Pesquisar No Site

Prefeito Aguilar Junior participa de reuniões na ANP e Abramt na luta pela manutenção dos royalties

Publicado em: 23/03/2022
Destaques
Prefeito Aguilar Junior participa de reuniões na ANP e Abramt na luta pela manutenção dos royalties
Prefeito Aguilar Junior participa de reuniões na ANP e Abramt na luta pela manutenção dos royalties

O Prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, está no Rio de Janeiro onde participa de importantes reuniões na luta para a manutenção dos recursos dos royalties nos municípios que podem sofrer impactos diretos da produção de gás natural e petróleo.

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior está com representantes da Abramt e da ANP, no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/PMC)

Ele é vice-presidente da Associação Brasileira dos Municípios com Terminais Marítimos e Fluviais para Embarque e Desembarque de Petróleo e Gás Natural (Abramt) e, junto com o presidente da entidade, Luis Henrique Vedovato, prefeito de Imbé (RS), o prefeito de Tramandaí, Major Luiz Carlos Gauto, o secretário executivo da associação, Flaito dos Santos Cônsul e o advogado Edson das Neves, se reuniu na terça-feira (22) com o diretor geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Rodolfo Saboia, e o superintendente da agência, Carlos Orlando Enrique da Silva.

“Fomos muito bem recebidos e apresentamos nossos objetivos e demandas enquanto entidade e municípios mais impactados com a produção do petróleo e gás natural”. No caso de Caraguatatuba, o município possui a Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), por isso recebe royalties.

A preocupação da Abramt é em relação a um projeto que está no Congresso Nacional que quer a redistribuição dos royalties a todos os municípios por onde passam os chamados ‘city gates’.

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior está com representantes da Abramt e da ANP, no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/PMC)

City Gate é um termo referente a um conjunto de instalações que representa a etapa de entrega do gás natural do transportador para a concessionária estadual que realiza a distribuição. Nesse momento, ocorre a mudança de propriedade e responsabilidade sobre o gás natural que, transportado nos gasodutos após o processamento, é mantido sobre pressão consideravelmente elevada. Essa pressão é regulada no City Gate, antes que o gás seja transferido.

A polêmica ocorre desde 2009, quando deputados federais aprovaram a chamada emenda ‘Ibsen’, que prevê a distribuição dos royalties do petróleo com base nos Fundos de Participação dos Estados e Municípios (FPE e FPM), inclusive de contratos em vigor. Isso diminuirá drasticamente a receita atualmente recebida pelos produtores.

De autoria dos deputados Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), Humberto Souto (PPS-MG) e Marcelo Castro (PMDB-PI), a emenda beneficia os estados não produtores de petróleo.

A emenda Ibsen determina que, preservada a parte da União nos royalties e na chamada participação especial, o restante seria dividido entre estados e municípios segundo os critérios dos fundos constitucionais. Os estados ficarão com metade dos recursos e os municípios com a outra metade.

Abramt

Nesta quarta-feira (23), a reunião foi somente com integrantes da Associação Brasileira dos Municípios com Terminais Marítimos e Fluviais para Embarque e Desembarque de Petróleo e Gás Natural, desta vez contando com a participação do prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, município que mais recebe royalties no Litoral Norte, tanto pelo Pré-Sal, como pelo gás natural.

Na pauta, discussão para fortalecer a Abramt com um maior número de associados para que se tenha mais força e consiga fazer com que o royalties fiquem nas cidades produtoras.

ABRAMT foi fundada no dia 3 de outubro de 2001, na cidade de Madre de Deus (BA), durante o II Encontro Brasileiro de Prefeitos dos Municípios que possuem instalações marítimas e fluviais de embarque e desembarque de petróleo e gás natural.

A entidade foi criada com o principal objetivo do cumprimento da Lei 7.990, que destinou recebimento de royalties com parcelas de até 5% para os municípios que possuíam terminais.

Atualmente, a Abramt  é integrada pelos municípios de Angra dos Reis (RJ), Bertioga (SP), Caraguatatuba (SP), Coruripe (AL), Ilhabela (SP), Imbé (RS), Linhares (ES), Macau (RN), Madre de Deus (BA), São Francisco do Conde (BA), São Francisco do Sul (SC), São Mateus (ES), São Miguel de Campos (AL), São Sebastião (SP) e Tramandaí (RS).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Testes práticos, perícia médica e heteroidentificação do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba iniciam nesta semana
Testes práticos, perícia médica e heteroidentificação do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba iniciam nesta semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) dá sequência ao Concurso Público de 2023 da Prefeitura de Caraguatatuba com a realização das etapas das provas práticas, perícia médica (PCD) e entrevista de heteroidentificação (negros e pardos) das funções dos Editais 01 e 03 a partir desta semana. As provas práticas de 12

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 16/04/2024
Prefeitura faz alteração no trânsito da Miguel Varlez para obras e ônibus mudam rota
Prefeitura faz alteração no trânsito da Miguel Varlez para obras e ônibus mudam rota

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, fará alteração temporária no trânsito da avenida Miguel Varlez, no trecho entre o Trevo 1º Centenário (do Supermercado Silva Indaiá) até a ponte sobre o rio Santo Antonio (ao lado do Hospital Stella Maris). O

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 15/04/2024
1
2ª Etapa do Brasileiro de Moto Aquática é neste final de semana em Caraguatatuba

A praia do Cento de Caraguatatuba recebe a partir desta sexta-feira (12), a 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Moto Aquática, chamada de National Cup 2024. Aberto ao público de forma gratuita, o evento segue até domingo (14), próximo à Praça da Cultura, com instalação de arquibancada para que os

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 09/04/2024
CCZ de Caraguatatuba está com telefone temporariamente indisponível
CCZ de Caraguatatuba está com telefone temporariamente indisponível

A Prefeitura de Caraguatatuba informa que o telefone do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está temporariamente indisponível. O reparo da linha já foi solicitado à operadora telefônica, responsável pelo conserto. Enquanto a manutenção não é finalizada, a única alternativa é o atendimento presencial. O CCZ está localizado na Rua

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 25/04/2024
Serviços de limpeza, nivelamento de ruas e desassoreamento de valas estão em bairros da região Sul de Caraguatatuba
Serviços de limpeza, nivelamento de ruas e desassoreamento de valas estão em bairros da região Sul de Caraguatatuba

Porto Novo, Perequê Mirim e Travessão são alguns dos bairros da região Sul de Caraguatatuba que estão recebendo esta semana serviços de zeladoria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep). Equipes de roçada, varrição e retirada de resíduos e entulhos estão essa semana nas ruas do Porto

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 17/04/2024