Pesquisar No Site

Caraguatatuba reforça atendimento das UPAs para o verão e já detecta aumento

Publicado em: 03/01/2022
Destaques
Caraguatatuba inicia vacinação contra gripe para idosos acima de 80 anos neste domingo
Caraguatatuba reforça atendimento das UPAs para o verão e já detecta aumento

Mesmo com o reforço do efetivo, por meio do ‘Projeto Verão’, a Prefeitura de Caraguatatuba já registra mais um aumento no número de atendimentos das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

#PraCegoVer: A imagem mostra a tenda instalada na UPA Central (Foto: Divulgação/PMC)

Dados apresentados pela Secretaria de Saúde mostram que, somente nas últimas 24 horas, o número de atendimentos das UPAs (sul, central e norte) chegaram a 1.910, sendo 1.037 referente a síndrome gripal e 873 de outras patologias.

Desde a última sexta-feira (31), o total de atendimentos das UPAs tem ultrapassado a marca dos mil. Nesse dia, foram 1.341. Já no sábado (1º), os dados mostram que 1.824 atendimentos foram realizados.

Devido a temporada de verão, a Prefeitura já esperava o crescimento da demanda em função da chegada de turistas e veranistas ao município, o que causaria o aumento do tempo de espera para o atendimento e lotação das unidades, e implantou o ‘Projeto Verão’.

Porém, a situação se agravou por conta da disparada dos casos de síndrome gripal. Com isso, o ‘Projeto Verão’ foi reforçado e a Prefeitura colocou mais dois médicos plantonistas, um médico na triagem e instalou uma tenda para dar conforto e segurança aos pacientes da UPA Central, onde se concentra a maior parte dos atendimentos diários.

O sistema de saúde de Pronto Atendimento (emergência e urgência) conta com 30 médicos, sendo 17 na UPA Central, 8 na UPA Sul e 5 na UPA Norte. O objetivo é que o atendimento aconteça da melhor forma possível, como ocorreu ao longo de todo ano.

A Secretaria de Saúde pede o apoio da população para frear o aumento de casos e um possível surto de gripe (H1N1), ou da variante H3N2, no município.

A população deve seguir algumas orientações como, por exemplo, o uso de máscaras de proteção e, se estiver apresentando algum sintoma, evitar aglomerações e não deixar de utilizar o álcool em gel.

A Saúde orienta à população para ficar de olho nos sintomas. São eles: coriza, febre, dor no corpo, dor de garganta, mal-estar e fortes dores de cabeça. Ao apresentar qualquer um desses sintomas, fique em alerta e se necessário procure o serviço de saúde.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura executa maior obra de drenagem do Litoral Norte no Juqueriquerê
Prefeitura executa maior obra de drenagem do Litoral Norte no Juqueriquerê

As obras do enrocamento do Rio Juqueriquerê avançam em Caraguatatuba e vão trazer benefícios à comunidade pesqueira e aos moradores da Região Sul, contribuindo com o sistema de drenagem do município e também a navegação. A Prefeitura de Caraguatatuba executa o empreendimento e para a construção dos molhes Norte e

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 09/04/2024
Prefeitura revitaliza demarcação de vagas de estacionamento em frente à Sepedi
Prefeitura revitaliza demarcação de vagas de estacionamento em frente à Sepedi

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, revitalizou esta semana a demarcação de vagas de estacionamento em frente à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso. Foram demarcadas um total de 20 vagas, sendo sete para pessoas com deficiência

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 12/04/2024
Saúde em Primeiro Lugar atende 1,6 mil pessoas com atividades de saúde física e mental no primeiro trimestre
Saúde em Primeiro Lugar atende 1,6 mil pessoas com atividades de saúde física e mental no primeiro trimestre

O programa Saúde em Primeiro Lugar, uma parceria entre o Instituto Sócrates Guanaes (ISG) e a Prefeitura de Caraguatatuba tem se destacado como uma iniciativa essencial na promoção da saúde e prevenção de doenças para a população. Nos primeiros três meses deste ano já foram desenvolvidas cerca de 110 atividades

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 09/04/2024
Caraguatatuba reforça importância de vacinação contra gripe para grupos prioritários
Caraguatatuba reforça importância de vacinação contra gripe para grupos prioritários

Caraguatatuba continua com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). Este ano, o Ministério da Saúde antecipou a vacinação em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país. A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 02/04/2024
Prefeitura firma parceria para atendimento da Defensoria Pública dentro do projeto Gabinete em Ação no Massaguaçu
Prefeitura firma parceria para atendimento da Defensoria Pública dentro Gabinete em Ação no Massaguaçu

Moradores do bairro Massaguaçu e região contam a partir da próxima terça-feira (9/4) com diversos atendimentos da Prefeitura de Caraguatatuba, no projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você”. No local, a população encontrará uma unidade móvel da Prefeitura equipada e com acessibilidade para pessoas com deficiência, com

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 05/04/2024