Pesquisar No Site

Educação de Caraguatatuba desenvolve ações em alusão ao Dia Mundial da Água

Publicado em: 22/03/2022
Educação de Caraguatatuba desenvolve ações em alusão ao Dia Mundial da Água
Educação de Caraguatatuba desenvolve ações em alusão ao Dia Mundial da Água

A rede municipal de ensino de Caraguatatuba desenvolve diversas ações e projetos de Educação Ambiental com alunos das diferentes etapas de ensino. Alinhada a isso, a Emei/Emef Prof. João Benedito Marcondes, no Barranco Alto, está desenvolvendo o projeto “Água na Torneira” com um grupo de 70 alunos da 2ª Fase de Educação Infantil.

#PraCegoVer: Turma de alunos da Emei/Emef Prof. João Benedito Marcondes, no Barranco Alto, posam para foto com equipe da Sabesp, após atividade lúdica realizada na unidade (Foto: Divulgação/PMC)

O projeto tem como objetivo trabalhar a conscientização nas crianças para a importância desse recurso natural indispensável à vida humana, desenvolvendo o senso de responsabilidade de cada um e apresentando métodos de economia de água.

Com atividades pedagógicas variadas, pensadas para a fase de desenvolvimento dos alunos, o projeto desenvolve ações de pesquisas, debates, contação de histórias, teatro lúdico, experiências, vivências na natureza e momentos de diversão.

Em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado nesta terça-feira (22), a unidade, em parceria com a Sabesp, recebeu a visita de representantes da companhia que realizaram uma atividade lúdica sobre o “Ciclo da Água”.

#PraCegoVer: Turma de alunos da Emei/Emef Prof. João Benedito Marcondes, no Barranco Alto, interagem com integrantes da equipe da Sabesp, durante atividade lúdica realizada na unidade (Foto: Divulgação/PMC)

A coordenadora pedagógica da unidade, Alessandra Teixeira Torres, contou que a equipe da Sabesp ficou surpresa com o envolvimento das crianças e com o nível de conhecimento sobre o tema, apresentado pelos pequenos estudantes.

“Notamos que as ações do projeto já estão surtindo efeitos muito positivos nas crianças. Através da interação dos alunos durante as aulas, percebemos como estão desenvolvendo o senso de responsabilidade colocando em prática as ações de economia em momentos como o da higiene bucal, por exemplo.”

A secretária de Educação, Márcia Paiva, comentou sobre a importância do projeto, principalmente com crianças da Educação Infantil. “Desde a primeira infância, que vai do nascimento até os seis anos, as crianças precisam saber sobre a importância dos cuidados com a água, seja nos rios, mares e oceanos e nas ações do cotidiano, como ao lavar as mãos, tomar banho, escovar os dentes, lavar frutas, entre outros”, disse.

O Dia Mundial da Água foi criado em 22 de março de 1992, pela ONU. A data foi pensada para dar visibilidade a assuntos relacionados a esse importante recurso natural e para mostrar que a sua preservação é papel de toda a sociedade.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Presidente do Fundo Social participa do almoço de Páscoa com crianças e adolescentes da Casa Beija-Flor
Presidente do Fundo Social participa do almoço de Páscoa com crianças e adolescentes da Casa Beija-Flor

A Casa Beija-Flor preparou um almoço de celebração da Páscoa para 253 crianças e adolescentes assistidas pela entidade, educadores e convidados, no centro de convivência do Barranco Alto, em Caraguatatuba, na quarta-feira (16). A instituição desenvolve projetos sociais para pessoas entre 6 a 17 anos e 11 meses, em situação

Leia Mais Notícias Fundo Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 17/04/2025
CCZ de Caraguatatuba realiza agendamento para castração de cães e gatos
CCZ de Caraguatatuba realiza agendamento para castração de cães e gatos

Mesmo com chuva, muitas pessoas compareceram ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba na manhã de sexta-feira (4), para o agendamento de 250 vagas de castração gratuita de cães e gatos a partir dos seis meses de idade. Quem não conseguiu garantir uma das vagas disponibilizadas para este

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 04/04/2025
Caraguatatuba promove eventos sobre saúde bucal nas escolas municipais em maio
Caraguatatuba promove eventos sobre saúde bucal nas escolas municipais em maio

Diversos eventos marcam a divulgação do Projeto Dentista na Escola nos dias 17, 24 e 31 de maio, para alunos da rede municipal de ensino. As ações serão realizadas em três regiões da cidade, sempre em uma escola-sede, com a participação aberta a alunos e familiares, inclusive de outras escolas

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 10/04/2025
GCM atende ocorrência de descumprimento de medida protetiva em Caraguatatuba
GCM atende ocorrência de descumprimento de medida protetiva em Caraguatatuba

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva na última segunda-feira (31), no bairro Travessão. Segundo o boletim de ocorrência, a vítima acionou o botão de pânico e informou pelo Centro de Operações Inteligentes (COI) que o indivíduo tentava invadir a sua residência,

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 02/04/2025
Atletas de Judô de Caraguatatuba conquistam ótimos resultados durante festival em Santa Branca
Atletas de Judô de Caraguatatuba conquistam ótimos resultados durante festival em Santa Branca

Doze atletas da equipe ‘Judô Sul Caraguatatuba’ participaram de um festival de judô na cidade de Santa Branca, no último domingo (6), e obtiveram ótimos resultados para a cidade. Comandada pelo sensei Kauê Althman, a equipe de judocas treina todas as segundas, quartas e sextas no Centro Integrado de Ações

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 10/04/2025