Pesquisar No Site
Não deixe passar em branco! Campanha em janeiro traz alerta para conscientização dos cuidados com a saúde mental

Não deixe passar em branco! Campanha em janeiro traz alerta para conscientização dos cuidados com a saúde mental
No primeiro mês do ano é muito comum que as pessoas façam uma reflexão sobre suas vidas, relações sociais, condições de existência, planos futuros e emoções. Essa reflexão, que às vezes se torna uma cobrança para o indivíduo, pode causar a necessidade de cuidados relacionados à saúde mental.
Por isso esse motivo, no primeiro mês de todo o ano foi instituído o ‘Janeiro Branco’. O objetivo da campanha é chamar a atenção da população sobre os cuidados com a saúde mental e emocional.
A campanha ’Janeiro Branco’, além da conscientização, combate tabus, muda paradigmas, orienta indivíduos e inspira autoridades a respeito de importantes questões relacionadas às vidas de todo mundo.
Neste mês, a Secretaria de Saúde reforça a importância e conscientização sobre os cuidados e orienta que a população deve procurar ajuda de um profissional especializado em um dos seus dispositivos de saúde.
Em virtude do aumento de casos de Covid-19, registrado nos últimos dias, e dos casos de influenza (H3N2), a Secretaria de Saúde não irá realizar ações durante a campanha, mas reforça que o atendimento está disponível na rede de saúde.
A decisão de não realizar ações e atividades visa proteger a saúde tanto dos usuários quanto dos profissionais do serviço.
A Secretaria de Saúde conta com uma rede especializada capaz de atender qualquer tipo de situação. São eles: Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II e CAPS AD – Álcool e Drogas, Ambulatório de Saúde Mental Infanto-Juvenil (ASMIJ), Setor de Reabilitação e o recém-inaugurado Centro de Reabilitação Psiquiátrica (CRP).
Confira as unidades de saúde com atendimento para saúde mental
CAPS AD: Porta aberta para acolhimento e agendamento de triagem com os técnicos de plantão, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.
A unidade possui grupos terapêuticos (grupo de alcoolismo, grupo de dependentes químicos, grupo da família, grupo de mulheres entre outros), atendimento psiquiátrico e psicoterapias para pacientes pertencentes ao programa, assistência social, terapeuta ocupacional e atendimento de enfermagem voltado para este público.
CAPS II: Porta aberta para acolhimento e agendamento de triagem com os técnicos de plantão, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h.
A unidade conta com atendimento psiquiátrico, atendimento de enfermagem, grupos terapêuticos, psicoterapias para pacientes pertencentes ao programa, assistência social voltado para este público.
ASMIJ: O Ambulatório de Saúde Mental Infanto-Juvenil atende crianças e adolescentes que estão passando por algum transtorno mental, automutilação e tentativa de suicídio. A porta de entrada é através de avaliação com clínico geral da Estratégia de Saúde da Família mais próximo de sua residência. O serviço oferta tratamento psiquiátrico e psicológico.
Setor de Reabilitação: Atendimentos são através de encaminhamentos via Educação e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de referência de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h.
O setor de Reabilitação Neuro Infantil atende crianças de zero a 12 anos de patologias diversas (transtorno do espectro autista, paralisia cerebral, síndrome de down etc.) nas especialidades de psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e fisioterapia. Já o neuro adulto atende pacientes de 13 anos a terceira idade nas especialidades de fisioterapia, psicologia e terapia ocupacional.
Centro de Reabilitação Psiquiátrico (CRP): Instalado na Casa de Saúde Stella Maris (CSSM), o local funciona 24 horas e recebe pacientes em casos de urgência e emergência.
O espaço possui 10 leitos para internação e conta com uma equipe multiprofissional que inclui, por exemplo, médico psiquiatra, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de psicólogo.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba acolhe cerca de mil pessoas por dia e celebra fim das XX Olimpíadas Especiais das APAES
A cidade de Caraguatatuba recebeu do dia 18 a 23 de julho a XX Olimpíadas Especiais das APAEs. Ao todo, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, acolheu diariamente cerca de mil pessoas diariamente em seus polos esportivos para a disputa dos jogos. “Caraguatatuba finaliza

Agentes da Defesa Civil do Litoral Norte fazem capacitação em Caraguatatuba para alertas de mar grosso e ressaca marinha
Agentes das Defesas Civis de Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela participaram de uma capacitação, na segunda-feira (18), com equipes do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e da Casa Militar, ambos do Governo do Estado, para receber informações sobre como proceder em casos de ressaca. O local escolhido foi a

Teatro Mario Covas recebe programação diversificada no mês de julho
Em julho, o TMC – Teatro Mario Covas recebe uma programação recheada com muitas atrações para todos os públicos. Apresentação gratuita, tributo musical, Stand Up e peça infantil compõem a agenda deste mês. A programação começa nesta quarta-feira (20), às 20h, com o espetáculo ‘Talvez isso não seja totalmente preciso,

Projeto Cine Clube traz programação diversificada no mês de agosto
O Cine Clube, projeto realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, está com uma agenda imperdível no mês de julho. Animação, aventura, drama, clássicos do cinema e muita diversão é o que aguarda o público que comparecer à Videoteca Lúcio Braun. Com

PAT de Caraguatatuba tem 137 vagas de emprego e continua com oito para pessoas com deficiência
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (20) o quadro de vagas para 137 oportunidades de emprego. Os cargos com mais vagas são 15 para Motoboy e 10 para Corretor de Imóveis. Também há oito vagas para Promotor de Vendas para pessoa com deficiência (PcD).