Pesquisar No Site

Caraguatatuba inicia curso de Cuidador de Idoso para moradores do Nova Caraguá II

Publicado em: 19/01/2022
Caraguatatuba inicia curso de Cuidador de Idoso para moradores do Nova Caraguá II
Caraguatatuba inicia curso de Cuidador de Idoso para moradores do Nova Caraguá II

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Habitação, iniciou na segunda-feira (17), o curso de Cuidador de Idoso para moradores do Nova Caraguá II. Ao todo, cerca de 20 munícipes participam do curso.

#PraCegoVer: A moradora Suely Aparecida Quinsane aprende métodos de primeiros socorros em boneco de simulação (Foto: Luis Gava/PMC)

A ação faz parte do Ciclo de Cursos do Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial do Nova Caraguá II, núcleo residencial do Travessão, região sul de Caraguatatuba.

Até o dia 25 de janeiro, os participantes terão aula todos os dias (exceto sábado e domingo), das 13h até às 17h, no CIASE Travessão.

No primeiro dia de aula, os participantes conheceram a apresentação e contextualização sobre o que é ser um cuidador de idoso. Nas próximas aulas, os moradores do Nova Caraguá II terão a explanação da Fisiologia e Patologia do Envelhecimento, Primeiros Socorros, Práticas do Cuidado I – Noções Básicas, Práticas do Cuidado II – AVD, Psicologia do Envelhecimento, Saúde e Segurança do Cuidador e, por fim, conhecimentos básicos da Nutrição

Suely Aparecida Quinsane, 67 anos, participa regularmente dos cursos oferecidos para os moradores do Nova Caraguá II e elogiou o primeiro dia da capacitação para cuidador de idosos.

“Começamos nessa segunda-feira e o tempo passou muito rápido de tão bom que foi. Eu amei a aula e estou ansiosa para aprender ainda mais nos próximos dias. Estão todos de parabéns”, disse a moradora.

O secretário de Habitação, Carlinhos da Farmácia, avalia a importância do Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial para os moradores do Nova Caraguá II.

“O PDST (Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial) é muito importante para a melhoria das condições de vida dos seus participantes e tem como objetivo melhorar a convivência familiar e comunitária”, ressaltou.

“Uma ação importante do Projeto Social é de oferecer cursos de capacitação que permite inserir os participantes no mercado de trabalho para promover a sustentabilidade social e ambiental, com a geração de trabalho e renda, incentivando o protagonismo social”, finalizou o secretário.

Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial do Nova Caraguá II

O Empreendimento Nova Caraguá II, atendeu 730 famílias com imóveis novos através do Programa Minha Casa Minha Vida. Mas o Programa vai além da construção da moradias, ele desenvolve atividades programadas no PDST (Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial) que visa o fortalecimento das famílias beneficiárias a cerca de suas condições de vida e de seus direitos, além de contribuir com a melhoria na qualidade de vida delas e o desenvolvimento da cidadania.

Entre as principais ações deste Projeto Social está o acompanhamento sistemático dos participantes através de atendimento individual e familiar em reuniões de caráter informativo e educativo, com o objetivo de melhorar a convivência familiar e comunitária. Outra ação importante do Projeto Social é de oferecer cursos de capacitação que permite inserir os participantes no mercado de trabalho para promover a sustentabilidade social e ambiental, com a geração de trabalho e renda, incentivando o protagonismo social.

O Projeto vem oferecendo cursos de capacitação desde 2019 e já ajudou muitas famílias do Empreendimento na geração de trabalho e renda e melhoria do convívio social.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

MACC promove Roda de Conversa durante 20ª Semana Nacional de Museus
MACC promove Roda de Conversa durante 20ª Semana Nacional de Museus

O MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba oferece uma programação especial para a 20ª Semana Nacional de Museus. Na sexta-feira (20), das 14h às 17h, será realizada uma Roda de Conversa na Videoteca Lúcio Braun, que tratará sobre o tema: O Poder dos Museus. O credenciamento de

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 13/05/2022
Defesa Civil alerta para queda de temperatura nos próximos dias no Litoral Norte
Defesa Civil alerta para queda de temperatura nos próximos dias no Litoral Norte

A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta, nesta segunda-feira (16), para queda da temperatura na Região do Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira entre terça-feira (17) e sexta-feira (20). O reflexo desta mudança climática deverá ser sentido também no Litoral Norte onde são esperadas temperaturas na casa dos

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 16/05/2022
Espetáculo ‘Maria Thereza e Dener’ é atração no Teatro Mario Covas nesta sexta-feira
Espetáculo ‘Maria Thereza e Dener’ é atração no Teatro Mario Covas nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (20), às 21h, o TMC – Teatro Mario Covas recebe o espetáculo ‘Maria Thereza e Dener’, que retrata a amizade entre o estilista Dener Pamplona de Abreu e a então primeira-dama do Brasil Maria Thereza Goulart, tendo como pano de fundo a Ditadura Militar e o exílio da

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 16/05/2022
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica fiscalização em praias no fim de semana
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica fiscalização em praias no fim de semana

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo (Seurb), realizou diversas ações de fiscalização de posturas no último sábado (16) e domingo (17), em diferentes regiões da cidade. A atividade reforça o trabalho realizado rotineiramente pela gestão municipal. Nas praias, os fiscais abordaram e orientaram banhistas sobre a

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 18/04/2022
Prefeitura divulga resultado da habilitação de empresas para exploração de atividades náuticas de lazer em Caraguatatuba
Prefeitura divulga resultado da habilitação de empresas para exploração de atividades náuticas de lazer em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo (Seurb), publicou no Diário Oficial desta segunda-feira (2) o nome dos prestadores de serviços habilitados para o credenciamento e exploração de atividades náuticas de lazer em praias do município. O processo foi realizado mediante chamamento público e acompanhamento de Comissão

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 02/05/2022