Pesquisar No Site

Defesa Civil alerta para previsão de chuvas excessivas até sábado no Litoral Norte

Publicado em: 04/01/2022
Defesa Civil alerta para previsão de chuvas de até 150 mm no final de semana
Defesa Civil alerta para previsão de chuvas excessivas até sábado no Litoral Norte

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta de instabilidade que deve provocar chuvas intensas para a região do Litoral Norte de quarta-feira (5) até sábado (8). Há previsão para acumulados de 175 mm nesse período para a região.

#PraCegoVer: Homem uniformizado da Defesa Civil observa casa que pode estar em estado de risco (Foto: Divulgação/PMC)

O alerta aponta a importância de se ter atenção especial para as áreas mais vulneráveis, pois há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos.

Com isso, aumenta a preocupação da Defesa Civil com a possibilidade de deslizamento de terra nas áreas consideradas de risco.

O coordenador municipal da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Campos Junior, fortifica a necessidade de “cautelas frente à possibilidade da ocorrência de pancadas de chuva, cuidados com os alagamentos e, principalmente, os cuidados nas áreas de risco de escorregamento”.

A orientação é que em caso de movimentação de solo o morador saia imediatamente de casa e acione o telefone 199. Caraguatatuba tem cadastradas 19 áreas e 54 setores.

PPDC e PPDC-R

É importante ressaltar que teve início no dia 1º de dezembro de 2021 o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) e o Plano Preventivo da Defesa Civil para Ressacas (PPDC-R). Eles vigoram até o dia 31 de março devido às chuvas de verão e tem como objetivo evitar ocorrências de mortes, com a remoção preventiva e temporária da população que ocupa as áreas de risco, antes que os escorregamentos e ressacas atinjam suas moradias.

Segundo o Campos Junior, o PPDC é dividido em quatro estados: observação, atenção, alerta e alerta máximo conforme o acumulado de chuvas nas áreas de riscos.

Neste momento, devido às chuvas registradas no dia 30 de dezembro passado, o município encontra-se em estado de alerta. A mudança de status ocorreu após avaliação da Defesa Civil e do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) do Estado, onde foram identificados riscos em morros no Jardim Forrest, Sumaré e Casa Branca com a remoção de 19 famílias.

É importante destacar que durante o PPDC e o PPDC-R a estrutura da Prefeitura de Caraguatatuba fica toda mobilizada.

Ações de mensagens de texto (SMS), enviadas pelo número 40199, que repassa informações de riscos meteorológicos em qualquer um dos 645 municípios paulistas continuam valendo. Para isso, deve-se cadastrar o CEP da localidade de onde quer receber o serviço.

Sendo assim, é possível alertar a população sobre a possibilidade de ocorrência dos mais diversos eventos, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo e raios.

Em Caraguatatuba, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mantém instalado uma estação (raio de 20 Km de alcance) na Martim de Sá para acompanhamento das atividades atmosféricas (pluviométricas e elétricas).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Campanha Julho Amarelo encerra com 1.382 testes rápidos realizados e possibilita atendimento a novos pacientes
Campanha Julho Amarelo encerra com 1.382 testes rápidos realizados e possibilita atendimento a novos pacientes

A Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI), da Secretaria de Saúde encerrou no último dia 31, a Campanha ‘Julho Amarelo’, com 1.382 testes rápidos realizados para diagnóstico de hepatites virais B/C, além de Sífilis e HIV. Foram 596 testes realizados na UAMI, 111 na ação feita dentro do Ambulatório

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 03/08/2022
Inscrições para curso ‘Tecendo em Redes’ estão abertas até setembro
Inscrições para curso ‘Tecendo em Redes’ estão abertas até setembro

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, segue com inscrições abertas para o curso de sustentabilidade e economia circular ‘Tecendo em Redes’. O início do curso está previsto para a primeira quinzena de setembro e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/addzESciDVRCtHdi6.

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 10/08/2022
Lion FC é campeão da 3ª Divisão do Campeonato de Futebol Amador de Caraguatatuba
Lion FC é campeão da 3ª Divisão do Campeonato de Futebol Amador de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, realizou no domingo (31), a final da 3ª Divisão do Campeonato de Futebol Amador de Caraguatatuba, no Campo de Futebol do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Em partida equilibrada e emocionante, o Lion FC foi campeão, vencendo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 01/08/2022
Atletas de Caraguatatuba conquistam 75 medalhas na Copa Osasco de Hapkido
Atletas de Caraguatatuba conquistam 75 medalhas na Copa Osasco de Hapkido

Os atletas de Hapkido da Prefeitura de Caraguatatuba e da Secretaria de Esportes, das equipes Tubarões e Eagles, participaram no fim de semana da Copa Osasco de Hapkido. Ao todo, 40 atletas conquistaram 74 medalhas, sendo 39 de ouro, 19 de prata e 15 de bronze. Além das medalhas, Caraguatatuba

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 08/08/2022
PAT de Caraguatatuba tem 201 vagas de emprego até quarta-feira
PAT de Caraguatatuba tem 201 vagas de emprego até quarta-feira

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba atualizou nesta segunda-feira (15), o quadro de vagas para 201 oportunidades de emprego até quarta-feira (17). Os cargos com mais vagas são para Motoboy com 30 oportunidades, 26 para Corretor de Imóveis e 15 para Motorista de Ônibus. Há uma vaga

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 15/08/2022