Pesquisar No Site

Com três pontos de vacinação, Caraguatatuba inicia imunização contra Covid-19 em crianças

Publicado em: 18/01/2022
Destaques
Com três pontos de vacinação, Caraguatatuba inicia imunização contra Covid-19 em crianças
Com três pontos de vacinação, Caraguatatuba inicia imunização contra Covid-19 em crianças

Pais e responsáveis começaram a levar as crianças para se vacinarem com a primeira dose contra a Covid-19, na manhã desta terça-feira (18).

#PraCegoVer: Os gêmeos Diogo e Diego recebem a vacina contra a Covid-19 juntos dentro da sala de vacinação (Foto: Divulgação/PMC)

Em Caraguatatuba, a vacinação está aberta para os pequenos, com idades entre cinco e 11 anos, com comorbidades ou deficiência. Ao todo, a cidade tem três pontos de vacinação. Para receber o imunizante é preciso estar agendado pelo aplicativo ‘Caraguatatuba 156’.

Entre as crianças, estão os irmãos Rafael de Almeida Nogueira, de nove anos, e Francisco de Paula dos Santos Filho, de sete anos. Ao lado da mãe, Bárbara de Almeida, de 40 anos, os dois se vacinaram no posto de vacinação do Centro de Especialidades Médicas (CEM), no Jardim Primavera.

Bárbara, que é técnica de enfermagem, explicou que a decisão de vacinar os filhos é baseada na ciência e em pesquisas feitas por ela. “Cientificamente, as vacinas são confiáveis. Além disso, a vacinação é uma maneira de prevenir os casos graves da doença”.

#PraCegoVer: Fantasiada como heroína, criança posa com a carteirinha de vacinação (Foto: Divulgação/PMC)

A vacinação traz saúde para os filhos e dá mais segurança à mãe, isso porque, segundo ela, após inúmeras pesquisas, a efetividade da vacina é ainda maior em crianças com comorbidades e deficiência. Rafael e Francisco possuem o transtorno do espectro autista (TEA), popularmente conhecido como autismo.

Bárbara é Presidente da Associação dos Autistas de Caraguatatuba e quer incentivar outras mães a buscarem a informação, visando o lado científico, para vacinarem seus filhos. “Nós sabemos que a vacina não impede de pegar a doença, mas evita qualquer situação com maior gravidade. Por isso, ela é muito importante”.

#PraCegoVer: Enfermeira aplica vacina contra a Covid-19 em uma criança que está acompanhada do pai (Foto: Luís Gava/PMC)

Para explicar aos filhos que era necessário tomar a vacina, Bárbara contou “uma história social”. Ela garantiu que nunca devemos deixar de contar às crianças o que de fato acontece. “Você pode fazer essa explicação de forma lúdica, através de desenhos, brincadeiras, mostrando de fato o que vai acontecer”, disse.

Já os irmãos, ainda meio receosos por conta da vacina, apenas contaram que estão ansiosos para receber a segunda dose.

Os dois foram vacinados na mesma sala. Nesse momento, Rafael ficou um pouco mais tranquilo do que seu irmão, mas nada que pudesse atrapalhar a aplicação do imunizante.

Além dos irmãos, apenas no período da manhã, mais de 20 crianças já haviam passado pelo CEM e recebido o imunizante contra a Covid-19.

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba atua contra trabalho infantil na Martim de Sá
Prefeitura de Caraguatatuba atua contra trabalho infantil na Martim de Sá

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu uma ação através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) na Martim de Sá, no último sábado (29). A iniciativa, conduzida pela equipe de Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), teve como principal objetivo conscientizar a população,

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 03/04/2024
Fundo Social de Solidariedade fecha balanço de atendimento entre janeiro e março
Fundo Social de Solidariedade fecha balanço de atendimento entre janeiro e março

O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba fechou o balanço do primeiro trimestre de 2024. Foram realizados 210 atendimentos para as famílias assistidas, com entrega de aproximadamente 5.300 peças de roupas pessoais, 282 peças de roupas de cama e banho e 89 cobertores. Ao todo, 27 famílias receberam algum tipo

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 05/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba realiza plantio com alunos do Colégio Anglo Módulo
Prefeitura de Caraguatatuba realiza plantio com alunos do Colégio Anglo Módulo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, coordenou uma ação de plantio junto ao colégio particular Anglo Módulo, no bairro Indaiá, nesta quinta-feira (4). A atividade foi realizada pelos alunos com idades entre 0 e 5 anos, que participaram ativamente da ação e

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 05/04/2024
Cineclube Pontos MIS inicia programação em Caraguá
Cineclube Pontos MIS inicia programação em Caraguá

 Abrindo a semana será exibido o filme nacional O dia que durou 21 Anos A partir desta terça-feira, 2 de abril, às 19h, tem início na Videoteca Lúcio Braun, o Cineclube Pontos MIS, um programa de formação e difusão cultural que acontece em todo o Estado de São Paulo. A entrada

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 01/04/2024
Mais de 600 pessoas são acolhidas na Casa de Acolhimento Temporário Popular de Caraguatatuba
Mais de 600 pessoas são acolhidas na Casa de Acolhimento Temporário Popular de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, recebeu e acolheu 651 homens entre janeiro e abril deste ano na Casa de Acolhimento Temporário Popular (CATEP/SOSANED). Além disso, nove homens em situação de rua conseguiram emprego nos três primeiros meses de 2024, graças ao equipamento de acolhimento

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 19/04/2024