Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba entrega guia de emplacamento para ligação de esgoto no Jardim Gaivotas
Prefeitura de Caraguatatuba entrega guia de emplacamento para ligação de esgoto no Jardim Gaivotas
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo e Sabesp, realizaram nesta quinta-feira (6) a entrega da documentação de guias de emplacamento para os moradores da Rua Pica Pau, no bairro Jardim Gaivotas. Com esse documento os moradores podem ter acesso ao tratamento correto de esgoto pela Sabesp e as ligações das caixas de inspeção. A ação começou às 9h e irá até às 16h. A estimativa é que mais de 100 casas da Rua irão receber atendimento no período.

#PraCegoVer: Servidores da Sabesp realizando a instalação da caixas de inspeção (Foto: Luís Gava/PMC)
Normalmente, para receber essa documentação o morador tem que fazer uma solicitação na Prefeitura. Depois, o documento é mandado para a Secretaria de Urbanismo onde será analisada a necessidade da guia de emplacamento para a casa.
Contudo, a Secretaria de Urbanismo preferiu levar o atendimento para mais perto dos munícipes, por isso, foi montada uma tenda onde eles puderam ter acesso aos servidores do Urbanismo e da Sabesp, facilitando para que levassem os documentos e tirassem suas dúvidas.
O morador Orlando dos Santos ficou muito feliz com a ligação e disse que “a importância dessa ação é, justamente, ter a purificação das águas, principalmente para nossos rios e mares e assim contribuir para o meio ambiente”.

#PraCegoVer: Servidores da Sabesp realizando a instalação da caixas de inspeção (Foto: Luís Gava/PMC)
Já Flavia dos Santos, moradora do Jardim Gaivotas há 19 anos, fala que sempre teve problemas de esgoto. “Essa ação conjunta da Prefeitura com a Sabesp vai ajudar muito a liberação de esgoto de forma correta para o município”.
Em agosto de 2021, a Sabesp e o Governo do Estado de São Paulo inauguraram o sistema de esgoto nos bairros Jardim Gaivotas. A inauguração contou com a presença do Prefeito Aguilar Junior e Marcos Penido, Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
As obras fizeram parte do Programa Onda Limpa e consistiram na execução do sistema de esgotamento sanitário com a implantação de redes coletoras e ligações domiciliares de esgoto e a instalação de estações elevatórias e emissários para bombeamento do esgoto coletado.
Nas obras do Jardim Gaivotas foram assentados 19,1 mil metros de rede e executadas 1.954 conexões domiciliares de esgotos, atendendo quase 9 mil pessoas do bairro. O investimento foi de R$ 12,1 milhões.
É importante ressaltar que as obras do Jardim Gaivotas melhoraram as condições de vida de toda a população e impactaram positivamente no meio ambiente e contribuíram para a melhoria da balneabilidade das praias do Litoral Norte.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba abre chamamento para food trucks no Complexo Turístico do Camaroeiro
A Prefeitura de Caraguatatuba abriu o Edital de Chamada Pública nº 014/2026 para selecionar interessados em operar food trucks no Complexo Turístico do Camaroeiro. As inscrições devem ser feitas online entre os dias 10 e 15 de abril, até às 17h. O uso do espaço será temporário e mediante pagamento,
Caraguatatuba conquista vice-campeonato no Ranking Paulista de Tênis de Mesa
Cinco atletas de Caraguatatuba marcaram presença na 1ª etapa do Ranking Paulista de Tênis de Mesa, realizada no domingo (29), em Guarulhos. A competição, promovida pela Federação Paulista, reuniu mais de 700 atletas. Representaram o município os atletas Maria Eduarda, Eric Aquino, Felipe Rodrigues, Clayton Silva e Igor Gomes, sob
Espetáculo “Prisma – Eu Sou Assim” é destaque no Teatro Mario Covas
“Prisma – Eu Sou Assim” chega ao Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, nesta quinta-feira (9/4), às 19h. O espetáculo da Cia. Terralina tem entrada gratuita, e os ingressos podem ser retirados com uma hora de antecedência. A companhia dá continuidade às suas investigações sobre temas contemporâneos, desta vez com um trabalho sobre
Prefeitura de Caraguatatuba impede tentativa de invasão de área pública no Jardim Itaúna
A Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Caraguatatuba coibiu nesta quinta-feira (26/3), uma tentativa de invasão de área pública na Travessa Pedro Marques de Macedo, no Jardim Itaúna, na região do Tinga. A equipe da secretaria detectou que o terreno de propriedade do município foi irregularmente cercado durante a
Caraguá Run movimenta atletas de corrida de rua no dia 29 de março com provas de 5km e 10km
A cidade de Caraguatatuba recebe, no dia 29 de março, a Caraguá Run, evento de corrida de rua que promete reunir atletas e amantes do esporte em um dos principais cartões-postais do município. A laragada da prova será realizada a partir das 6h, na Praça de Eventos do Porto Novo,