Pesquisar No Site
Caraguatatuba coleta 250 toneladas de materiais recicláveis em janeiro

Caraguatatuba coleta 250 toneladas de materiais recicláveis em janeiro
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), arrecadou no mês de janeiro 250 toneladas de materiais recicláveis da Coleta Seletiva e dos Ecopontos.
Os Ecopontos são os principais pontos de descarte de materiais prejudiciais ao meio ambiente como resíduos de construção civil, pneus, lâmpadas, plásticos, móveis velhos, restos de podas, óleo de cozinhas, entre outros.

#PraCegoVer: Caminhão da Coleta Seletiva parado em cooperativa lotado de material reciclável (Foto: Divulgação/PMC)
Para conseguir atender toda a população, foram instalados em pontos estratégicos da cidade, nos bairros Golfinhos, Martim de Sá e Massaguaçu. A Prefeitura estuda a implantação, em breve, de mais um na região central.
Importante destacar que os Ecopontos não recebem lixo orgânico como animais mortos, lixo hospitalar, contaminantes e químicos. Volumes acima de 1 metro cúbico devem ser encaminhados para empresas recicladoras ou aterros privados licenciados.
Já o programa da Coleta Seletiva é realizado porta a porta, em dias e bairros específicos, conforme programação: http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/coletaseletiva/. Neste serviço, a população pode descartar plástico, vidro, papel e metal, sempre limpos.
Além de contribuir com o meio ambiente, a reciclagem de materiais proporciona geração de emprego, renda e qualidade de vida para 20 famílias que sobrevivem da reciclagem por meio das cooperativas Maranata e Pegorecicla. Todo resíduo recolhido na Coleta Seletiva e dos Ecopontos são encaminhados às cooperativas.
As pilhas e os pneus vão para empresas que fazem a logística reversa. Já o óleo de cozinha vai para outra empresa e passa por um processo de refinamento. Os restos de poda e construção civil vão para o aterro municipal e são reutilizados em ações de obras da cidade.
Para mais informações sobre os Ecopontos, entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca no telefone (12) 3897-2530.
Serviço
– Ecoponto Golfinhos: Alameda dos Corais / Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e aos domingos, das 8h30 às 14h.
– Ecoponto Martim de Sá: Rua Carijós, 170, no bairro Martim de Sá – próximo a Praça do ParCão. Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e aos domingos, das 8h30 às 14h.
– Ecoponto Massaguaçu: fica entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três. Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e aos domingos, das 8h30 às 14h.
– Os ecopontos fecham para almoço, das 12h às 13h.
Veja Também Recentes

Problemas financeiros e de internet dominam ranking de reclamações do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre
O balanço de atividades do Procon de Caraguatatuba registrou 2.896 procedimentos formalizados dos 5.806 atendimentos realizados nos meses de janeiro, fevereiro e março. Desses, 2.910 atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O ranking de reclamações do 1º trimestre foi marcado por problemas com envio de produtos sem solicitação

Artistas de Caraguatatuba são premiados no Salão de Artes Visuais de Ubatuba
A premiação da 20ª edição do Salão de Artes Visuais de Ubatuba, no último dia 11, contemplou dois artistas do município, Maurício Kaschel levou um dos prêmios honoríficos, no valor de R$ 3,5 mil e Raquel Lisboa recebeu a premiação de estímulo, de R$ 1,5 mil. Lisboa é artista orientadora

Membros do Conselho de Alimentação Escolar de Caraguatatuba participam de Encontro Regional em Ubatuba
Membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de Caraguatatuba participam do Encontro de Formação do Conselho de Alimentação Escolar das Cidades do Litoral de São Paulo, nos dias 24 e 25 de abril, na Câmara Municipal de Ubatuba. O evento tem como principal objetivo fortalecer o papel fiscalizador e deliberativo

Fundacc lança novo credenciamento de artistas e fazedores de Cultura para 2025
Está aberto o credenciamento 2025 para propostas de artistas e fazedores de Cultura, voltado para compor programação com atividades ou criações de obras artísticas nas programações culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Lançada no início de abril, a inscrição segue até o dia 4 de março de 2026, é gratuita e voltada a artistas, grupos e entidades

Lei que qualifica empresas como organizações sociais para prestação de serviços em Caraguatatuba é aprimorada
A Lei nº 2.778/2025 foi sancionada e publicada na Edição nº 1.566 do Diário Oficial Eletrônico do Município da última quarta-feira (16/4). Com a sua entrada em vigor, a Lei Municipal nº 2.559/2021 sofreu alterações parciais para se adequar à Lei Federal nº 9.637/1998, e também tornou facultada ao Poder