Pesquisar No Site
MACC retoma atividades com exposições em comemoração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna

MACC retoma atividades com exposições em comemoração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna
O MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba retoma atividades com uma programação especial em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna, que ocorreu em São Paulo entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922. A visitação ao MACC pode ser feita de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 12h às 17h.
Na sala Antonio Carelli I, os visitantes poderão apreciar os ‘Poemas em Branco e Preto’ de Marisa Di Giaimo, exposição que une poesia e pintura numa interação perfeita. Utilizando a técnica ‘à BIC’ – onde a pintura é feita utilizando uma caneta esferográfica -, a mostra conta com 27 ilustrações e um livro homônimo lançado com o apoio da Lei Aldir Blanc em Caraguatatuba. Ao todo, o livro possui 72 poemas em união às belas ilustrações da artista.
‘Poemas em Branco e Preto’ é a somatória de toda a vivência artística e talento de Marisa Di Giaimo. O resultado de um trabalho que prova que a arte não tem barreiras nas mãos de uma artista plástica que, pinta com poesia e produz poemas como pinturas.

#PraCegoVer: Imagens capturadas dos acervos em exposição no MACC. (Foto: JC Curtis/FUNDACC)
Na sala Carelli II, os visitantes poderão apreciar ‘A Caricatura na Cultura Pop’ do artista André Edney. A exposição ocorre como contrapartida à Lei Aldir Blanc em Caraguatatuba e traz ao público caricaturas de personagens e personalidades famosas que marcaram várias gerações e ainda hoje são lembradas com muito carinho, como é o caso dos personagens He-Man, Chapolin e Máskara.
Segundo o artista, “a ideia de retratar os personagens antigos e atuais dessa ‘Cultura Pop’, em forma de caricatura, é fazer com que a nostalgia e a sintonia da atualidade conversem em traços caricatos, transformando-se em uma viagem ao passado e ao presente. E, independentemente da idade, localidade ou condições financeiras, todos possam fazer essa viagem a uma cultura que é atemporal”.
Para aqueles que quiserem ganhar uma obra de arte do artista André Edney, em abril, no mês do aniversário da cidade e do MACC haverá um sorteio para os visitantes. Mais informações sobre o sorteio serão divulgadas em breve.
Já no Acesso II, os visitantes poderão conhecer mais sobre a história da ‘Catástrofe de 1967’ que assolou a cidade de Caraguatatuba após o deslizamento da Serra do Mar em 18 de março daquele ano. Mais adiante, seguindo o tour, no Acesso I, está o ‘Destaque do Mês’ – iniciativa de dar destaque às peças do acervo permanente do museu –, com o quadro ‘Samba na Praia’, do pernambucano Ignácio Da Nega, que faz parte da Coleção de Arte Naïf.
Para a presidente da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Silmara Mattiazzo, “após dois anos de pandemia, é com muita satisfação que retornamos com as atividades culturais em campo presencial. Não há palavras para descrever a alegria em reabrimos este espaço tão importante, que guarda a história da nossa querida Caraguá e é palco para as mais belas obras de nossos talentosos artistas”.
Para Denise Lemes, diretora do MACC, “esse Patrimônio Cultural precioso inspira cuidados e muito carinho. Por isso, precisamos e convidamos a população caraguatatubense para fazer parceria conosco. Prestigiem nosso museu, ajudem a proteger o Patrimônio Histórico de nossa cidade, pois um povo perde sua identidade quando esquece a sua história”, concluiu.
As escolas, projetos e afins que queiram agendar uma visita técnica ao MACC devem entrar em contato com a equipe do museu de terça a sábado pelo telefone (12) 3883-9980. Durante a visitação é obrigatório o uso de máscara para a permanência no local. Álcool em gel será disponibilizado aos visitantes na entrada do museu.
Serviço
MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba
Visitação: de terça a sexta – das 10h às 17 | sábado – das 12h às 17h
Local: Praça Dr. Cândido Motta, 72 – Centro
Mais informações: (12) 3883-9980
Veja Também Recentes

Governo Municipal convoca candidatos aprovados no concurso de 2007
O Governo Municipal, por determinação judicial, convoca candidatos aprovados no Concurso Público Edital 01/2007 para os cargos de Tecnólogo em Turismo, Sociólogo, Secretário Escolar, Salva-Vidas, Motorista, Jornalista, Instrutor de Fanfarra, Fotógrafo, Cientista Social, Bibliotecário, Auxiliar de Biblioteca, Antropólogo, Administrador, Terapeuta Ocupacional, Técnico em Enfermagem, Técnico em Agropecuária, Contador, Eletricista, Professor

Caraguatatuba participa de Capacitação de Segurança de Barragens e Elaboração de Plano de Contingência em Taubaté
A Divisão de Prevenção da Defesa Civil Estadual realizou uma “Capacitação de Segurança de Barragens e Elaboração de Plano de Contingência”, no auditório do Sistema Educacional de Desenvolvimento Social (SEDES), em Taubaté, na última terça-feira (5), que contou a presença de vários representantes dos governos municipais do Vale do Paraíba

Teatro Mario Covas apresenta espetáculo à luz de velas Starlight Concert na próxima semana
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, será palco do espetáculo Starlight Concert – Especial Músicas Clássicas na próxima quinta-feira (24/7), às 21h. O concerto celebra a trajetória de grandes compositores misturando a beleza da luz de velas à grandiosidade das obras mais icônicas da música clássica. Os ingressos custam entre R$

Caraguatatuba recebe limpeza de praia no mangue do Camaroeiro neste domingo com comemoração especial
Entre várias atividades planejadas para este domingo (27) em Caraguatatuba, o dia será marcado também pela ação ambiental de limpeza de praia no mangue do Camaroeiro. O evento começa às 8h, com concentração na Rua Sebastião Izidoro, e segue até às 12h. A atividade é organizada pelo “Guardião da Costeira”,

Espaço Cultural Hartãt exibe documentário indígena premiado neste sábado
O Espaço Cultural Hartãt, em Caraguatatuba, exibe neste sábado (19), às 19h, o documentário premiado “Yõg ãtak: meu pai, Kaiowá”. A entrada é gratuita e é indicado para maiores de 14 anos. O longa-metragem retrata a busca de Sueli e Maiza Maxakali pelo pai, Luis Kaiowá, que foi separado delas