Pesquisar No Site

Caraguatatuba volta com as aulas municipais para 20 mil alunos no dia 8 de fevereiro

Publicado em: 02/02/2022
Destaques
Caraguatatuba volta com as aulas municipais para 20 mil alunos no dia 8 de fevereiro
Caraguatatuba volta com as aulas municipais para 20 mil alunos no dia 8 de fevereiro

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, informa que o ano letivo de 2022 terá início na próxima terça-feira (8) para os quase 20 mil alunos matriculados nas 54 unidades escolares da rede municipal.

O retorno dos professores e gestores será um dia antes, quando todos participam de uma formação pedagógica onde serão repassados os protocolos de segurança a serem cumpridos nas escolas.

#PraCegoVer: Educadora afere a temperatura de aluno na entrada da unidade escolar em Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)

Entre os itens para melhor organização dos espaços constam a fixação de cartazes de orientação, o uso de máscaras, disponibilização de álcool em gel, sinalização da entrada e saída dos estudantes e utilização de todos os espaços possíveis para a realização das atividades escolares evitando aglomerações.

Com atividades 100% presenciais, o horário de atendimento será ampliado nos Centros de Educação Infantil, retomando assim, os horários regularmente estabelecidos para todas as etapas de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e Fundamental II (6º ao 9º ano).

Desta forma, com o início das aulas nos Centros de Educação Infantil, nas etapas de período integral, as crianças terão atendimento das 7h às 17h30. Nas EMEIs os horários serão os seguintes: turno da manhã, das 7h30 às 11h45; e, turno da tarde das 13h30 às 17h45. Nas EMEFs, turno da manhã das 7h às 12h15 e da tarde das 13h às 18h15. Na EJA as aulas serão das 19h às 22h30 e nos CIDEs das 7h às 15h35 ou 18h15, conforme a carga horária.

A secretária de Educação, Márcia Paiva, comentou que todas as unidades da rede municipal de Caraguatatuba, os setores e servidores que compõem a Secretaria de Educação estão preparados para receber os alunos com muito carinho, dedicação e as precauções que a pandemia ainda exige.

“As aulas iniciam dia 8, mas os cuidados começam antes dos alunos chegarem na escola, com a sanitização das salas e a limpeza das superfícies. Nossos educadores seguem sendo atualizados sobre os protocolos e orientados a conversar com os alunos sobre o vírus, sempre reforçando os cuidados. Se cada um de nós fizer sua parte, teremos um ano letivo muito satisfatório”, disse.

Dentre os protocolos, o uso da máscara facial continuará obrigatório para crianças acima de três anos. Além disso, os estudantes terão a temperatura aferida ao entrarem na escola e as mãos higienizadas com álcool em gel. Haverá também a intensificação da limpeza das unidades.

O Plano SP determina o retorno presencial obrigatório para todos os alunos com o objetivo de garantir o acesso e a frequência dos estudantes da Educação Básica à unidade escolar. Com isso, poderão permanecer em atividades remotas somente os alunos que pertencerem ao grupo de risco para a Covid-19. Neste caso, os pais deverão apresentar atestado médico que indique o impedimento da criança de comparecer às aulas presenciais.

A secretária reforçou que o retorno presencial à escola é importante, pois garante o melhor desenvolvimento dos estudantes. Sobre a vacinação, ela destacou que os profissionais da educação estão vacinados contra a Covid-19. “Incentivamos aos pais que busquem as unidades de saúde e também vacinem seus filhos acima de 5 anos para segurança para todos”, concluiu.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Comtur de Caraguatatuba aprova propostas da revisão do Plano Diretor de Turismo
Comtur de Caraguatatuba aprova propostas da revisão do Plano Diretor de Turismo

O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) se reuniu em sessão extraordinária nesta quarta-feira (13), para aprovar as próximas ações e projetos da revisão do Plano Diretor de Turismo (PDTur) de Caraguatatuba. O PDTur é um documento que norteia o desenvolvimento econômico, político e social sustentado da atividade turística em Caraguatatuba,

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 14/03/2024
Prefeitura inicia preparativos para inauguração do Centro de Treinamento de Artes Marciais no CIDE Casa Branca
Prefeitura inicia preparativos para inauguração do Centro de Treinamento de Artes Marciais no CIDE Casa Branca

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, está se preparando para a tão aguardada inauguração do Centro de Treinamento de Artes Marciais no CIDE Casa Branca. Para celebrar esse momento, um grande aulão será realizado tanto para alunos já matriculados na Prefeitura, como para toda

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 07/03/2024
Caraguatatuba inicia semana com 196 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 196 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 196 oportunidades de emprego. Destaque para 30 vagas de eletricista montador, 10 de consultor de vendas, nove de vendedor e sete de pedreiro. O PAT informa que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 04/03/2024
Caraguatatuba recebe 1ª Oficina de Gerenciamento de Risco em Vigilância Sanitária na próxima quinta-feira
Caraguatatuba recebe 1ª Oficina de Gerenciamento de Risco em Vigilância Sanitária na próxima quinta-feira

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Vigilância Sanitária, e em conjunto com o Grupo de Vigilância Sanitária Estadual, realiza na próxima quinta-feira (7), às 8h, a 1ª Oficina de Gerenciamento de Risco em Vigilância Sanitária, no Teatro Mario Covas. A Vigilância Sanitária tem um importante papel no contexto da

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 05/03/2024
Parque Natural do Juqueriquerê recebe visita de idosos e PcDs do Ciapi
Parque Natural do Juqueriquerê recebe visita de idosos do Ciapi

O Parque Natural Municipal do Juqueriquerê (PNMJ), em Caraguatatuba, recebeu na tarde dessa sexta-feira (15) a visita de 59 idosos e pessoas com deficiência (PcDs), do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI-Acalento). O objetivo do passeio foi oferecer ao grupo uma tarde de lazer

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 15/03/2024