Pesquisar No Site

Procon de Caraguatatuba fornece dicas para compra de presentes natalinos

Publicado em: 02/12/2021
Procon de Caraguatatuba fornece dicas para compra de presentes natalinos
Procon de Caraguatatuba fornece dicas para compra de presentes natalinos

Em dezembro, as vendas do comércio aumentam em decorrência das compras dos presentes de Natal (25/12), “amigos secretos” das confraternizações de fim de ano e pela injeção do 13º salário na economia. O Procon da Prefeitura de Caraguatatuba orienta os consumidores para uma compra segura, sem surpresas indesejáveis e violações dos direitos garantidos pela Lei nº 8.078/1990 (Código de Defesa do Consumido/CDC).

#PraCegoVer: Dois manequins adultos em vitrine de loja de roupas do Calçadão Santa Cruz, no Centro de Caraguatatuba, com tocas natalinas, e um manequim infantil com laço na cabeça (Foto: Luis Gava/PMC)

O diretor do Procon de Caraguatatuba, Aliex Moreira, disse que  pesquisar preços ajuda encontrar mercadorias com ofertas mais atrativas. “Também é necessário verificar no ato da compra se o valor anunciado é o mesmo cobrado no momento de fazer o pagamento no caixa”, alerta.

“A venda dos produtos pelos estabelecimentos devem seguir as diretrizes do Código de Defesa do Consumidor, com os respectivos preços nas etiquetas ou nas prateleiras. Por isso, no momento da compra é importante analisar as informações das embalagens, incluindo o preço cobrado à vista e as taxas de juros no caso das compras a prazo. O consumidor deve estar ciente sobre a forma de pagamento para evitar constrangimentos desnecessários”, reforça.

O diretor do Procon chama à atenção para os produtos infantis. “O consumidor precisa verificar as especificações das embalagens, qualidade, composição, garantia e conferir ainda se a mercadoria possui o selo de conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e para qual idade é destinada”, adverte.

“Alguns brinquedos podem conter elementos tóxicos nas suas composições e se forem levados à boca, tornam-se uma brincadeira perigosa para as crianças na fase oral, quando elas começam a colocar tudo na boca. No caso de crianças alérgicas, observar a composição é primordial, já que o brinquedo pode conter substâncias tóxicas”, enfatiza.

De acordo com Moreira, os fornecedores têm, no máximo, 30 dias para solucionar os defeitos nas mercadorias. “Após este período, o consumidor escolhe se quer substituir o produto por outro da mesma espécie, bem como cancelar a compra e receber o dinheiro de volta. Além disso, pode solicitar um abatimento no preço e ficar com o produto imperfeito. Se for um produto essencial, fogão, geladeira, colchão, medicamento e alimento, por exemplo, a troca do produto por um novo ou o dinheiro de volta deve ser feito de imediato”, explica.

#PraCegoVer: Vitrine de loja de departamento da Praça Cândido Motta, no Centro de Caraguatatuba, com decoração nos dizeres “Natal em Família: Juntos para o que der e vier”, mostrando roupa de cama, tapetes, toalhas e celulares (Foto: Luis Gava/PMC)

Notas fiscais

A exigência da nota fiscal é um direito do consumidor. “O documento será de grande ajuda nos casos de troca ou conserto, além de contribuir para a formalização de denúncias no Procon, quando houver irregularidades nas negociações ou problemas com a mercadoria”, destacou o diretor do Procon de Caraguatatuba, Aliex Moreira.

O diretor alerta que os estabelecimentos não são obrigados a fazer a troca do item. “Mesmo assim, é importante que o consumidor se informe com a loja sobre funcionamento da política de trocas e que seja constado no cupom fiscal para evitar transtornos nos casos em que não houve o cumprimento por parte da empresa. Além disso, o cliente deve verificar nos acordos de trocas com as empresas se há algum prazo, evitando assim, a perda desse direito”, preveniu.

Internet

As compras pela internet se tornaram uma alternativa viável em virtude da comodidade. “Os consumidores precisam analisar se o preço do produto realmente compensa, não deixando dar atenção aos possíveis custos com a entrega. É importante conferir as ofertas anunciadas pela internet e se estas promoções constam no site oficial de vendedor para evitar fraudes,” advertiu Moreira.

O diretor pede bastante atenção na hora de pagar o boleto. “É bom verificar quem é o beneficiário, pois nas compras de empresas, caso conste no documento o nome de uma pessoa física, também pode caracterizar fraude”, ressalta. “Outra dica é observar se a página possui o nome e o CNPJ da empresa, além das informações necessárias para fazer contato. Preços muito abaixo da concorrência devem ser vistos com desconfiança, e ainda, se a única forma de pagamento é via boleto, depósito bancário, TED (Transferência Eletrônica Disponível), PIX ou DOC (Documento de Ordem de Crédito). Não faça esse tipo de transação!”, finaliza.

Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros (utilizando máscara conforme o Decreto Municipal nº 1.249, de 28 de abril de 2020), com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros.

O consumidor também pode fazer a queixa de forma online aplicativo Caraguatatuba 156 na ‘Play Store’ do celular (Android ou IOS), bem como ao acessar o site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/. Atualmente, o Procon conta com 12 funcionários.

O atendimento ao público do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h. O prédio fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 908, no Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-8282, aplicativo Caraguatatuba 156 ou site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/.

Dicas do Procon de Caraguatatuba para as compras de Natal

  • Compre o produto somente se você necessita;
  • Fique atenta à marca, qualidade e garantia do produto;
  • Veja com o estabelecimento qual a política de troca e se há prazo;
  • Exija a nota fiscal de compra do produto;
  • Verifique as especificações dos produtos destinados às crianças;
  • Consulte se há reclamações contra a empresa que está vendendo o produto;
  • Nas compras on-line, verifique se o preço realmente compensa, incluindo o frete;
  • Visite o site oficial da loja na internet para evitar golpes; e
  • Compras pela internet podem ser canceladas ou o produto devolvido no prazo de sete dias.
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba reforça fiscalização contra caixas de som nas praias
Prefeitura de Caraguatatuba reforça fiscalização contra caixas de som nas praias

Em mais uma investida contra a perturbação de sossego em Caraguatatuba, fiscais da Secretaria de Urbanismo fizeram uma ação mais intensiva nas praias no fim de semana contra o abuso de banhistas com o uso de caixas de som. Eles estiveram nas praias Cocanha, Martim de Sá e Prainha e

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 17/01/2022
Caraguatatuba inicia primeira avaliação de densidade larvária do ano; resultado deve ser entregue até o final do mês
Caraguatatuba inicia primeira avaliação de densidade larvária do ano; resultado deve ser entregue até o final do mês

Caraguatatuba iniciou a primeira avaliação de densidade larvária (ADL) do Aedes aegypti de 2022. Os trabalhos começaram nesta terça-feira (4) pelas equipes do controle de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A avaliação foi iniciada no Perequê Mirim, na região sul. No mês passado, o resultado da ADL

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 05/01/2022
Fiscalização de Caraguatatuba atende 27 denúncias de perturbação de sossego no fim de semana
Fiscalização de Caraguatatuba atende 27 denúncias de perturbação de sossego no fim de semana

A equipe de fiscalização da Prefeitura de Caraguatatuba atendeu no último final de semana 27denúncias de perturbação de sossego que resultaram em duas notificações. As reclamações chegam durante a semana pelo aplicativo 156 e os fiscais saem às ruas para fazer as medições e atendimentos. Para casos de flagrante, também

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 11/01/2022
Corrida de Rua de Caraguatatuba encerra ano esportivo da cidade
Corrida de Rua de Caraguatatuba encerra ano esportivo da cidade

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, promoveu neste sábado (18), a Corrida de Rua de Caraguatatuba, na Praça de Eventos do Porto Novo. O evento contou com mais de 300 atletas inscritos, que doaram 2 kg de feijão cada, destinados ao Fundo Social de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 20/12/2021
Oficinas Culturais 2022: Credenciamento de artistas orientadores segue até 7 de janeiro
Oficinas Culturais 2022: Credenciamento de artistas orientadores segue até 7 de janeiro

Agentes Culturais que queiram participar do credenciamento de artistas orientadores para prestação de serviço nas Oficinas Culturais da FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba em 2022 têm até às 14h do dia 7 de janeiro para realizar inscrição. As inscrições devem ser feitas online, exclusivamente pelo formulário disponível

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 29/12/2021