz gestão voltada para a mulher

Neste 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a gestão do prefeito Aguilar Junior mostra sua preocupação e seu carinho com as mulheres da cidade.

Desde seu primeiro mandato ele tem focado em políticas públicas para a mulher, seja na saúde, no acolhimento, na qualificação e no empreendedorismo.

#PraCegoVer: Mães estão com bebês dentro de balde em programa voltado para elas (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

São projetos e programas que ressaltam a importância da mulher e que ganharam mais força e relevância durante o período de pandemia da Covid.

Como o Ciam (Centro Integrado de Atendimento à Mulher), inaugurado em 2017, e que foi muito importante para atender a mulher vitimizada, já que cresceram as estatísticas da violência contra a mulher dentro de sua própria casa, no período de quarentena.

Outro importante serviço oferecido é o Pro Mulher (Centro de Referência da Mulher), que desde sua estrutura já oferece muito mais aconchego que as frias paredes das tradicionais unidades.

#PraCegoVer: Mulheres estão em uma sala onde aprende, curso de qualificação (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Ali é o cantinho delas, respeitando seus medos, inseguranças, curiosidades e, com isso, levando cada vez mais saúde e atenção a elas.

No Pro Mulher está também outra estrutura que acolhe não só a mulher, mas a futura mamãe e seu filho, que é o Banco de Leite Humano.

A gestante recebe todo o carinho da equipe, orientações fundamentais para os primeiros dias e, por que não dizer, para toda a vida do recém-nascido.

Um gesto de carinho e compaixão das mamães que doam o excedente do seu leite para os mais frágeis, renovando a vida.

#PraCegoVer: Mulher atende outra que está em frente a um aparelho de mamografia (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

E por falar em futuras mamães, a gestão Aguilar Junior está também com as mais desamparadas que são assistidas pela equipe do Fundo Social por meio dos kits enxovais compostos de 20 peças, entre macacão, body, pacote de fraldas, toalhas de banho e rosto, lençol, cobertor e meias. Um trabalho realizado pelas funcionárias e voluntárias do Fundo, que não tem preço, mas amor por parte de cada uma que coloca o coração em cada peça confeccionada e doada.

E nesta corrente do bem entram os cursos de qualificação profissional, alguns especialmente para as mulheres, que são a porta de entrada para a sua independência, formando verdadeiras empreendedoras através da parceria com o Sebrae Mulher Empreendedora.

“São inúmeras ações, que fazem da mulher a protagonista de sua própria vida”, ressalta o prefeito Aguilar Junior.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Banda Carlos Gomes faz 60 anos e apresenta concerto
Banda Carlos Gomes faz 60 anos e apresenta concerto

A apresentação é no dia 19 no Teatro Mario Covas. Participam do espetáculo o Água Viva Coral e o Corpo de Baile de Caraguatatuba. A entrada é gratuita Em comemoração aos 60 anos da Banda Municipal “Carlos Gomes”, comemorado dia 20 de abril, e aos 167 anos de emancipação político-administrativa de Caraguatatuba,

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 08/04/2024
Reclamações financeiras e de internet fixa marcam ranking do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre de 2024
Reclamações financeiras e de internet fixa marcam ranking do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre de 2024

O relatório do  Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 785 procedimentos formalizados dos 1.449 atendimentos realizados entre os dias 1º e 31 de março. Desse total, 664 registros foram de consumidores orientados e encaminhados para outros órgãos. Os balanços de janeiro, fevereiro e março foram marcados por problemas com o envio

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 08/04/2024
Caminhada do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo reúne mais de 200 pessoas em Caraguatatuba
Caminhada do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo reúne mais de 200 pessoas em Caraguatatuba

A Caminhada alusiva ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, realizada neste domingo (8), reuniu mais de 200 pessoas na Praça da Cultura, na orla da praia do centro. Com o tema “Valorize as capacidades e respeite os limites”, a caminhada fechou a série de eventos sobre o autismo,

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Secretaria de Esportes e Recreação Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 08/04/2024
Saúde em Primeiro Lugar atende 1,6 mil pessoas com atividades de saúde física e mental no primeiro trimestre
Saúde em Primeiro Lugar atende 1,6 mil pessoas com atividades de saúde física e mental no primeiro trimestre

O programa Saúde em Primeiro Lugar, uma parceria entre o Instituto Sócrates Guanaes (ISG) e a Prefeitura de Caraguatatuba tem se destacado como uma iniciativa essencial na promoção da saúde e prevenção de doenças para a população. Nos primeiros três meses deste ano já foram desenvolvidas cerca de 110 atividades

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 09/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba suspende aulas na piscina grande do Cemug
Prefeitura de Caraguatatuba suspende aulas na piscina grande do Cemug

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, informa que as aulas de natação no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG) serão suspensas temporariamente a partir desta sexta-feira (12) para limpeza e tratamento da piscina grande. As aulas serão retomadas normalmente na segunda-feira (15) após a

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 12/04/2024