Pesquisar No Site

Após 60 anos de espera, moradores recebem títulos de Regularização Fundiária na região central

Publicado em: 10/02/2022
Destaques
Após 60 anos de espera, moradores recebem títulos de Regularização Fundiária na região central
Após 60 anos de espera, moradores recebem títulos de Regularização Fundiária na região central

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, entregou nesta quarta-feira (9), 50 títulos de Regularização Fundiária, sendo 28 no Núcleo Jardim da Serra e 22 no Pedro Nolasco (Rio do Ouro).

“Depois de uma pandemia, que levou a esperança de tanta gente embora, eu me sinto feliz em estar aqui hoje. Entregar esses títulos de Regularização Fundiária é levar direito e dignidade para os moradores”, explicou Aguilar Junior.

#pracegover: Prefeito Aguilar Junior entrega título para morador do Núcleo Pedro Nolasco (Foto: Luis Gava/PMC)

A Prefeitura de Caraguatatuba é hoje referência na Regularização Fundiária no país. Desde o ano de 2017, foram entregues mais de 2,2 mil títulos.

Durante a entrega, Aguilar Junior conheceu o morador João Batista de Souza Filho, do Jardim da Serra, que mora no mesmo imóvel desde antes da catástrofe de 1967, que realizou seu sonho com a entrega do título.

“Comprei esse imóvel do meu pai, aos poucos, alguns anos antes da catástrofe. Realizei meu sonho, esperei a minha vida todo por isso e é um momento único para mim e meus netos. Esperei mais de 60 anos pelo título de Regularização Fundiária”, disse.

O vizinho da frente de João Batista, senhor Nicodemos Silva, elogiou a coragem de Aguilar Junior e sua gestão.

“Tantos prefeitos passaram por Caraguatatuba e nenhum teve a coragem de difundir a Regularização Fundiária no município. Agradeço o Aguilar Junior e sua equipe por ter realizado o meu sonho e o da minha família após 47 anos morando nesta casa”, explicou.

A munícipe Vera Lúcia ficou emocionada com a entrega da sua regularização. “Eu me emociono por ser o nosso sonho. Moramos aqui, vivemos aqui e agora temos a segurança, nos dando dignidade para viver”, disse.

Regularização Fundiária

Em Caraguatatuba existem dois tipos de títulos de regularização, sendo eles, o de Interesse Especifico e o de Interesse Social.

No caso da Regularização de Interesse Social, os interessados devem possuir renda de até cinco salários mínimos (equivalente a R$ 5,5 mil) ou a renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 550), além de não ser proprietário ou possuidor de outro imóvel urbano ou rural no território nacional. Os classificados como regularização de interesse social serão isentos de custas e emolumentos (tributos).

Já a Regularização de Interesse Específico são para aqueles cuja renda ultrapasse os cinco salários mínimos ou proprietários ou possuidores de outro imóvel urbano ou rural no território nacional e as taxas e emolumentos correrão por conta do proprietário.

Os interessados devem entrar no endereço eletrônico https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/secretaria-de-habitacao/ e verificar a lista de documentos a serem apresentados, além do preenchimento de formulário específicos.

O horário de atendimento presencial na Secretaria de Habitação para protocolo de novos requerimentos é das 9h às 16h30, ou também via e-mail habitacao@caraguatatuba.sp.gov.br ou ainda pelo telefone (12) 3885-1600.

Ao todo, já foram entregues 42 títulos aos moradores do núcleo Belmiro Cabral (Morro do Algodão); 122 no Núcleo Habitar Brasil (Pegorelli); 92 no Habitar Brasil (Jardim Casa Branca); 213 no bairro Ponte Seca; 32 no bairro Sertão dos Tourinhos; 123 no Loteamento Coopervap (Jardim Casa Branca); 63 no Loteamento Coopervap II; 365 no Loteamento Jorgin Mar (Perequê-Mirim); 549 no Balneário Maria Helena I (Perequê-Mirim); 55 no Balneário Maria Helena II (Perequê-Mirim); dois no Vila Indaia – Quadra 75; 28 no Núcleo Jardim da Serra (Rio do Ouro); 22 no Núcleo Pedro Nolasco (Rio do Ouro); 515 no Núcleo Recanto Vanja (Jardim Gaivotas); e 24 títulos no Núcleo Pantanal (Indaiá).

Títulos que se encontram em andamento junto ao CRI (355)

  • Núcleo Dona Jô – Praia das Palmeiras, com 104 lotes;
  • Núcleo Projetada/José Poloni – Rio do Ouro, com 124 lotes;
  • Núcleo Jardim Brasil – Quadra 117 – Porto Novo, com 17 lotes;
  • Núcleo Vila São Lourenço – Rio do Ouro (Fase I), com 105 lotes;
  • Núcleo Sítio Severino – Travessão, com 5 lotes.

Projetos em andamento em fase final da formulação para ser encaminhado ao CRI (687):

  • Núcleo Massaguaçú – Quadra 215, com 12 lotes;
  • Núcleo Morro do Algodão – Quadra 2502, com 43 lotes;
  • Núcleo Morro do Algodão – Quadra 2374, com 10 lotes;
  • Núcleo Tinga – Quadra 1685, com 35 lotes;
  • Núcleo Ponte Seca II, com 37 lotes;
  • Núcleo Jardim Bandeirantes – Rio do Ouro, com 150 lotes;
  • Núcleo Vila Oceânica – Golfinho, com 31 lotes;
  • Núcleo Jardim Brasil – Quadra 86 – Porto Novo, com 10 lotes;
  • Núcleo Jardim Brasil – Quadra 77 – Porto Novo, com 37 lotes;
  • Núcleo Vila São Lourenço – Rio do Ouro (Fase II), com 322 lotes.
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Equipe de Karatê de Caraguatatuba Conquista 38 Medalhas na Copa Caçapava
Equipe de Karatê de Caraguatatuba Conquista 38 Medalhas na Copa Caçapava

A equipe de Karatê de Caraguatatuba foi destaque na Copa Caçapava, realizada no último domingo (21), e encerrou o evento com uma impressionante coleção de medalhas. Os atletas garantiram um total de 15 medalhas de ouro, 8 de prata e 15 de bronze, somando incríveis 38 medalhas para o município.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 23/04/2024
Torneio Aniversário da Cidade chega à reta final com disputas de Futsal e Futebol de Campo
Torneio Aniversário da Cidade chega à reta final com disputas de Futsal e Futebol de Campo

O Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo chega ao clímax, com as equipes finalistas já definidas e prontas para a grande final que acontecerá no próximo sábado, dia 20. No Futsal, a equipe Tuka Bike garantiu seu lugar na final ao vencer o time Travados/Caiçaras por

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 15/04/2024
Mais de 600 pessoas são acolhidas na Casa de Acolhimento Temporário Popular de Caraguatatuba
Mais de 600 pessoas são acolhidas na Casa de Acolhimento Temporário Popular de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, recebeu e acolheu 651 homens entre janeiro e abril deste ano na Casa de Acolhimento Temporário Popular (CATEP/SOSANED). Além disso, nove homens em situação de rua conseguiram emprego nos três primeiros meses de 2024, graças ao equipamento de acolhimento

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 19/04/2024
Prefeitura realiza tradicional entrega dos “Coelhinhos da Páscoa” aos alunos da rede municipal
Prefeitura realiza tradicional entrega dos “Coelhinhos da Páscoa” aos alunos da rede municipal

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza hoje e amanhã (27 e 28/3) a distribuição de chocolate a todos os alunos da rede municipal de ensino. Além dos tradicionais coelhinhos a base de chocolate, o município distribuirá opções zero lactose e diets para crianças alérgicas, diabéticas ou com intolerância alimentar. A entrega

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 27/03/2024
Prefeitura reforça pintura da base do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba
Prefeitura reforça pintura da base do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba

Funcionários da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba estão pintando a base do 4º Subgrupamento do 11º Grupamento de Bombeiros Militar, no Indaiá. Os servidores cedidos pela Prefeitura iniciaram os trabalhos de pintura em fevereiro. O serviço deve ser concluído na segunda quinzena de abril. Ligado à Polícia Militar

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 10/04/2024