Pesquisar No Site

Não deixe passar em branco! Campanha em janeiro traz alerta para conscientização dos cuidados com a saúde mental

Publicado em: 13/01/2022
Não deixe passar em branco! Campanha em janeiro traz alerta para conscientização dos cuidados com a saúde mental
Não deixe passar em branco! Campanha em janeiro traz alerta para conscientização dos cuidados com a saúde mental

No primeiro mês do ano é muito comum que as pessoas façam uma reflexão sobre suas vidas, relações sociais, condições de existência, planos futuros e emoções. Essa reflexão, que às vezes se torna uma cobrança para o indivíduo, pode causar a necessidade de cuidados relacionados à saúde mental.

Por isso esse motivo, no primeiro mês de todo o ano foi instituído o ‘Janeiro Branco’. O objetivo da campanha é chamar a atenção da população sobre os cuidados com a saúde mental e emocional.

A campanha ’Janeiro Branco’, além da conscientização, combate tabus, muda paradigmas, orienta indivíduos e inspira autoridades a respeito de importantes questões relacionadas às vidas de todo mundo.

Neste mês, a Secretaria de Saúde reforça a importância e conscientização sobre os cuidados e orienta que a população deve procurar ajuda de um profissional especializado em um dos seus dispositivos de saúde.

Em virtude do aumento de casos de Covid-19, registrado nos últimos dias, e dos casos de influenza (H3N2), a Secretaria de Saúde não irá realizar ações durante a campanha, mas reforça que o atendimento está disponível na rede de saúde.

A decisão de não realizar ações e atividades visa proteger a saúde tanto dos usuários quanto dos profissionais do serviço.

A Secretaria de Saúde conta com uma rede especializada capaz de atender qualquer tipo de situação. São eles: Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II e CAPS AD – Álcool e Drogas, Ambulatório de Saúde Mental Infanto-Juvenil (ASMIJ), Setor de Reabilitação e o recém-inaugurado Centro de Reabilitação Psiquiátrica (CRP).

Confira as unidades de saúde com atendimento para saúde mental

CAPS AD: Porta aberta para acolhimento e agendamento de triagem com os técnicos de plantão, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

A unidade possui grupos terapêuticos (grupo de alcoolismo, grupo de dependentes químicos, grupo da família, grupo de mulheres entre outros), atendimento psiquiátrico e psicoterapias para pacientes pertencentes ao programa, assistência social, terapeuta ocupacional e atendimento de enfermagem voltado para este público.

CAPS II: Porta aberta para acolhimento e agendamento de triagem com os técnicos de plantão, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h.

A unidade conta com atendimento psiquiátrico, atendimento de enfermagem, grupos terapêuticos, psicoterapias para pacientes pertencentes ao programa, assistência social voltado para este público.

ASMIJ: O Ambulatório de Saúde Mental Infanto-Juvenil atende crianças e adolescentes que estão passando por algum transtorno mental, automutilação e tentativa de suicídio. A porta de entrada é através de avaliação com clínico geral da Estratégia de Saúde da Família mais próximo de sua residência. O serviço oferta tratamento psiquiátrico e psicológico.

Setor de Reabilitação: Atendimentos são através de encaminhamentos via Educação e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de referência de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h.

O setor de Reabilitação Neuro Infantil atende crianças de zero a 12 anos de patologias diversas (transtorno do espectro autista, paralisia cerebral, síndrome de down etc.) nas especialidades de psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e fisioterapia. Já o neuro adulto atende pacientes de 13 anos a terceira idade nas especialidades de fisioterapia, psicologia e terapia ocupacional.

Centro de Reabilitação Psiquiátrico (CRP): Instalado na Casa de Saúde Stella Maris (CSSM), o local funciona 24 horas e recebe pacientes em casos de urgência e emergência.

O espaço possui 10 leitos para internação e conta com uma equipe multiprofissional que inclui, por exemplo, médico psiquiatra, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de psicólogo.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Credenciamento de artistas para ‘Mostra de Arte: Centenário da Semana de Arte Moderna’ segue até 30 de janeiro
Credenciamento de artistas para ‘Mostra de Arte: Centenário da Semana de Arte Moderna’ segue até 30 de janeiro

Os artistas plásticos interessados em participar do credenciamento para ‘Mostra de Arte: Centenário da Semana de Arte Moderna’ têm até o dia 30 de janeiro para realizar a inscrição. Para participar os interessados devem enviar a ficha de inscrição anexa ao Edital devidamente preenchida, mais as fotos das peças a

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 24/01/2022
FUNDACC adia espetáculos no Teatro Mario Covas no mês de janeiro
FUNDACC adia espetáculos no Teatro Mario Covas no mês de janeiro

A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba adiou todas as apresentações que seriam realizadas no Teatro Mario Covas (TMC) durante o mês de janeiro. O adiamento dos espetáculos ocorreu levando em consideração o aumento expressivo dos números de casos de Covid-19 dos últimos 10 dias no município, além

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 13/01/2022
Fiscalização da Prefeitura de Caraguatatuba retira 50 caixas de som, seis churrasqueiras e 11 cães das praias
Fiscalização da Prefeitura de Caraguatatuba retira 50 caixas de som, seis churrasqueiras e 11 cães das praias

Em mais um final de semana de orientação e fiscalização por parte da equipe de Posturas da Secretaria de Urbanismo de Caraguatatuba, foram retiradas das praias 50 caixas de som, 11 cachorros e seis churrasqueiras. Os fiscais conversaram com os banhistas sobre a legislação vigente no município e eles recolheram

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 24/01/2022
Sebrae divulga ações de 2022 e abre processo seletivo para vagas de agente local de inovação
Sebrae divulga ações de 2022 e abre processo seletivo para vagas de agente local de inovação

O Sebrae divulgou, nesta semana, o calendário das ações que serão realizadas em 2022. São diversas oportunidades que apoiam e ajudam o empreendedor a administrar seu negócio. O calendário completo com as ações pode ser visualizado no link: https://linktr.ee/sebraesjc. Entre elas, estão: os cursos do Empreenda Rápido e Consultoria/Mentoria Gratuita.

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo Publicado em 12/01/2022
Em Caraguatatuba 2.115 novas famílias são inseridas no Programa Auxílio Brasil em janeiro
Em Caraguatatuba, 2.115 novas famílias são inseridas no Programa Auxílio Brasil em janeiro

O Governo Federal criou no ano passado um novo programa social chamado Auxílio Brasil, que substitui o Programa Bolsa Família. Em Caraguatatuba, 2.115 novas famílias foram inseridas em janeiro e já começar a receber o benefício. Ao todo, o município possui 7.972 famílias beneficiárias. Para acompanhar o calendário do pagamento

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 06/01/2022