Pesquisar No Site

Problemas financeiros e telefonia móvel marcam os 5,3 mil atendimentos do Procon de Caraguatatuba em 2021

Publicado em: 11/01/2022
Procon de Caraguatatuba debate reclamações mais recebidas e aplicação do CDC em painel
Problemas financeiros e telefonia móvel marcam os 5,3 mil atendimentos do Procon de Caraguatatuba em 2021

O Procon da Prefeitura de Caraguatatuba encerrou 2021 com 5.395 procedimentos formalizados e 6.368 não formalizados, relativos a orientações e encaminhamentos para outros órgãos públicos, totalizando 11.763 atendimentos entre janeiro e dezembro.  As queixas financeiras ocuparam o topo do ranking na maior parte do ano e as empresas de telefonia móvel lideraram essa lista em três meses de 2021.

As reclamações de bancos envolveram cartões de crédito, cálculo de prestações em atraso, cobranças indevidas, contratos (não cumprimento, alteração, transferência, irregularidade, recisão), empréstimos não solicitados pelos clientes e não entrega de documentos de quitação ou retenção destes.

#PraCegoVer: Mediadora do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba na sala de audiências conciliatórias entre consumidores e fornecedores (Foto: Luis Gava/PMC)

As queixas de operadoras de telefonia celular foram relacionadas às cobranças indevidas ou abusivas, aumento de tarifas sem prévia comunicação, mudança para um plano superior sem a autorização do proprietário da linha, não cumprimento de ofertas, recisão unilateral de contrato e à portabilidade numérica de operadora de celular, além de venda, oferta e publicidade enganosa.

No primeiro semestre de 2021, o Procon utilizou o Termo de Notificação Conclusiva (TNC) para substituir a abertura de reclamações presenciais e audiências conciliatórias, em razão das restrições impostas pelo Plano São Paulo para conter o avanço da Covid-19.  A partir da formalização do Termo de Notificação Conclusiva, os fornecedores tinham 30 dias para se manifestar por escrito e de forma conclusiva, objetivando a solução das questões, com ciência dos reclamantes.

Os problemas financeiros movimentaram o relatório de atividade de janeiro a abril. Nos meses de maio e junho, as queixas de operadoras de telefonia celular marcaram a lista de reclamações da instituição.

O Procon de Caraguatatuba  retomou as audiências conciliatórias presencias entre fornecedores e consumidores no dia 16 de agosto de 2021, observando todos os protocolos sanitários. O balanço de agosto reuniu mais reclamações de telefonia móvel. As queixas de agências bancárias ficaram no topo do ranking do último quadrimestre de 2021, mas dividiram o relatório de atividades de outubro com as operadoras de celular.

Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros (utilizando máscara conforme o Decreto Municipal nº 1.249, de 28 de abril de 2020), com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros.

O consumidor também pode fazer a queixa de forma online aplicativo Caraguatatuba 156 na ‘Play Store’ do celular (Android ou IOS), bem como ao acessar o site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/. Atualmente, o Procon conta com 12 funcionários.

O atendimento ao público do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O prédio fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 908, no Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-8282, aplicativo Caraguatatuba 156 ou site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Fundo Social de Caraguatatuba abre 36 vagas em cursos de Home Baby e Comida de Boteco nesta semana
Fundo Social de Caraguatatuba abre 36 vagas em cursos de Home Baby e Comida de Boteco nesta semana

Em continuidade às oportunidades de qualificação profissional, o Fundo Social de Caraguatatuba realiza nesta quarta-feira (27), inscrições para o curso de Home Baby (babá) e na quinta-feira (28) para Comida de Boteco. No total, são 36 vagas ofertadas gratuitamente. As inscrições devem ser feitas, presencialmente, na sede do Fundo Social,

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 25/04/2022
Jovem nadador de Caraguatatuba representa cidade no Campeonato Brasileiro de Natação
Jovem nadador de Caraguatatuba representa cidade no Campeonato Brasileiro de Natação

O paratleta da Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura de Caraguatatuba, Nicolas Silvestre França, de 16 anos, disputará entre os dias 12 e 14 de maio o Campeonato Brasileiro de Natação Loterias Caixa. Nicolas estará disputando as modalidades 100m costas e 400m livres nas categorias absolutas. É o primeiro

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 12/05/2022
Prefeitura de Caraguatatuba promove palestra sobre serviços do CRAS para moradores do Residencial Jetuba
Prefeitura de Caraguatatuba promove palestra sobre serviços do CRAS para moradores do Residencial Jetuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das secretarias de Habitação (Sehab) e de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), promoveu na última sexta-feira (29) uma palestra informativa sobre os serviços, programas e projetos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), destinada aos moradores do Residencial Jetuba ‘Sylvio Luis dos Santos’.

Leia Mais Notícias Secretaria de Habitação Publicado em 02/05/2022
Arena Freestyle Show: Manobras radicais deixam 4 mil pessoas em êxtase na Praça de Eventos do Porto Novo
Arena Freestyle Show: Manobras radicais deixam 4 mil pessoas em êxtase na Praça de Eventos do Porto Novo

Em mais uma edição realizada em Caraguatatuba, o Arena Freestyle Show se consolidou como mais um sucesso na Praça de Eventos do Porto Novo. O evento teve cerca de 4 mil pessoas e arrecadou em torno de 3 toneladas de alimentos que serão repassados para o Fundo Social de Solidariedade

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 16/05/2022
Prefeitura segue com chamamento público para credenciamento em atividades náuticas em Caraguatatuba
Prefeitura segue com chamamento público para credenciamento em atividades náuticas em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo (Seurb), segue com chamamento público aberto para empresas interessadas na exploração de atividades náuticas de lazer em praias do município, conforme processo nº 2941/2022. Os interessados em participar têm até a próxima quarta-feira (27) para realizar a inscrição. O edital abre 60

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 25/04/2022